Forecasting: o que é e como elaborar nas médias empresas
Boa parte das decisões de uma empresa acontecem a partir de previsões. Desde planejamentos estratégicos e planos operacionais, tudo o que é projetado tem a suposição de que ocorrerá em um futuro determinado. Isso é uma previsão!
Isso significa que o forecasting, mesmo que não sistematizado, faz parte do dia a dia da maioria das empresas. Quando usada de maneira adequada, a previsão possibilita que as companhias planejem com antecedência as suas necessidades. Com isso, é possível se preparar para novos desafios e mudanças de cenários.
O que é forecasting?
Na tradução para o português, a palavra forecasting significa previsões. No ambiente corporativo, ela pode ser compreendida como uma abordagem na qual são usados dados históricos para a realização de estimativas que têm caráter preditivo. Tais estimativas têm o objetivo de ajudar a determinar resultados e cenários futuros.
Sendo assim, fazer forecasting é a prática de prever o que poderá acontecer no futuro, considerando os eventos no passado e no presente, e usando fontes de dados diversas e tendências. Ou seja, ele é uma ferramenta de tomada de decisão que ajuda as empresas a lidarem com o impacto da incerteza.
Considerada, portanto, uma ferramenta de planejamento relevante, o forecasting permite o mapeamento de modo mais orientado aos seus próximos movimentos. Com ele, a empresa é capaz de conjugar os dados históricos com as projeções obtendo uma avaliação mais confiável para as próximas ações.
E como funciona o forecasting?
Utilizando dados históricos e uma análise cuidadosa do contexto econômico e de negócios atual, o forecasting busca prever o que poderá acontecer no futuro da empresa, do setor ou apenas de algumas métricas em análise específicas.
Ele consiste, portanto, em ferramentas e técnicas que são usadas para prever os desenvolvimentos nos negócios, como vendas, despesas ou lucros. Para a realização do forecasting, os dados anteriores são recolhidos e analisados por meio de modelos quantitativos ou qualitativos.
Dessa forma, os padrões são identificados e direcionados para o planejamento do negócio, as operações financeiras, a produção futura ou as ações de marketing.
Para que o forecasting é usado?
Apesar de ser mais comum o seu uso na área de vendas, o forecasting pode ser usado de maneira mais abrangente em qualquer setor ou plano que demande a projeção de um resultado futuro. Dessa forma, o forecasting pode ser usado para o desenvolvimento de:
Planejamentos estratégicos;
Processos gerais de tomada de decisão;
Planos de novos negócios e de expansão da marca;
Projeção orçamentária;
Planos financeiros e contábeis;
Projetos de marketing orientados ao comportamento do consumidor;
Precificação de produtos e serviços;
Gestão do ciclo de vida do cliente;
Planos da cadeia de logística empresarial;
Planos de contingência e de gestão de danos e riscos;
Entre outras aplicações.
Além disso, muitos investidores também costumam usar o forecasting para avaliar se certos eventos que afetam uma empresa — como expectativas de vendas —, irão aumentar ou diminuir o preço das ações no mercado.
Ainda, o forecasting fornece uma referência importante para as empresas que necessitam de perspectivas de longo prazo das suas operações. A previsão pode projetar o impacto na satisfação do cliente ao mudar o horário comercial da organização, por exemplo. Ou a produtividade dos colaboradores ao trocar determinadas condições de trabalho.
De maneira ampla, o forecasting pode ser aplicado quando existir a demanda de prever fatores do futuro com a maior precisão possível. Tudo acontece a partir de todas as informações disponíveis, incluindo dados históricos e conhecimento de eventos futuros que possam impactar as previsões.
3 formas de como o forecasting pode ajudar os negócios
Confira a seguir formas de aplicar o forecasting na sua empresa:
Ajuda a definir objetivos e traçar planos
Por meio do forecasting, as empresas conseguem estabelecer metas claras e mensuráveis com base em dados atuais e históricos. As metas ajudam a avaliar o progresso e a adaptar os processos de forma que o negócio continue no caminho desejado até ao sucesso.
Ajuda a determinar e controlar o orçamento
Ao ter a visibilidade das mudanças e tendências que podem ocorrer, as empresas podem se organizar, alocar o orçamento e otimizar recursos com antecedência. Ou seja, é possível realizar certas ofertas, processos de contratação e ajustes de estratégia.
Ajuda a antecipar mudanças no mercado
Ao ter uma visão global das projeções futuras, as empresas conseguem fazer ajustes na estratégia de negócio. Isso significa que estas previsões ajudam a posicionar os negócios de forma que eles se tornem mais ativos no mercado e com um papel mais relevante diante da concorrência.
Previsões certeiras são essenciais para o planejamento
Independentemente do tipo de previsão, é possível aproveitar os insights para validar se a empresa está na trajetória certa e ajustar as decisões. O forecast ajuda a mitigar o risco e a incerteza!
Quando feito de maneira adequada e usando dados corretos, o forecast permite que a empresa ajuste as estratégias e planeje com antecedência onde o orçamento será alocado. Isso a torna mais competitiva. No entanto, vale ressaltar que dados errados podem resultar em previsões incoerentes. Logo, é essencial ter em mãos as ferramentas necessárias à coleta e análise de dados e ao processo decisório como um todo.
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