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Supply Chain: o que é e quais os benefícios para o seu negócio

Estratégia e Negócios

A área de logística está cada vez mais em destaque e, inclusive, o setor tem conquistado espaços estratégicos dentro das empresas, pois contribui para o alcance de melhores resultados. Dentro desta estratégia está a supply chain - na tradução, cadeia de suprimentos. 

O conceito já é conhecido na área logística e tem sido cada vez mais aplicado em grandes empresas. O objetivo é fazer com que as demandas e necessidades dos consumidores sejam atendidas. 


Mas qual a relação entre logística e supply chain? 

O setor logístico apresenta um papel fundamental no gerenciamento de uma cadeia de suprimento, tanto que é essencial que as duas atividades andem lado a lado. 

Enquanto a logística determina a movimentação que será preciso fazer para assegurar os fluxos produtivos da empresa, a supply chain engloba todas as etapas de produção e todas as áreas da empresa. 

Ou seja, a logística concentra os esforços no  desenvolvimento estratégico de transporte para cada produto. E o supply chain atua no gerenciamento de todos os fluxos. 


Aplicação do supply chain em uma empresa

A supply chain é um processo de gestão e, para isso, é preciso ir além dos processos logísticos. É preciso ter uma visão holística, analisando os fatores, profissionais envolvidos e todas as situações que estão relacionadas às etapas de compra de insumos e materiais. 

Mais do que isso, é necessário também avaliar a relação direta e indireta que as áreas da organização possuem com o fluxo da cadeia de suprimentos. Cada departamento precisa estar alinhado para garantir a máxima eficiência da operação e a boa qualidade dos produtos. 

  • Setor de Recursos Humanos

Colaboradores qualificados e capacitados são essenciais para estabelecer relações e criar uma rede potente de produção. Portanto, a atuação da área de recursos humanos é indispensável para a realização de um bom processo seletivo e para o desenvolvimento contínuo desses colaboradores. 

  • Setor de Estoque

O controle de estoque é um dos agentes diretos da cadeia e um dos mais importantes. Sendo assim é essencial o uso de ferramentas de gestão que atuem no controle do fluxo de entrega e saída de produtos. Tal ação reduz custos operacionais, perdas relacionadas à perecibilidade ou baixo giro de produtos.

  • Setor de Marketing

O marketing é fundamental na supply chain, pois é por meio dele que o cliente conhece o produto. O setor, além de outras demandas, atua no desenvolvimento do planejamento das estratégias de atração de leads de maneira passiva ou ativa, pois prepara e educa o consumidor.

  • Setor de Vendas ou Comercial

Enquanto a área de marketing trabalha com a parte mais estratégica e com resultados a médio e longo prazos, o comercial é responsável pelo contato direto com o consumidor. Inclusive, um time focado e bem alinhado é capaz de enfrentar toda e qualquer objeção dos clientes. 

  • Setor Administrativo ou Contábil

É impossível falarmos de comercialização de produtos, sem lembrar das taxas administrativas e dos tributos. Com isso, é muito importante considerar o valor dos impostos da distribuição dos produtos na hora de realizar o planejamento. 

  • Setor de Compras 

Por último, é importante citar o departamento de compras, que é considerado um ponto decisivo para garantir o aumento de lucros da empresa. É nesse departamento que é feita a ponte com os distribuidores diretamente. 


Benefícios de uma boa gestão de supply chain

A gestão eficaz do supply chain é essencial para que exista uma maior integração entre todas as partes envolvidas no processo produtivo. Esse gerenciamento traz inúmeros benefícios à empresa, desde permitir o monitoramento dos fluxos de informação, produtos e capital, agilizando suas operações e evitando problemas e gastos desnecessários. Confira mais benefícios desse gerenciamento abaixo:

  • Gerenciamento de Risco Efetivo

Com a gestão de supply chain, é possível identificar as vulnerabilidades dos processos produtivos. E isso permite que a empresa possa desenvolver uma estratégia eficaz de gerenciamento de riscos ao longo de todas as etapas da cadeia de suprimentos.

  • Aumento da Lucratividade

O gerenciamento também permite a redução de custos operacionais. Com ele, é possível alinhar melhor a quantidade de produtos que será armazenada, reduzindo gastos com armazenamento desnecessário e otimizando estoques. 

  • Aplicação de Melhorias

Por fim, mas não menos importante, há o constante aprimoramento na prestação de serviços. A gestão de supply chain oferece maior agilidade e eficiência na entrega do produto e, com isso, estabelece contato próximo entre fabricante e consumidor final. Essa proximidade permite os feedbacks, e, a partir deles, é possível implementar melhorias na organização. 


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