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Liderança na advocacia: como ser um bom líder e motivar sua equipe

Direito

O sucesso de um escritório de advocacia não está relacionado somente às habilidades técnicas dos profissionais que fazem parte dele. Há um outro fator que garante a realização de um trabalho com eficiência e qualidade: uma boa liderança! 

Um bom advogado líder inspira e engaja os profissionais da equipe, além de fazer com que todos trabalhem motivados. No entanto, as habilidades de um líder não são ensinadas nas faculdades de direito. É preciso desenvolvê-las para além da formação – e aprimorá-las por meio de conhecimentos sobre gestão de pessoas e de negócios.


Liderança na advocacia: a peça chave para engajar 

Ter uma equipe de advogados engajados e atuando em alta performance não é impossível, mas é algo que demanda esforço e dedicação do líder. Inclusive, vale lembrar que, durante um bom tempo, os escritórios de advocacia eram estruturados a partir de relações de hierarquia - os sócios eram responsáveis por suas equipes e pelos resultados promovidos por elas. 

No cenário atual, os modelos de gestão na advocacia estão mudando. Em vez de baseados em hierarquias rígidas e metas, muitos locais adotam o modelo horizontal onde as responsabilidades são compartilhadas. Tal formato faz com que os advogados se sintam parte do escritório e celebrem os frutos do seu trabalho. E, nesse modelo, a liderança é essencial.  

Para ser um advogado líder é preciso estabelecer relações positivas entre advogados, estagiários, sócios e até o administrativo e financeiro. O líder é aquele profissional responsável não apenas pelos resultados do escritório, como também é quem identifica as necessidades e habilidades de cada advogado da equipe, incentivando-o a sempre apresentar o seu melhor. Além disso, cabe ao líder alinhar os interesses de cada advogado com as necessidades do escritório, buscando sempre a maximização dos resultados.


Aspectos de uma boa liderança na advocacia

  1. Comunique as expectativas de desempenho

Saber de onde se deve partir e para onde se quer chegar é uma boa maneira de motivar os profissionais em busca de objetivos. Com isso, é papel do líder comunicar à equipe quais são os próximos passos na rotina de trabalho. Ou seja, definir o que precisa ser feito e o resultado que se espera.

Uma boa liderança na advocacia deve se comunicar de forma clara e direta, alinhando expectativas de desempenho coletivos e individuais. Com essas informações, os profissionais conseguem se desenvolver e se auto gerenciar para cumprir o esperado. Além, é claro, de evitar ruídos de comunicação e retrabalhos.

  1. Estabeleça uma cultura de feedbacks

A cultura de feedbacks constantes na advocacia permite às equipes fazerem ajustes no fluxo de trabalho. E, mais do que isso, esses momentos permitem que o líder alinhe expectativas, inspire e desenvolva seus liderados. Ou seja, são oportunidades de crescimento, desenvolvimento e evolução pessoal e profissional para ambos.

No entanto, é importante lembrar que de nada adianta fazer reuniões de feedback apenas uma vez por ano. Essa prática deve se tornar constante e incorporada à cultura do escritório, como encontros mensais ou bimestrais. Além disso, outro ponto em destaque é que, caso um fato necessite de feedback específico, é importante não adiar. Quanto antes o líder e os envolvidos tiverem um alinhamento, melhor. 

Os feedbacks sobre ações e comportamentos da equipe motivam os profissionais a seguirem oferecendo um serviço de qualidade – tanto para entregas do escritório quanto para clientes!

  1. Reconheça as conquistas de seus liderados

Atitudes de reconhecimento alimentam a motivação, geram autoestima e autoconfiança, além de melhorar o desempenho individual dos profissionais e coletivo. Portanto, uma liderança que dá valor às conquistas de seus liderados garante maior engajamento da equipe. Afinal, pessoas que se sentem valorizadas trabalham mais felizes.

Inclusive, vale lembrar que estamos falando em atitudes de reconhecimento, no quanto elas têm impacto positivo em uma equipe de trabalho, tanto quanto um reconhecimento financeiro. Sendo assim, como uma boa liderança na advocacia, é importante comemorar as vitórias e apreciar genuinamente o crescimento dos profissionais. 

  1. Valorize a individualidade de cada advogado

Muitos líderes erram ao realizar um tratamento coletivo, sem respeitar a individualidade de cada advogado. É preciso conhecer os pontos fracos e fortes de cada profissional para saber distribuir melhor as tarefas e também desenvolver laços mais sólidos. 

Além disso, também é importante saber ouvir e sentir as necessidades dos profissionais para que, assim, possa os manter alinhados com a cultura do escritório. Por fim, também é essencial fortalecer as relações de colaboração e produção, para o desenvolvimento de um trabalho de alta performance e, consequentemente, com bons resultados.

  1. Saiba o que acontece no escritório

Por último, mas não menos importante, um bom líder deve ter uma noção geral do que acontece no escritório. Isso porque, a qualquer momento, um colaborador pode o procurar para tirar dúvidas ou fazer alinhamentos.

No entanto, vale lembrar que saber o que acontece no escritório não é o mesmo que ficar monitorando de perto sua equipe. É preciso deixar espaço para que os colaboradores executem as atividades de forma autônoma. Ou seja, uma boa liderança na advocacia deve evitar o microgerenciamento.


Sendo assim, para o desenvolvimento da liderança na advocacia é preciso o estudo e o aperfeiçoamento contínuo desse profissional. Aproveite e CLIQUE AQUI para conhecer o MBA Executivo em Direito: Gestão e Business Law. Ele visa à formação de gestores de assuntos jurídicos para atuar em empresas privadas, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos ou setores governamentais. Proporciona o desenvolvimento interdisciplinar de valores, conhecimentos e habilidades técnicas, necessárias ao enfrentamento dos modernos desafios que se apresentam nas áreas jurídica e empresarial.


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