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Quais os tipos de estratégias baseadas no contexto organizacional?

Estratégia e Negócios

Todas as empresas, independentemente do seu porte, precisam decidir quais caminhos irão seguir para poder conquistar seus objetivos. Ou seja, é preciso decidir por algum modelo de estratégia empresarial. Sem o planejamento, tanto gestores quanto colaboradores irão se sentir perdidos, sem entender como a companhia irá operar. 

Diante deste contexto, há diferentes tipos de estratégias empresariais para transformar o planejamento em realidade, de maneira prática. As estratégias, aliás, irão fazer parte de um programa geral que visa garantir o desempenho da organização e, por consequência, a conquista dos objetivos. 


O que são estratégias empresariais e qual sua importância?

Podemos definir estratégia como a forma de uso dos recursos disponíveis para a conquista de determinada meta em um prazo definido. Ao trazermos para o contexto empresarial, as estratégias definem a direção que a companhia deve seguir para conquistar seus objetivos, realizando melhor o aproveitamento dos recursos financeiros, tecnológicos, físicos e intelectuais. 

As estratégias empresariais incluem ainda o padrão de resposta da companhia aos desafios e aos riscos impostos pelo mercado no qual atua. Sendo assim, podemos considerar que pensar estrategicamente é essencial para a sobrevivência da empresa diante de mudanças constantes e para para um crescimento sustentável.

Empresas que não têm estratégias bem alinhadas nascem e crescem de forma desordenada. Elas até sobrevivem por certo tempo no mercado, mas não se sustentam no longo prazo, por não resistirem a um mercado extremamente competitivo e sujeito a mudanças constantes nos aspectos tecnológicos, sociais, econômicos e políticos. 


Quais são os diferentes tipos de estratégias empresariais?

Como falamos anteriormente, há diferentes tipos de estratégias empresariais e elas podem ser empregadas conforme as situações apresentadas à empresa pelo mercado. 

Empresas em fase inicial de operação ao definir suas estratégias podem conhecer melhor suas potencialidades e limitações. Com isso, é possível evitar falhas e alcançar metas e resultados mais alinhados com sua missão.

Da mesma forma, as empresas já maduras, que convivem diante de um mercado sujeito às mudanças constantes, devem repensar continuamente suas estratégias de operação. Em razão de alguma questão de competitividade ou sobrevivência, pode ser necessário realizar a reestruturação da estratégia organizacional, da estrutura financeira ou, até mesmo, dos produtos e serviços.

Diante dessas possibilidades, conheça a seguir as diferentes estratégias empresariais existentes, bem como as formas de aplicá-las às empresas. 

  • Estratégia de sobrevivência

Adotada quando a empresa está em uma situação inadequada e caótica, a estratégia de sobrevivência é usada para parar os investimentos e reduzir as despesas ao máximo. Tais medidas são tomadas para que a empresa consiga se reorganizar, visando a conquista de objetivos mais tangíveis no futuro. 

No entanto, vale destacar que essa não é uma boa estratégia de longo prazo, visto que a empresa poderá ser “engolida pelo mercado e concorrentes”. Além do mais, caso aconteça de essa estratégia não funcionar, a gestão poderá decidir pela estratégia de liquidar o negócio. 

  • Estratégia de manutenção

Se na estratégia anterior o objetivo era persistir na conquista de resultados mais positivos, nesta estratégia o foco é manter a posição conquistada até então - visto que a empresa já têm uma série de pontos fortes, que devem ser maximizados. 

Vale ressaltar que, na estratégia de manutenção, há conhecimento de que as ameaças existem, mas o foco é minimizar os pontos fracos para poder manter uma vantagem competitiva diante da concorrência. Sendo assim, compreende-se que a empresa pode investir, mas de maneira moderada. 

  • Estratégias de crescimento

As estratégias de crescimento são aquelas que têm como foco o aumento das vendas, dos lucros, ou da participação do mercado, que gera, por consequência, o aumento do valor da empresa. 

Tais estratégias devem ser adotadas diante de situações favoráveis no mercado, que podem ser transformadas em oportunidades. Ou seja, nesses momentos as empresas devem lançar novos produtos e, com isso, aumentar o volume de vendas. 

Entre algumas ações que estão relacionadas às estratégias de crescimento, podemos citar: 

  • Inovação: empresas que atuam em um mercado de rápida evolução tecnológica, precisam antecipar-se aos concorrentes por meio do desenvolvimento frequente e de lançamentos de novos produtos e serviços;

  • Joint venture: isso acontece quando duas empresas se unem para criar/produzir um produto e entrar em um novo mercado. Inclusive, é comum uma das empresas entrar com o capital e a outra com a tecnologia;

  • Expansão: tal processo deve ser bem planejado, para evitar o risco de perda de investimentos ou do timing do negócio;

  • Internacionalização: quando a empresa estende as operações para fora do país de origem.

  • Estratégia de desenvolvimento

A estratégia de crescimento surge diante de um cenários onde prevalecem vantagens e há oportunidades e um ambiente favorável. Inclusive esse desenvolvimento pode acontecer em duas direções distintas: busca de novos mercados e novos clientes ou explorar novas tecnologias. 

Entretanto, para chegar ao estágio de crescimento e poder avaliar esse cenário, é preciso que exista uma boa estrutura de indicadores presentes. Serão eles que irão fornecer informações importantes sobre o estado da empresa e, a partir disso, a realização de uma análise coerente e decisões estratégicas razoáveis.


Prepare-se para colocar em prática suas estratégias empresariais

As estratégias empresariais devem ser usadas alinhadas com o planejamento estratégico. Isto irá permitir que os empresários e administradores analisem o cenário onde atuam, identificando suas crenças e valores para atuação.

A partir disso, é estabelecida a missão da empresa, sua razão de existir no mercado, o que vai entregar e como será reconhecida em determinado prazo. A missão é o que irá nortear a escolha e elaboração dos diferentes tipos de estratégias empresariais que serão utilizadas pelas organizações.


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