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OKR: o que é e como implementar a metodologia na empresa!

Estratégia e Negócios

Planejamento e execução de estratégias empresariais são alguns dos principais desafios presentes na maioria das organizações. Em um ambiente cada vez mais globalizado e extremamente competitivo, ter uma estratégia bem consolidada é essencial para o andamento das organizações.

Os objetivos e metas a serem traçados por uma organização devem estar alinhados com as necessidades atuais de mercado, bem como com a proposta de crescimento da empresa. 

Em razão disso, a metodologia OKR tem conquistado milhares de empresas inovadoras, como Intel, Google, Amazon, Airbnb e outras do Vale do Silício, onde foi criado. Ele possibilita a criação de um formato de gestão mais alinhado e engajado em torno de metas que são mensuráveis e com prazos mais curtos.


O que é OKR?

OKR é a sigla para Objectives and Key Results. Na tradução para o português, temos o termo Objetivos e Resultados-chave. Então, podemos compreender que a metodologia OKR é uma estratégia usada para definir e orientar metas, com a proposta de facilitar a conquista de objetivos por meio do alinhamento do time. 


Qual a origem da metodologia OKR?

A metodologia OKR foi criada na década de 1970, por Andrew Grove, cofundador da Intel. No entanto, foi somente ao final dos anos 1990 que a metodologia ganhou popularidade, pois John Doerr implementou a técnica no Google. Aliás, a empresa utiliza a metodologia OKR até hoje. 

A metodologia OKR foi originalmente inspirada no método MBO - Management By Objectives. Criado por Peter Drucker, famoso estudioso da área de gestão, o método MBO também tinha como base o desenvolvimento de metas para gerar resultados.


Quais são os benefícios dos OKRs?

Entre os principais benefícios da utilização da metodologia OKR podemos citar:

  • Agilidade: a metodologia possui ciclos mais curtos de metas e, com isso, é possível realizar ajustes mais rápidos e melhor adaptação às mudanças do que outras metodologias mais rígidas;

  • Engajamento dos funcionários: a abordagem no formato de top down - de baixo para cima - da metodologia OKR para definição de metas conecta os colaboradores com os objetivos da empresa. Isso gera um aumento no engajamento dos mesmos que sentem-se mais valorizados;

  • Tempo reduzido para definir metas: a metodologia OKR é simples e isso faz com que o seu processo de definição de metas seja mais rápido e fácil do que metodologias tradicionais. Com isso, há uma redução drástica no tempo usado para definir as metas;

  • Transparência: os objetivos e as metas de OKRs são compartilhados e, com isso, há melhora na colaboração entre times diferentes, proporcionando melhores resultados e unificando iniciativas;

  • Autonomia e responsabilidade: os times recebem uma orientação clara e ainda tem a opção de escolher como alcançar os OKRS. Então, cada colaborador se torna responsável por seus objetivos por meio de  critérios que serão conhecidos por toda a empresa.

  • Foco e disciplina: como a metodologia OKR apresenta um número reduzido de metas, o foco, o esforços e as iniciativas são mais disciplinadas na organização;

  • Metas mais ambiciosas: como são criados objetivos flexíveis, a equipe desenvolve metas ambiciosas e desafiadoras.


6 passos para implementar a metodologia OKR

Para implementar a metodologia OKR com sucesso e de forma eficaz, é importante seguir os passos a seguir. Eles são fundamentais para o engajamento do time e crescimento do negócio. 

  1. Ciclos Curtos

Para analisar e revisar os OKRs é importante definir prazos curtos, como a cada bimestre ou trimestre. Isso permite que sejam feitos ajustes mais rápidos e em menor tempo, possibilitando colocar em prática o mais rápido as novas táticas. 

  1.  Revisar metas 

A revisão dos resultados precisa ser constante, pois isso garante o bom funcionamento do trabalho dos colaboradores e táticas. É importante, portanto, que, semanalmente, as equipes façam check-ins para se manterem envolvidos e ainda permitir adaptações.

  1. Transparência de informações

A transparência é um ponto essencial da metodologia OKR. Então, se os resultados não estiverem à vista de todos, não irá acontecer uma estratégia de OKRs bem-sucedida. É preciso compartilhar com os colaboradores os objetivos e metas da empresa, garantindo equipes engajadas a conseguir melhores resultados. 

  1. Mensurar resultados regularmente

Além de mensurar os resultados, é importante usar os dados analisados para melhorar os processos e dar feedbacks para as equipes. É válido, inclusive, explicar aos seus colaboradores quais dados serão coletados e a importância deles para análise dos resultados. 

A prática auxilia na melhora do desempenho coletivo e individual. Isso acontece porque as metas são usadas para a motivação das pessoas no dia a dia. 

  1. Criar metas desafiadoras

Por falar em metas e motivação, é importante definir metas que sejam claras, objetivas e ambiciosas. Isso permitirá o alcance de 100% delas. Aliás, a filosofia dos OKRs é justamente essa, pois faz com que as equipes transformem as metas em motivação para conquista de maior desempenho. 

  1. Foco 

Por meio da metodologia OKRs, a organização consegue manter o foco dos colaboradores e as metas se tornam mais plausíveis, visto que são feitos check-ins semanais e a mensuração em ciclos curtos.


OKR: está na hora de você experimentar!

A metodologia OKR auxilia a gestão de maneira simples e ágil, sendo uma grande ferramenta de comunicação e alinhamento da empresa. No entanto, vale destacar que apenas falar que a empresa usa a metodologia por ela estar “em alta” não fará com que os resultados sejam gerados.

Como todo método ágil, é importante que a gestão e as lideranças estejam preparadas para falhar. Mas é necessário não desanimar, pois com muito esforço e melhorias contínuas, os resultados e as rotas são corrigidas cada vez mais rapidamente e os resultados começam a emergir!


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