O que os melhores escritórios de advocacia têm em comum?

Direito

A advocacia é uma área bastante competitiva e com clientes exigentes - o que não falta na área são profissionais que estão tentando alcançar um lugar ao sol. Neste momento, para se destacar, olhar para as boas práticas dos melhores escritórios de advocacia é uma forma de tentar se diferenciar da concorrência. 


Quais são os melhores escritórios de advocacia?

Para responder à questão acima, temos uma nova pergunta: o que é sucesso? O conceito é relativo para cada profissional de acordo com sua história e seus objetivos. 

Ao falarmos em sucesso na advocacia, é comum vir à mente escritórios de referência, que conquistaram o que desejavam, com grandes clientes, reconhecimento na área e estabilidade financeira. 

No entanto, para que esses escritórios conquistassem essa posição, eles precisaram percorrer um longo caminho e desenvolver algumas características que são consideradas essenciais para permanecer no topo. 


O que os melhores escritórios de advocacia têm em comum?

Apesar das particularidades de cada escritório, os melhores têm características em comum que podem ser desenvolvidas por qualquer outro escritório. 

  1. Planejamento estratégico

Os melhores escritórios de advocacia trabalham com metas e objetivos direcionados. Para que isso ocorra, o planejamento estratégico é uma ferramenta essencial, que permite projetar, de maneira segura, as ações durante um período. 

Por meio do planejamento estratégico, é possível definir metas mensuráveis, alinhar os responsáveis por cada atividade e ter ciência do que deve ser feito diante de um imprevisto. 

O planejamento estratégico é considerado indispensável para as empresas que queiram crescer. Ele facilita a definição de objetivos e a forma de alcançá-los, independente do tamanho do escritório de advocacia.

Inclusive, para facilitar o acompanhamento das metas e a execução do planejamento, os melhores escritórios de advocacia fazem uso de softwares jurídicos. O programa reúne todas as ferramentas necessárias para execução do trabalho em um único sistema. Com isso, é possível proporcionar tempo de qualidade para que os profissionais possam focar nos objetivos definidos.

  1. Equipe qualificada

Outro ponto essencial para um escritório de advocacia é uma equipe qualificada, engajada e preparada. Os colaboradores, sejam eles advogados ou profissionais de outras áreas, são essenciais para a execução das tarefas da rotina e atendimento dos clientes. 

Os melhores escritórios de advocacia também possuem os melhores times. Ou seja, profissionais responsáveis, que buscam o melhor e bons resultados. 

Inclusive, vale destacar que, para que os profissionais conquistem os objetivos, é essencial o papel do líder na delegação de tarefas. Esse cuidado proporciona inúmeras vantagens ao escritório, como evitar a sobrecarga de trabalho e o aumento da produtividade. 

  1. Liderança para alcançar resultados

Como citamos anteriormente, o papel da liderança é essencial nos melhores escritórios de advocacia. Uma boa liderança é capaz de inspirar a equipe, mesmo nos piores momentos, e os engajar nas metas propostas. 

A liderança com foco nos resultados, com feedbacks recorrentes e interesse genuíno no desenvolvimento do time é o melhor caminho para inspirar pessoas. 

Equipes qualificadas são uma das principais características dos melhores escritórios de advocacia. No entanto, vale destacar que, para isso, elas precisam ter um bom líder.

  1. Seja capaz de se manter em constante inovação e evolução

A advocacia é uma profissão que pode ser considerada conservadora - inclusive, o profissional pode adotar esse padrão comportamental na sua atuação e obter sucesso. 

No entanto, é essencial que o escritório no qual atua esteja disposto a se adaptar às transformações da sociedade de maneira geral. É preciso estar disposto a inovar, aprender com as novas tecnologias e absorver novos conhecimentos - mesmo que não vá aplicar. 

  1. Gestores qualificados

Até pouco tempo, os profissionais da advocacia costumavam evitar estudar sobre outros temas, que não fossem relacionados à área, como gestão. Com isso, era preciso aprender a gerenciar um escritório de advocacia por meio dos erros e dos acertos. 

Essa cultura mudou e, atualmente, os profissionais estão cursando especialização com foco no desenvolvimento das habilidades de gestão. Inclusive, vale destacar que o investimento em especialização ou MBA é algo imprescindível para as lideranças de um escritório que desejam crescer e se destacar.


Por fim, após destacarmos todos os pontos, é importante lembrar que não existe uma fórmula mágica ou uma receita que cada liderança deve seguir à risca. 

As dicas que citamos acima são apenas recomendações que podem ser adaptadas a cada escritório, extraindo o mais interessante e acrescentando pontos que façam sentido para cada perfil de empresa. 

No entanto, vale destacar que é importante nunca deixar de aprender e estudar formas de melhorar. Mais do que aprender a teoria, é extremamente necessário colocar em prática e colher os resultados.


Gostou do conteúdo? Quer aprofundar seu conhecimento em Direito Empresarial? Aproveite e CLIQUE AQUI para conhecer o LLM em Direito Empresarial. Desenvolvido com base nas modernas demandas do mercado empresarial, o curso é composto por disciplinas que proporcionam aos alunos as habilidades necessárias para que possam desenvolver um conhecimento complementar às atividades profissionais.

Contato

Porto Alegre


  • Av. Praia de Belas, nº 1212, Torre Norte, 7º andar, sala 704
  • (51) 3230-4400
  • (51) 99110-6820
  • Segunda a Sexta, das 8h30 às 18h

Novo Hamburgo


  • Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal
  • (51) 3230-4400
  • (51) 99110-6820
  • Segunda a sexta, das 8h30 às 18h

Florianópolis


  • Rodovia SC 401, 4100 - Km4
  • (51) 3230-4400
  • (48) 98870-3902
  • Segunda a sexta, das 9h às 18h

Tour Virtual - Unidade Porto Alegre

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies. e a nossa Política de Privacidade.