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Metaverso: como os negócios B2B vão participar dessa tendência?

Estratégia e Negócios

Metaverso, realidade aumentada, realidade virtual, inteligência artificial, criptomoedas. Esses são alguns dos exemplos tecnológicos que têm sido aprimorados de forma acelerada e contínua nos últimos tempos. 

Algo que antes era apenas um sonho está a um toque de distância. Inclusive, após o Facebook anunciar a criação do metaverso, projeto que pretende revolucionar as conexões humanas na internet, o tema ganhou os holofotes. 

As buscas pela expressão aumentaram drasticamente e o termo atingiu o número "100" -  máximo de popularidade do Google Trends. Isso acontece pois o metaverso apresenta muitas possibilidades de experiências, inclusive dentro do B2B. 


O que é Metaverso?

Há inúmeras definições sobre o que é o Metaverso, mas a palavra que melhor define a “experiência” tecnológica é “Mirrorworld”. Por meio do metaverso estaremos olhando para um espelho do mundo real refletido no digital. Mas, como isso será possível?

Atualmente, tudo que conhecemos no meio digital é considerado bidimensional. Ou seja, o acesso e as interações estão restritas à tela de um dispositivo. Com o metaverso as possibilidades mudam completamente, pois poderemos vivenciar uma experiência tridimensional - aquela que une a realidade virtual e a realidade aumentada. 

Essa mistura de diversos tipos de inovação é chamada de Tecnologia de Realidade Mista. Por meio dela, o usuário interage, ao mesmo tempo, com o mundo real e o digital, podendo manipular objetos virtuais em um ambiente completamente físico. 

Entre os exemplos dessa mistura de tecnologias estão as assistentes virtuais, como a Siri ou a Alexa, bem como o jogo Pokemon Go. No jogo, ainda em 2016, os usuários visualizam em ambientes físicos objetos que existiam apenas em um espaço virtual.

Portanto, em uma perspectiva simples e didática, o metaverso é a proposta de trazer o digital para o físico, permitindo experiências únicas. No entanto, com toda essa tecnologia surgindo, algumas oportunidades começaram a surgir para os negócios.


Já existem marcas utilizando o metaverso?

Algo que parecia bastante utópico está cada vez mais próximo e já há muitas empresas investindo em interações em plataformas virtuais - inclusive no metaverso. Entre as marcas de vestuário que já estão presentes nos ambientes digitais, além dos e-commerces, estão Nike, Ralph Lauren, Vans, Gucci, Balenciaga e Burberry.

Inclusive, as marcas estão aproveitando essas oportunidades e revolucionando suas estratégias de marketing. A Balenciaga, por exemplo, foi a primeira marca de luxo a ter uma parceria com um jogo, o Fortnite. A coleção da marca foi usada como skin e acessório para os avatares dos jogadores. 

O Itaú é uma instituição bancária que está presente no metaverso. No universo, os clientes podem conversar com seus gerentes e resolver questões sem que seja necessário sair de casa.

A Lojas Renner S.A. também já está presente no metaverso e inovou a forma de reforçar a cultura corporativa. Por meio da tecnologia, a marca reuniu mais de 5.000 líderes de países onde opera para uma reunião global. O objetivo era alinhar o planejamento estratégico e reforçar a cultura da organização.


Quais as estratégias B2B no metaverso?

Como é possível perceber, as interações no metaverso vão além das trocas comerciais. Ou seja, há espaço para a construção de estratégias B2B que podem transformar os processos de uma organização. 

No entanto, vale lembrar que os criadores do Metaverso já deixaram claro que o foco principal é o atendimento do usuário final. Por isso, ainda há poucos projetos concretos para o B2B, apenas algumas experimentações.

De qualquer forma, é preciso começar a refletir sobre os impactos no segmento e discutir as possíveis estratégias de B2B no metaverso.

  • Um novo canal de vendas e atendimento

Apesar do maior uso das videoconferências para as vendas, muitos profissionais sentem que o contato já não é mais o mesmo do que no formato presencial. 

As vendas no metaverso podem sanar essa questão, visto que os vendedores poderão visitar seus clientes “presencialmente”, por meio dos seus avatares, para a realização de reuniões e um atendimento personalizado. 

  • Eventos imersivos

Um evento presencial com uma alta entrega de experiência é muito trabalhoso, mas dentro do metaverso será possível criar eventos de lançamento, de demonstração de produtos, rodadas com investidores e confraternizações completamente diferenciadas - sem todas as burocracias do ambiente físico.

Além disso, os eventos poderão ter um alcance muito maior, visto que os clientes poderão comparecer ao evento de onde estiverem e viverem uma experiência única. Ou seja, será possível sair fora da caixa para criar os eventos e atrair oportunidades de negócio realmente valiosas.

  • Inovando o formato de trabalho

Nem híbrido, nem remoto ou presencial. O ambiente de trabalho no metaverso irá abrir um leque de oportunidades para o trabalho. Será possível permanecer no seu escritório, ou decidir por tomar um café com um colega quando quiser.

O contato com os colegas de trabalho gerou saudade nos profissionais que atuam no home office. Apesar de canais de mensagens instantâneas e de videoconferências, as relações simplesmente não são mais as mesmas. 

O melhor dos dois mundos está no metaverso. É possível ter talentos do mundo todo na mesma equipe e, ao mesmo tempo, conseguir integrá-los de forma mais próxima. Será possível trocar vivências e abordagens, realizar dinâmicas em grupo e fazer networking como no presencial, mas no conforto da própria casa.


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