7 erros que todo escritório comete por falta de planejamento estratégico na advocacia

Direito

A gestão do escritório de advocacia é uma tarefa bastante importante, que garante que o mesmo seja capaz de atender os clientes de maneira lucrativa e eficiente. Além disso, cometer erros relacionados à gestão e ao planejamento estratégico pode comprometer seriamente a atuação do escritório como empresa.

De maneira geral, há alguns deslizes que acontecem com frequência, mas, mesmo assim, são considerados graves. O primeiro passo, portanto, é os conhecer para, em seguida, poder evitá-los.

Abaixo, separamos sete erros que os escritórios podem acabar cometendo ao não ter um planejamento estratégico na advocacia. Além disso, ainda indicamos formas de se prevenir contra eles.

1. Falta de controle financeiro

Da mesma forma que qualquer outro empreendimento, o escritório de advocacia precisa prestar atenção ao setor contábil e financeiro. Em relação à contabilidade, é preciso estar enquadrado no regime de tributação adequado, que possibilita pagar menos tributos e manter a regularidade fiscal.

Já com relação à gestão financeira, é importante cobrar valores adequados de honorários, além de manter controle sobre os pagamentos feitos. É necessário ter um fluxo de caixa, para conhecer as necessidades específicas do escritório.

Se o escritório não possuir essas preocupações relacionadas à gestão, há risco de ficar sem recursos. Ou, numa situação pior, o escritório pode ter uma atuação legalmente incorreta.

1. Deixar de prospectar clientes

As lideranças do escritório não podem imaginar que ele, por si só, irá atrair novos clientes. Ignorar esse fato é um grande erro para o planejamento estratégico do escritório de advocacia.

É preciso ter metas de conquista de novos clientes bem alinhadas com os objetivos do escritório. Além disso, é essencial garantir que os profissionais que atuam no escritório tenham bem definida a área de atuação dentro do Direito, bem como que ofereçam os serviços a clientes que correspondam à necessidade de crescimento do escritório.

1. Não manter relacionamento constante com os clientes

O relacionamento com o cliente faz parte da gestão do escritório de advocacia, pois ele é a chave do sucesso, sendo o foco e o destinatário dos serviços jurídicos. A gestão, inclusive, deve ser voltada a compreender as dores e atender às suas expectativas.

Contar com um profissional exclusivo para lidar com o cliente, oferece inúmeras vantagens ao escritório. O advogado não perde tempo para atender a uma simples solicitação, da mesma forma que, quando vai se reunir com o cliente, já chega com informações suficientes.

Quando os clientes se sentem amparados pelos profissionais, quem ganha é o próprio escritório. Ele conquista respeitabilidade no universo jurídico, conseguindo manter-se à frente dos concorrentes.

1. Deixar de investir em marketing

Ter conhecimento e investir adequadamente em marketing jurídico, proporciona inúmeros benefícios ao escritório - além de evitar que o mesmo cometa erros que podem causar punições aos escritórios.

No entanto, somente entender de técnicas de estratégias de mercado, relacionamento e divulgação de seus serviços não basta. É essencial colocar todo o conhecimento adequadamente em prática.

O marketing jurídico estabelece, em um primeiro momento, quais são as posturas que podem e devem ser tomadas para a captação de clientes. Em um segundo momento, ele define como as captações de clientes podem ser feitas.

Portanto, sem o alinhamento dessa estruturação, a aquisição de novos clientes e a própria retenção dos atuais pode acabar ficando prejudicada.

1. Deixar de buscar especialização

Outro aspecto importante está relacionado ao fato de que um escritório de advocacia não deve se tornar simplesmente um ambiente genérico, onde são aceitas quaisquer causas para as necessidades financeiras.

Mesmo que um escritório aceite causas de áreas diferentes de sua especialidade principal, quando os advogados possuem conhecimento especializado sobre certas áreas do Direito, eles tornam-se mais requisitados por empresas e clientes. Nesse sentido, a especialização é a melhor forma de o escritório conseguir respeito entre os clientes.

1. Não ter proatividade

Muitos escritórios “aguardam” pela iniciativa dos clientes virem em busca dos seus serviços. No entanto, a proatividade é uma atitude que se espera de um bom advogado.

A partir do momento que o escritório de advocacia busca por seus clientes, ele conhece seus negócios e se mostra interessado pelo cliente, ele tem como consequência, conseguir maiores chances de ser respeitado no mercado jurídico.

1. Deixar de investir em novos profissionais

Manter-se acomodado na sua própria posição, considerando que isso irá garantir o futuro financeiro, torna o escritório de advocacia um local desatualizado e retrógrado.

Portanto, para se manter no mercado, é essencial o investimento na especialização dos profissionais atuais, bem como na contratação de novos. Além disso, também é importante a contratação de bons estagiários que possam ser treinados nas especialidades do escritório e que possam garantir a permanência do mesmo no mercado.

Os erros de gestão de um escritório de advocacia podem comprometer a continuidade do negócio, ou ainda estar limitando o sucesso do empreendimento. Ao conhecer esses erros, que vão desde o marketing ao setor financeiro, o gestor do escritório terá mais chances de os corrigir e, portanto, proporcionar mais chances de sucesso.

Gostou do conteúdo? Quer aprofundar seu conhecimento em Direito Empresarial? Aproveite e CLIQUE AQUI para conhecer o LLM em Direito Empresarial. Desenvolvido com base nas modernas demandas do mercado empresarial, o curso é composto por disciplinas que proporcionam aos alunos as habilidades necessárias para que possam desenvolver um conhecimento complementar às atividades profissionais.