Saiba como deve ser um currículo de advogado!

Direito

A advocacia é uma das áreas mais concorridas do nosso país, com mais de um milhão de advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Diante desse cenário, é essencial que o profissional consiga se destacar, escolhendo uma área do direito para ser especialista e buscando diferenciais.

Entre os pontos onde esse profissional pode se destacar estão a criação de um site, o investimento em marketing jurídico e a criação de currículo diferenciado.  Nesse momento, podem surgir alguns questionamentos: o currículo de advogado é diferente do currículo de outras profissões? O que torna mais competitivo um CV para área jurídica? Como preparar (ou atualizar) esse documento para que ele se encaixe nos padrões de 2022? 


Quais as características do currículo para a área jurídica?

A área jurídica é mais séria e tradicional e, portanto, os currículos dos profissionais devem ser mais sóbrios e objetivos. O recrutador precisa sentir, por meio da primeira leitura do currículo, a respeitabilidade do candidato e o considerar adequado à vaga. 

Inclusive, podemos destacar que o currículo do profissional da área jurídica tem mais de uma função. Ou melhor, ele tem três principais funções. A primeira está relacionada com os cargos privados no qual o advogado está concorrendo. Nesse momento, o currículo serve como um documento onde a empresa pode conhecer um pouco do trabalho do profissional, bem como suas principais habilidades. 

A segunda finalidade do currículo é destinada para os profissionais que desejam criar a própria oportunidade. Ou seja, aquele momento em que o advogado distribui o currículo para que escritórios e empresas tenham conhecimento de seu potencial e se interessem, mesmo que não estejam com oportunidades em aberto. 

O terceiro, e último objetivo, é destinado à carreira no setor público. O currículo é usado para proporcionar uma melhor posição no ranqueamento de candidatos, pois é comum que o mesmo seja explorado como meio de pontuação.


Como criar um currículo de advogado?

Os profissionais que pretendem trabalhar em um escritório de advocacia, no departamento jurídico de uma empresa ou atuar em um órgão público, têm o mesmo ponto de partida: criar um currículo que atenda às expectativas dos contratantes.

O documento normalmente passa por especialistas em Recursos Humanos, que realizam uma avaliação inicial e que podem usar softwares de triagem automática para desconsiderar os currículos que não se enquadrem nas expectativas para o cargo. 

Portanto, é importante garantir que o currículo inclua os pontos a seguir: 

  1.  Informações pessoais

Nome, profissão (e número de registro na OAB, se tiver), data de nascimento, endereço, telefone e e-mail de contato são os itens importantes. Além disso, é opcional incluir um link para o perfil no LinkedIn, por exemplo. 

  1. Qual o seu objetivo

Apesar de não ser um ponto obrigatório, é interessante escrever de duas a três frases para expressar o interesse pela oportunidade.

  1.  Experiência profissional

Lista as ocupações anteriores em ordem cronológica inversa e incluindo dados completos sobre o cargo, como com nome e local da empresa, além do período de contratação. Caso tenha tido atuação em caráter autônomo, liste também. 

  1. Formação acadêmica

Organize as informações acadêmicas por por grau de importância, lembrando que não há necessidade de especificar cursos de menor escolaridade. 

  1. Seções adicionais

Neste espaço, é possível valorizar os diferenciais da candidatura, como o conhecimento em outros idiomas, domínio de softwares jurídicos, publicações, entre outros.


Como deve ser o design desse currículo?

Como falamos anteriormente, a área jurídica é conhecida por não ser muito aberta a mudanças e excentricidades. Portanto, o ideal é que os profissionais optem por designs elegantes e sérios, que transmitam profissionalismo e seriedade. 

Aliás, o mais indicado é o uso de formatos geométricos e linhas retas no lugar do dinamismo. Ou seja, uma estética mais rígida, que pode ser acompanhada de cores sóbrias, além de fontes clássicas, como Arial, Calibri, Verdana e Times New Roman.

O layout, de maneira geral, também deve ser extremamente simples, tendo como objetivo dar destaque apenas às informações pertinentes à vaga. Isso tudo não significa que o currículo precisa ser monótono e tedioso, mas é preciso cuidado maior na escolha dos elementos visuais.


Dicas para otimizar um currículo na advocacia 

Para auxiliar, separamos a seguir algumas dicas de como otimizar o currículo:

  • Use o poder de persuasão: mais do que preencher campos essenciais, é interessante incluir pequenos textos complementares com o objetivo de destacar as conquistas ou descrever brevemente alguma atuação;

  • Inclua palavras-chave no currículo: enfatize os conhecimentos  na área usando termos como direito digital, mediação, atuação na área ambiental, entre outros;

  • Mantenha o conteúdo conciso e organizado: é importante lembrar que muitos profissionais de RH “correm os olhos” pelo documento à procura das informações que desejam ler, então é válido estruturar o currículo usando títulos, subtítulos e bullet-points (marcadores).


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