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5 formas de garantir a competitividade empresarial em seu negócio

Estratégia e Negócios

A competição é algo que está muito presente no dia a dia das empresas. A expansão da globalização influenciou de maneira profunda na forma como as organizações competem entre si para sobreviver no mercado. 

A necessidade de apresentar serviços únicos e produtos novos demonstra o quanto a competição está mais acirrada nos últimos anos. Para se manterem vivas no mercado e superar seus concorrentes, as organizações precisam trazer um novo tema aos assuntos principais: a competitividade empresarial.


O que é a competitividade empresarial?

As empresas não são ilhas, distantes de todo restante. Ao contrário, cada empresa está inserida em um ambiente que é responsável por influenciar suas ações - bem como também é influenciado por tudo que a empresa faz. 

Esse ambiente também não é infinito ou ilimitado. Com isso, muitas organizações compartilham dos mesmos consumidores, enquanto oferecem serviços e produtos semelhantes, além do mesmo desejo de se destacar e crescer. Eis aí, que surge a competição. 

O desafio das empresas, portanto, é ter uma gestão adequada, serviços e produtos de qualidade e uma boa estratégia que a permita competir e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. No entanto, há um grande número de organizações - especialmente as de pequeno porte, que acreditam que basta estar presente no mercado e ter um produto, que o restante acontecerá. 

Há ainda outro caso, o de empresas que se preocupam em cuidar da sua competitividade apenas quando o mercado começa a se tornar mais exigente. Ou seja, enquanto as vendas e os negócios vão bem, não é feita uma análise do mercado, nem são identificadas as oportunidades e ameaças.

O mercado está em contínua mudança e mesmo uma empresa que está em boas condições de disputa, em pouco tempo pode ser deixada para trás.


Qual a importância da competitividade empresarial?

Em um estudo sobre vantagem competitiva, o professor Thomas C. Powell, da Universidade de Oxford, observou que a competitividade empresarial está diretamente ligada ao desempenho superior da organização. Ou seja, o sucesso de um negócio apresenta causas específicas, e essas causas estão relacionadas ao conceito de competitividade empresarial.

A competitividade empresarial avalia a economia dos negócios de uma organização, avaliando especialmente a capacidade de gerar retornos superiores sobre o capital, que estejam vinculados à estratégia de negócios e à criação de diferenciais que mantenham esses resultados tanto no médio quanto no longo prazo.

Podemos concluir, portanto, que a competitividade empresarial permite à empresa oferecer retornos para acionistas. Inclusive, o desenvolvimento de uma competitividade empresarial sustentável pode ser considerada uma meta essencial. 


Como manter a competitividade empresarial?

As dicas a seguir contemplam iniciativas que podem ser aplicadas tanto dentro da própria empresa, quanto dicas do que observar no mercado. Elas são um termômetro para que as lideranças avaliem se o grau de competitividade empresarial pode estar ameaçado ou não. 


1. Conheça bem o mercado e seu público

O primeiro passo é conhecer tanto o mercado quanto o seu público. No entanto, vale lembrar que quando for ser feita a avaliação de mercado, é preciso analisar não somente aquelas empresas que oferecem os mesmos produtos ou serviços, mas todas que podem preencher as necessidades do cliente.

Os clientes não são iguais. Portanto, compreender quem é o cliente ideal e quais são as necessidades que ele precisa resolver é essencial. Isso permite adequar a oferta ao que o mercado precisa, e não o contrário.


2. Aumente o volume de negócios

Como dito anteriormente, nenhuma empresa é uma ilha e, portanto, não é inteiramente independente - dependendo, portanto, de algum nível de parceria com empresas para complementar ou contribuir para a continuidade dos negócios. 

Logo, aumentar o volume de negócios e construir parcerias, pode proporcionar benefícios diretos à competitividade empresarial. Aliás, o trabalho com parceiros de alto desempenho oferece acesso a componentes, habilidades e outros recursos necessários para inovar. 


3. Identifique suas forças e fraquezas

Toda empresa tem pontos fortes e competências essenciais - seja processos, tecnologia, ou conhecimento/especialização/experiência. Independentemente de quais sejam, oferecem valor aos clientes. 

É importante, portanto, avaliar como usar esses pontos fortes de formas inovadoras e criativas para ganhar novos negócios, explorar novos mercados etc.

Entretanto, da mesma maneira, toda organização tem fraquezas que devem ser trabalhadas. O primeiro passo, portanto, é identificar para, depois, criar planos de ações que permitam sua eliminação. 


4. Invista em lideranças e equipes de alta performance

Encontrar, capacitar e reter os melhores profissionais não é importante somente para a produtividade e redução de custos. Colaboradores de alto desempenho proporcionam aos clientes melhores experiências.

Inclusive, a Employee Experience, ou Experiência do Empregado, está ligada diretamente à Customer Experience, ou Experiência do Cliente). Portanto, quanto mais produtiva é uma equipe, melhores resultados surgem na construção de uma organização eficaz e que tenha o consumidor em primeiro lugar.


5. Invista em conhecimentos “externos”

Por fim, vale lembrar que desenvolver a competitividade empresarial não é uma estratégia simples. Ela envolve conhecimentos e experiências para que as melhorias realizadas sejam sustentáveis no longo prazo. 

Então, não basta investir em um inovador sistema de atendimento ao cliente sem que aconteça um investimento anterior na mudança cultural, que proporcionará uma equipe altamente eficaz.


A competitividade empresarial requer um esforço contínuo das lideranças e dos profissionais que são responsáveis por a desenvolver. É preciso acompanhar a concorrência e o mercado, bem como os resultados internos e externos, além de identificar falhas e oportunidades.


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