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Descubra 4 tendências de ERP para os próximos anos

Estratégia e Negócios

O mercado de Sistema de Gestão Integrado, conhecido pela sigla ERP, está em constante evolução. Diversas tecnologias surgem com o objetivo de aprimorar soluções e proporcionar uma experiência cada vez mais completa e integrada em gestão para as empresas. 

As melhorias são essenciais, visto que o ERP é uma importante ferramenta para o crescimento das empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte, 95% dos empresários mencionaram o ERP como recurso fundamental para o êxito nos negócios. 


O que é ERP?

Antes de falarmos sobre as principais tendências de ERP para os próximos anos, vale lembrar o que é o sistema de gestão integrada. 

A tecnologia auxilia o gestor a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos. 

A partir da centralização dos dados em uma única plataforma, o fluxo de dados corporativos se torna mais fluido e é compartilhado com facilidade. Ao mesmo tempo, a solução elimina a duplicidade de informações.

Com isso, a solução torna-se uma base única e íntegra. O resultado disso é o acesso a insights valiosos, que contribuem para uma tomada de decisão acertada.


4 tendências de ERP para os próximos anos

A tecnologia está em constante evolução e o ERP, por ser uma ferramenta tecnológica, deve evoluir junto. Se uma plataforma de ERP não responde a mudanças do mercado, significa que ela não responde às mudanças de cada empresa e, logo, se tornará obsoleta.

Pensando nisso, separamos as quatro principais tendências de ERP para os próximos. Confira: 

  1. Monitoramento da empresa pelo celular

Os smartphones não servem apenas para chamadas de vídeo, apps de delivery e transporte ou transferência de dinheiro. Por meio dele é possível acompanhar o que acontece na empresa, em tempo real e a partir de qualquer lugar. 

A tendência é que os melhores ERPs online garantam acesso via celular, bastando abrir um aplicativo para poder acompanhar desde o volume de vendas ao fluxo do estoque até as entradas e saídas do caixa.

Isso permite facilidade de acesso aos principais dados do negócio, além de agilidade na identificação de problemas. Outros benefícios do acesso ao sistema via celular são o aumento na quantidade de pontos de acesso do sistema e a possibilidade de levar “o cérebro da empresa” para reuniões e visitas aos clientes. 

  1. Dados na nuvem

O armazenamento em nuvem permite que todas as informações da empresa estejam em um ambiente online e seguro, que pode ser acessado através de diferentes dispositivos. 

Ao usar a nuvem, não é preciso ter preocupações relacionadas ao gasto de dinheiro com equipamentos caros de TI, nem contratar mão de obra especializada para montar um servidor local.  Basta login, senha e internet para acessar o ERP online. 

Com isso, o acesso é multiplataforma e há redução de gastos com armazenamento físico e impressão de documentos, além de infraestrutura robusta, como computadores potentes e equipe de informática. 

  1. Gestão, acompanhamento e uso de dados estratégicos

Um dos grandes benefícios do acompanhamento dos dados é a troca da decisão por intuição pela certeza na hora de tomar uma decisão importante. Afinal, as escolhas devem ser feitas com segurança e, neste momento, os relatórios e gerenciamento de dados são parte essencial do gerenciamento. 

A grande mudança está no formato como eles são divulgados. Os primeiros sistemas computavam dados, mas com uma visualização péssima. Hoje, os melhores ERPs online capricham no DataViz, uma visualização intuitiva dos dados. 

Isso facilita a análise de dados e relatórios. A consequência é que as empresas ganham consistência para decidir sobre mudanças e entender as tendências e comportamentos de consumo dos clientes. 

O resultado deste processo todo é um só: aumento do uso da inteligência de mercado e melhor posicionamento diante da concorrência e das próprias necessidades.

  1. Integração com CRM

Cada vez mais, diante de uma gestão moderna, os setores tendem a estarem integrados. Sendo assim, não faz sentido as plataformas utilizadas também não estarem.

A integração entre ERP e CRM é uma forte tendência. Isso facilita a rotina e automatiza a troca de informações estratégicas para diferentes times, como vendas, estoque e financeiro. 

O principal benefício disso é a melhora nos processos que envolvem os clientes e, claro, a redução de erros simples, como realizar a mesma abordagem de vendas duas vezes seguidas com o mesmo cliente porque o sistema está desatualizado. 

Além disso, há menos retrabalho e perda de dados e redução de custos, pois em algumas situações, determinados erros podem gerar prejuízos, como agendar um atendimento em um horário diferente do que foi solicitado pelo cliente. 


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