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Entenda o que é compliance e a importância desse conceito nas empresas

Economia e Finanças

Nos últimos anos, é possível perceber o elevado nível de corrupção em vários segmentos econômicos. Com isso, diversas empresas têm sua imagem e reputação fragilizadas em virtude do seu envolvimento, seja em nível de negócios ou na esfera política.

Em razão disso, a necessidade de conhecer e praticar compliance nas atividades de rotina surgem em meio a essa realidade, que atinge empresas de todos os portes e segmentos. O conceito visa gerar valor ao negócio e assegurar a sobrevivência da empresa. 


Mas, afinal, o que significa compliance?

A palavra “compliance” tem origem no verbo em inglês “to comply”, que significa agir de acordo com uma ordem, um conjunto de regras ou um pedido. No ambiente corporativo, o compliance está relacionado à conformidade ou até mesmo à integridade corporativa. 

Podemos entender, portanto, que o conceito de compliance significa estar alinhado às regras da empresa - que devem ser observadas e cumpridas atentamente. No entanto, essas regras podem variar de acordo com as atividades desenvolvidas pela empresa. 

Inclusive, vale lembrar que as regras não se resumem apenas a casos de corrupção. Elas podem envolver situações de obrigações trabalhistas, fiscais, regulatórias, concorrenciais, entre outras. Portanto, estar em conformidade com tais regras é do que se trata a expressão “estar em compliance”, que também se refere aos controles internos e de governança corporativa.


Como o compliance surgiu?

O compliance surgiu baseado em diferentes legislações dos Estados Unidos, de 1950 e 1960, e do Reino Unido, de 1985. No Brasil, ele começou a ser conhecido a partir de 2013, com a criação da lei 12.846, conhecida como lei anticorrupção.

A lei brasileira define a responsabilidade da pessoa jurídica por atos contra a administração pública, sendo que entre esses atos estão financiar ou custear a prática de atos ilícitos, oferecer vantagem a agentes públicos, e ocultar interesses ou a identidade dos beneficiários destes atos. 

A lei anticorrupção define penalidades para os responsáveis, como suspensão de atividades, perda de bens, proibição de receber incentivos e doações, entre outras. A partir disso, ficou evidente a necessidade de prevenir, detectar e punir a ocorrência de irregularidades nas organizações.


Qual a importância do compliance?

Estar em compliance é uma estratégia fundamental de negócios. Isso significa que há transparência no negócio e um elevado grau de maturidade por parte da gestão. 

Além disso, significa que os gestores e as equipes dominam os processos e procedimentos com efetiva conformidade política, comercial, trabalhista, contratual e comportamental.

Em contrapartida, não estar em compliance significa correr grandes riscos de forma desnecessária. Inclusive, esses riscos podem levar a perdas financeiras, patrimoniais, de mercado e muitas outras. 

Inclusive, gestão de riscos e compliance estão intimamente ligados. É preciso refletir e transformar a gestão das empresas, ajustando a maneira como as informações são tratadas e de que forma os profissionais se comportam no dia a dia.


Como aplicar compliance nas empresas?

Inicialmente, os departamentos direcionados ao compliance eram formados por profissionais de finanças e do direito. Atualmente, as lideranças procuram por profissionais que tenham formação em uma dessas áreas e experiência. 

Portanto, para aplicar o compliance nas empresas é preciso desenvolver um Programa de Compliance. Ele deve ser elaborado por uma equipe ou um departamento específico dentro da empresa, que, a partir desse momento, se torna responsável por desenvolver, coordenar e monitorar as atividades.

Antes de criar essa área, é preciso já ter desenvolvido um código de conduta da empresa. O documento deve alinhar missão, visão e os objetivos da empresa às práticas de compliance.

A execução do código de conduta é fundamental para a conquista de bons resultados. Portanto, ele deve ser divulgado entre os colaboradores por meio de estratégias de comunicação interna eficazes. 

É preciso estimular a prática de denúncias diante de má conduta por meio de um canal seguro e sigiloso. Da mesma forma, é necessário que os colaboradores espelhem suas atitudes nas de seus superiores.


Quais são os benefícios do Compliance?

Além de acompanhar e analisar o nível de conformidade geral de uma empresa e das atividades desempenhadas, o compliance apresenta os seguintes benefícios:

  • Preservação da integridade civil e criminal;

  • Aumento de eficiência;

  • Aumento da vantagem competitiva;

  • Evita riscos de sanções legais, perdas financeiras e perda de reputação;

  • Aumenta a qualidade das decisões dentro da organização, reduzindo o custo operacional;

  • Conscientiza e gera satisfação nos colaboradores. 

Dessa forma, por meio da correta gestão de compliance, a empresa consegue o crescimento a longo prazo - livre de diversos riscos. Em um mundo globalizado, que se preocupa cada vez mais em combater a corrupção, o compliance repercute em maior competitividade para a empresa que se mostra comprometida com um consumo ético.


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