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Scrum: entenda a metodologia que acelera a gestão de projetos

Estratégia e Negócios

O termo Scrum é bastante utilizado no meio esportivo, especialmente no rugby - esporte de equipe com jogadores. No entanto, o termo também deu origem a uma proposta de metodologia ágil para projetos de TI, mais especificamente o gerenciamento ágil de projetos de softwares.

Recentemente, ele também passou a ser adotado em diversos outros tipos de projetos, e por isso tem ganhado espaço em diferentes setores da maioria das empresas. 

A metodologia Scrum, na verdade, pode ser usada por todos os tipos de projetos e processos existentes nas empresas, visto que todos os segmentos precisam de um gerenciamento adequado.


O que é a metodologia Scrum?

A metodologia Scrum é um método de trabalho feito a partir de pequenos ciclos de atividades dentro de um único projeto. Cada ciclo é planejado com antecedência e se chama Sprint, sendo composto por um período de tempo definido com as tarefas que devem ser realizadas pela equipe.

O método foi criado pelos desenvolvedores Ken Schwaber e Jeff Sutherland e faz parte das metodologias ágeis. Ele permite potencializar o trabalho em equipe, acompanhando a evolução do produto, com foco na qualidade da produção e nos prazos definidos.

De acordo com os criadores, a metodologia permite conquistar mais resultados com menos pessoas, tempo e recursos, mas com uma qualidade melhor. O método Scrum dá espaço para a incerteza e a criatividade, criando um alicerce para o aprendizado.

Uma das principais vantagens do Scrum é que o time realiza a entrega das produção com maior agilidade, corrigindo problemas ao longo do processo a partir dos Sprints, onde se obtém feedback do usuário. 

Ou seja, por meio da metodologia, não é feita a entrega final do produto para que o cliente avalie, e sim entregas parceladas onde são feitas as correções necessárias ao longo da produção, durante os Sprints.


Quais são as etapas do Scrum?

A metodologia Scrum contém uma série de determinadas etapas. As principais delas são as a seguir:

  • Planejamento: são definidos o “dono do projeto”, o Product Owner, e o Scrum Master - profissional responsável por certificar-se de que os membros não se comprometam com compromissos além dos que eles conseguem cumprir dentro de uma Sprint;

  • Sprint: é o ciclo de tarefas a serem feitas conforme um período de tempo pré-estabelecido. Com isso, cada projeto tem um limite de tempo para começar e terminar;

  • Updates: são as reuniões feitas para cada profissional explicar o que foi feito e para as tomadas de decisões sobre os próximos passos;

  • Backlog grooming: são reuniões para o alinhamento da lista de tarefas (ou lista de pendências) necessárias para o andamento do plano estratégico superior;

  • Review: é o relatório do que funcionou para o produto até o momento;

  • Retrospective: é uma reunião cujo objetivo é melhorar o processo e verificar o que pode ser melhorado.


Como usar o método Scrum nas empresas?

Após conhecer o método Scrum, separamos sete passos essenciais para que seja possível implementá-lo com sucesso nas empresas.

  1. Monte a equipe

O primeiro passo para implementar a metodologia Scrum é montar uma equipe multidisciplinar, que seja capaz de realizar todas as etapas do desenvolvimento do produto. 

Neste momento, também é necessário nomear os profissionais que estarão nos papéis centrais do Scrum: Product Owner e Scrum Master, além dos demais colaboradores que farão parte do projeto.

  1. Crie o Product Backlog

Agora é o momento de iniciar o planejamento no Product Backlog, definindo quais serão as funcionalidades do produto e, posteriormente, definindo a ordem de prioridade na lista.

Vale destacar que o Product Backlog pode ser alterado durante o processo, conforme novas necessidades surgem. Inclusive, essas alterações são feitas pelo Product Owner.

  1. Planeje o Sprint

O planejamento dos Sprints de trabalho é definido neste momento. Então, é preciso pensar em qual será seu tempo de duração e quais atividades serão realizadas em cada Sprint. 

Junto a isso, são definidos também os responsáveis por cada demanda. Esse planejamento é essencial para dar continuidade ao processo de desenvolvimento do projeto.

  1. Organize o processo de forma visual

A organização do processo de maneira visual facilita o acompanhamento do seu andamento, possibilitando a verificação do status de cada atividade. Para fazer isso, a dica é utilizar o método Kanban - outra metodologia ágil que classifica as tarefas em três fases: o que deve ser feito, o que está em andamento e o que já foi finalizado.

Para que fique bem visual para todo o time envolvido, é possível colocar post-its em um quadro dividido. Outra alternativa é recorrer a ferramentas digitais de gerenciamento de projetos, como o Trello. 

  1. Realize o Daily Meet

As reuniões diárias são essenciais para que seja feita a análise do que deu errado e o que foi positivo no dia anterior, além de permitir planejar o dia de trabalho da equipe. Portanto, não negligencie esta etapa!

  1. Tenha transparência em todas as etapas

É importante que toda a equipe tenha uma visão clara dos processos, requisitos de entrega e status das tarefas. A transparência, portanto, é um tópico essencial quando uma empresa deseja trabalhar com a metodologia Scrum.

  1. Dê e receba feedback

Se este processo está sendo inserido recentemente na empresa, o feedback é uma ferramenta indispensável. Por meio deles, os colaboradores conseguem entender sobre pontos fortes e quais são as melhorias a serem realizadas.

Da mesma forma que realizar feedback com o time, peça a opinião deles em relação à implementação da metodologia Scrum. Com isso, é  possível fazer melhorias contínuas na aplicação.


Qual é a importância da metodologia Scrum?

Podemos compreender que o Scrum proporciona às empresas e aos projetos um novo meio de atingir ótimos resultados, de forma ágil, enxuta e com as menor incidência de riscos. 

Apesar do vocabulário próprio, a metodologia é fácil de aplicar e está alinhada com as necessidades das empresas em um mercado que não para de crescer. Além disso, ela permite que as empresas a adaptem em todos os tipos de projetos e processos, em todos os setores.  

É também uma metodologia que gera engajamento e comprometimento por parte dos trabalhadores, além de garantir a redução de tempo e desperdício de recursos. De maneira geral, esta metodologia permite que as empresas sejam mais competitivas, modernas e dinâmicas.


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