Qual é a melhor opção: plano de negócios ou Canvas?
Plano de Negócios ou Canas? Ambos são essenciais para o desenvolvimento saudável de qualquer ideia, mas são ferramentas muito diferentes. No entanto, muitos profissionais ainda não sabem exatamente qual a diferença entre elas.
O plano de negócios é mais usado para a prevenção de riscos e acertos de uma empresa, considerando os anos seguintes ao da sua abertura. O documento, contudo, tem sido substituído ou complementado pelo novo padrão Canvas.
Ele é um modelo que pode ser desenvolvido em menos tempo e possui um conteúdo simplificado. Mas isso significa que também não contém informações importantes sobre o empreendimento.
Plano de negócios ou Canvas: qual escolher?
De maneira geral, se o gestor ou empreendedor possui dúvidas sobre qual ferramenta escolher, vale lembrar que:
O plano de negócios é recomendado quando uma empresa está sendo aberta e é necessário estruturar todos os setores;
Já o Canvas é mais indicado para encontrar soluções rápidas, de maneira estruturada e permitindo conhecer melhor um negócio que já está aberto.
Ou seja, uma ferramenta não exclui a outra. Então, o gestor ou empreendedor pode decidir por usar apenas um ou os dois. O plano de negócios é uma alternativa para ter um entendimento profundo sobre a empresa, mas é um processo mais demorado.
Em contrapartida, o Canvas é mais detalhado e um resumo eficaz, que torna mais simples entender como será o funcionamento da empresa dali em diante.
O que é um Plano de Negócios?
O Plano de Negócios é a principal ferramenta de planejamento de toda e qualquer empresa. Ele é um instrumento que concentra informações detalhadas sobre todas as etapas que fazem parte da estruturação do negócio.
Para estruturar um plano de negócios é preciso mergulhar no mercado, estudando e buscando informações para entender cada detalhe e verificar se a ideia realmente poderá trazer retorno financeiro.
As etapas que normalmente contemplam um Plano de Negócios são as seguintes:
Perfil do Empreendedor;
Concepção do Negócio, Identidade de Marca e Posicionamento;
Análise de Mercado, Fornecedores e Concorrência;
Definição de Produtos e Serviços;
Análise do Perfil Consumidor;
Estrutura Empresarial, Indicadores e Controles;
Análise SWOT;
Planejamento de Marketing;
Planejamento Financeiro e Análise de Viabilidade;
Plano de Lançamento do Negócio.
No entanto, é válido lembrar que as etapas podem variar, conforme o segmento do negócio ou mesmo com o objetivo do projeto. Ou seja, o plano de negócios é personalizado de acordo com a necessidade, mas isso não significa que irá variar a sua importância para a empresa.
Considerado um documento minucioso e a principal ferramenta para o planejamento de novos empreendimentos, o Plano de Negócios também ajuda a provar a viabilidade do negócio para o próprio empreendedor e também para futuros investidores.
O que é o Canvas?
O Business Model Canvas é uma das formas mais usadas para criar um Modelo de Negócios e, com isso, tornou-se um sinônimo para o mesmo. A ferramenta foi desenvolvida pelo consultor Alexander Osterwalder, em 2008, e ficou famosa por ser considerada um método simples e visual.
Sendo assim, o Canvas é considerado um documento prático, que organiza elementos e etapas. Ele forma um sistema que representa como a empresa funciona e como ela cria e entrega valor para seus clientes.
Por meio da metodologia do Canvas é possível montar um Modelo de Negócio, onde são resumidas as principais características do empreendimento ou do projeto a ser desenvolvido.
O Canvas é composto com um único quadro, dividido em 9 blocos:
Parcerias principais;
Atividades principais;
Recursos principais;
Proposta de valor;
Relacionamento com clientes;
Canais;
Segmento de clientes;
Estrutura de custos;
Fontes de receita.
A partir do preenchimento do Canvas fica mais claro como será o funcionamento da empresa. Ou seja, esse documento torna-se um guia para as tarefas diárias.
O resultado do uso do Canvas é um quadro flexível, que permite outras visões e auxilia na implementação de propostas e discussões entre sócios e colaboradores.
E agora: qual escolher?
Atualmente o plano de negócio está sendo substituído ou complementado pelo canvas, pois neste modelo é possível ter mais informações e de uma forma mais ágil.
A diferença entre as duas ferramentas é que o Canvas analisa apenas informações. Enquanto o plano de negócio envolve estratégias, marketing, mercado e vendas.
Junto a isso, o Canvas nem sempre possui informações precisas e exatas, visto que é feito de modo superficial. Ele não envolve todos os pontos existentes nas empresas e na hora de o estruturar não são feitas pesquisas como o plano de negócio exige.
Então, o Canvas pode ser muito útil para quem está empreendendo, o plano de negócio requer mais conhecimento de mercado e planos claros, com objetivos e metas bem definidas para o futuro.
Sendo assim, a escolha pelo Canvas é recomendada quando for preciso achar soluções visíveis de ideias de forma bem estruturadas. O objetivo é entender o funcionamento da empresa ou mesmo prever o modo que ela irá funcionar.
O plano de negócio é uma opção para quando é preciso obter informações mais detalhadas do negócio e do mercado de atuação. O seu uso é recomendado para visualizar a viabilidade de novos projetos, para obter conhecimento profundo da empresa ou apresentar projetos para prováveis investidores.
É possível usar as duas ferramentas?
A escolha entre uma ferramenta ou a outra varia da forma como seu negócio está estruturado. É possível usar ambas as ferramentas, já que elas se complementam.
Em empresas que já possuem negócios mais sólidos, as duas ferramentas costumam ser utilizadas em conjunto. Então, a sugestão é: se for necessário uma resposta mais rápida, opte pelo Canvas; se a ideia é se aprofundar ou se está iniciando um empreendimento, use o plano de negócios.
É importante analisar qual o objetivo da empresa e quais informações são necessárias buscar e, em diversos casos, o plano de negócios e Canvas trabalham muito bem juntos.
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