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Dicas de planejamento para escritórios de advocacia

Direito

Quais são os próximos passos do seu escritório de advocacia? Você sabe responder essa pergunta? Sem um planejamento estratégico do escritório de advocacia bem alinhado, provavelmente será mais difícil responder a essa questão! 

No entanto, o fato é que na correria do dia a dia, muitos advogados não têm tempo de organizarem os objetivos da própria empresa, deixando-os de lado em virtude de outras tarefas a serem realizadas. Com isso, o trabalho é feito pelo restante da equipe sem um direcionamento adequado. 

Para evitar essa situação, é ideal começar a estruturar os próximos passos por meio de um planejamento consistente para o escritório de advocacia. 


O que é o planejamento estratégico para advogados?

O planejamento estratégico pode ser definido como um conjunto de ações que são criadas com a finalidade de alcançar os propósitos do negócio. Por meio dessas ações, é possível organizar os objetivos de longo prazo em metas menores e, com isso, criar um plano para as conquistar em busca de algo maior.

Se feito de maneira correta e eficaz, o planejamento estratégico é capaz de mudar a rotina do escritório. Por meio dele, é possível aprimorar a execução de todas as atividades realizadas e simplificar a identificação de falhas que podem atrapalhar todo o processo.

Entre as principais vantagens do planejamento estratégico estão:

  • melhora dos serviços advocatícios;

  • investimento em comunicação e relacionamento com os clientes;

  • inserção de novos serviços;

  • aperfeiçoamento do atendimento às necessidades do público;

  • captação e fidelização de novos clientes;

  • aumento da reputação do escritório de advocacia no segmento, entre outros.


Como fazer planejamento estratégico para advogados?

Muitos profissionais acreditam que o planejamento estratégico do escritório de advocacia pode ser feito apenas no início do ano. Mas, na verdade, é possível elaborá-lo a qualquer momento, especialmente quando o escritório está sem direcionamento. 

Outro ponto importante é a dedicação para revisar as metas periodicamente, visto que nem sempre elas são tão assertivas, pois envolvem o futuro. Por isso, o ideal é definir objetivos flexíveis que podem ser transformados caso surjam imprevistos ao longo da trajetória.

Agora, para começar a fazer um bom planejamento, é preciso enxergar o escritório como uma empresa. Afinal, todos os esforços estarão focados no cumprimento de metas, com prazos e ferramentas bem definidos. 

Veja, a seguir, as dicas que preparamos!

  1. Seja honesto na definição dos objetivos e do cronograma de execução

Defina objetivos que sejam tangíveis e alcançáveis. Faça, também, um planejamento temporal que dê sentido ao escritório e esteja realmente alinhado às possibilidades. 

É preciso ser honesto e assumir tarefas e prazos que, de fato, possam ser cumpridos. Aliás, o descumprimento do cronograma é um dos motivos que levam à desmotivação e ao abandono do projeto. 

  1. Defina quais as prioridades

Em muitos casos, pode acontecer de o planejamento não sair do papel porque as prioridades não foram definidas claramente. Implementar um planejamento estratégico significa que será preciso mudar processos, rotinas, recursos e, às vezes, até mesmo profissionais. 

Para isso, essas mudanças precisam estar estruturadas e organizadas, pois, caso a lista de ações prioritárias não esteja clara, há grandes chances de a eficácia do planejamento ser afetada. Portanto, é essencial listar e enumerar as ações, por ordem de prioridade, deixando claro ainda a quem será atribuída cada tarefa.

  1. Meça tudo

Assim que o planejamento estiver em curso, é preciso começar a medir, pois não há como acompanhar a evolução de um planejamento sem que existam indicadores para avaliar o desempenho das ações. Por isso, defina KPI’s - Key Performance Indicators - para avaliar os processos “chave” do escritório. 

Os indicadores permitirão a análise dos resultados parciais e obter o feedback do desempenho, avaliando a necessidade de ajustes ou não. Entre os erros e os acertos encontrados no período, é preciso tirar um aprendizado para os próximos passos. 

  1. Avalie, de tempos em tempos, o planejamento

Nada deve ser considerado estático. Existirão variáveis que irão acontecer no meio do caminho ou nos resultados parciais que não haviam sido previstos anteriormente. Isso faz parte do trajeto! 

É importante, portanto, manter o foco e verificar de tempos em tempos a necessidade de ajustes. Caso seja necessário, os profissionais devem fazer os ajustes no planejamento e seguir em frente. 

  1. Comemore as pequenas conquistas

Conquistas motivam conquistas. Ou seja, conforme as metas forem sendo atingidas, é importante atualizar os status delas e compartilhar com o restante da equipe as pequenas vitórias conquistadas. 

É essencial que aconteça a valorização, o reconhecimento e o destaque de cada profissional que participou. Uma dica, inclusive, é usar o método da recompensa para fomentar o sentimento de realização - isso ajuda a equipe a se manter focada e engajada no propósito maior. 

  1. Solucione rapidamente situações que atrapalham o bom desenvolvimento do planejamento

É normal que, no meio do caminho, surjam distrações, situações pessoais ou problemas que podem afetar direta ou indiretamente a execução do planejamento. Nesse momento, é preciso estar atento e fazer uma leitura cautelosa dos efeitos. 

Ao avaliar que são imediatos e diretos, é preciso tratar esses “problemas” como prioridade e os eliminar. Quanto mais tempo demoramos para resolver um problema, mais ele poderá afetar o andamento do planejamento. 

  1. Organize-se

Todo e qualquer planejamento precisa de um “dono” que o organize, distribua as tarefas e atualize os status das metas. Uma organização inteligente de tarefas e atribuições pode ajudar na eficácia do planejamento.

Aliás, há vários acessórios e softwares para escritórios de advocacia que fazem parte do dia a dia do advogado, que tomam tempo relevante. Eles permitem ganho de flexibilidade e agilidade aos advogados, permitindo que os profissionais direcionem seus melhores esforços e tempo na execução dos seus planejamentos estratégicos. 


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