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7 dicas para alavancar as vendas de fim de ano

Estratégia e Negócios

O mundo está cada vez mais conectado e isso, consequentemente, deixa os consumidores ainda mais exigentes com relação a produtos e serviços. As informações e atualizações chegam a todos com celeridade e cabe aos empreendedores e empresários agir na mesma velocidade. 

Tal comportamento permite se destacar diante da concorrência que está muito forte, especialmente no ambiente online. É preciso estar atento não só ao fato de que é fundamental se destacar e agregar valor ao serviço/produto, mas também se ponderar sobre as estimativas de vendas. 

Há épocas no ano, como o final de ano, que há aumento nas vendas. E, a sua empresa está preparada para encarar esse período? Pensando nisso, separamos sete dicas para potencializar os resultados em vendas, tanto nas épocas de festas, quanto em qualquer outro período do ano. 


1ª dica: conheça seu cliente, melhor que a si mesmo!

Atualmente, muito mais do que antes, é preciso conhecer o consumidor do seu produto/serviço.  E, não há desculpas! Com a internet e as redes sociais, as possibilidades de saber o perfil do consumidor, bem como entender o comportamento são inúmeras. 

Há muitas formas de ter acesso aos dados e às informações sobre os consumidores por meio de diversas plataformas e ferramentas. Entre os exemplos podemos citar o Linkedin, o Facebooks Ads, o Google Analytics etc. 

Ou seja, vá em busca desses dados! Inclusive, vale lembrar que, assim como você tem acesso a essas informações, os concorrentes da sua empresa também terá. 


2ª dica: Atenda seu cliente, como gostaria de ser atendido!

Sabe aquele velho ditado “Não faça aos outros, o que não gostaria que fizessem a você”? Pois ele é muito válido quando estamos falando sobre atendimento ao cliente. 

Inclusive, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo portal Mercado&Consumo destacou que um bom atendimento ao cliente é considerado essencial para mais de 90% dos entrevistados. 

Mais do que isso, essa importância é ainda maior no período da pandemia. O cliente teve suas necessidades de compra diminuídas e entendeu que pode viver com menos. Com isso, o que faz a diferença entre ele adquirir um produto ou não é o atendimento - seja no e-commerce ou na loja física. 


3ª dica: Invista em promoções, isto não mudou!

A sazonalidade vivida no mundo dos negócios não é vista de maneira diferente pelo consumidor. O cliente também está atento e em busca da oportunidade perfeita neste período de final de ano. 

Portanto, este é um bom momento para investir em promoções. Entretanto, vale lembrar que é importante ser transparente e honesto com os consumidores. 


4ª dica: Esteja preparado para fazer uma boa entrega

O momento de finalização da compra e entrega do produto/serviço é considerado o ponto mais frágil do fluxo. Independentemente se a entrega for de uma compra física ou online, esse é o momento mais importante para a fidelização de um cliente à marca, pois é o encerramento do ciclo. 

Por isso, é essencial ser pontual com os prazos, bem como tentar surpreender os consumidores. A entrega do produto é a oportunidade de fazer com que o cliente fique com uma boa experiência da marca. 


5ª dica: Use e abuse da comunicação!

Comunicação é tudo! Portanto, não cogite dispensar as redes sociais, ou reduzir o uso delas. Os clientes estão online e elas são apenas um dos meios propulsores dentro da comunicação. 

Inclusive, é importante se lembrar de fazer uma comunicação integrada com mídias orgânicas e pagas. É preciso também que a comunicação tenha coesão e coerência tanto com seu produto quanto com seu propósito, missão e valores. Comunicar por comunicar é ineficaz. Sendo assim, busque por uma comunicação alinhada e integrada, além de criativa - para surpreender os consumidores. 


6ª dica: Seu colaborador é o guardião da sua marca

De nada adianta focar em todos os pontos anteriores, se os colaboradores não zelarem pela marca na hora do contato final com os clientes. Portanto, é essencial que as lideranças e gestores lembrem de humanizar a relação com os colaboradores, analisando as melhores formas de os conectar com os consumidores. 


7ª dica: Seu escritório; loja ou e-commerce é a sua segunda casa

Nos processos de humanização das marcas, é preciso enxergar sua empresa como uma espécie de segunda casa. O ambiente precisa ser acolhedor e aconchegante, pois, se lembre que, para o consumidor, ali é o local onde ele irá resolver algum problema, realizar algum sonho ou ter seus desejos e anseios atendidos. 


As dicas acima podem contribuir com o aumento da performance dos negócios sempre, não somente na época de festas de final de ano. Inclusive, estar atento às transformações constantes do mercado, cuidando e fazendo o essencial, além de inovar, são sempre o segredo de sucesso nos negócios! É preciso ter constância e aproveitar os momentos de oportunidades. 

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