Compartilhe: linkedin facebook

10 Tendências Globais que toda empresa deveria ficar de olho

Por muito tempo, o avanço tecnológico era temido e não havia uma noção de onde seria possível chegar. O mundo passou por mudanças radicais e tendências revolucionárias, que passaram a determinar o ritmo do mercado. 

Atualmente, vivemos em um estágio acelerado de inovação. Em alguns países, inclusive, já é possível imprimir brinquedos para as crianças em uma impressora 3D, programar uma geladeira para disparar pedidos de compras para alimentos que estão em falta, pedalar por cenários gerados por realidade aumentada sem sair de casa, fazer pagamentos em tempo real em plataformas de mensagem ou por QR Code. Tudo isso parece ficção científica, mas é realidade.

É possível começar a notar tendências que podem impactar globalmente as relações pessoais e comerciais nos próximos anos. Alguns fenômenos estão nascendo e devem se multiplicar no futuro próximo, enquanto outros são projeções baseadas em estudos de especialistas, executivos do mercado e clientes de diversos setores. As 10 tendências citadas abaixo são baseadas em três pilares: o futuro do humano, do consumo e do dinheiro. Os temas estão conectados e se relacionam dentro de um ecossistema maior de inovação.


1. Identidade cada vez mais fluida

Termos como "identidade líquida" e "gêneros fluidos" estão cada vez mais presentes no dia a dia. Graças a conquistas recentes da comunidade LGBTQIA+ e reivindicações por direitos de equidades, evoluímos em temas como diversidade tanto na sociedade quanto nas empresas. Inclusive, há redes sociais, por exemplo, que possuem mais de 70 opções de identidade de gênero para o usuário escolher.


2. Por um mundo com mais propósito

A pandemia fez as pessoas colocarem a mão na consciência, e a sociedade pressionar órgãos, empresas e governos a ajustar sua conduta e solucionar problemas globais como desigualdade racial, emissão de gases poluentes, desperdício de alimentos, escassez de água, assédio moral e sexual. Movimentos como Black Lives Matter e #metoo são importantes conquistas nesse cenário. Com isso, se mostra uma tendência a questão das empresas e organizações mostrarem propósito na sua operacionalização. 


3. Flexibilidade no trabalho e vida nômade

Como vamos trabalhar e viver no futuro? Modelos híbridos ganham força em diversas empresas como um meio de garantir o bem-estar das pessoas e adequar a rotina para os desejos da Geração Z. Grandes empresas, como as bigtechs, já começaram a testar, por exemplo, uma jornada de quatro dias de trabalho por semana e viram que a performance e produtividade é equivalente aos cinco dias.


4. Bem-estar acima de tudo

A saúde mental tomou conta da pauta corporativa num movimento que não parece ter volta. As pessoas estão priorizando qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e equilíbrio emocional. E a tecnologia pode ser um potente aliado nessa direção, possibilitando experiências mais convenientes, aproximando as pessoas, gerando novas conexões e nos transportando para novas realidades.


5. Novas conexões, novos relacionamentos

A maneira como as pessoas se comportam em diferentes redes sociais mudou com as novas plataformas de relacionamento e comunicação. É possível notar que são criadas personas diferentes de acordo com cada ambiente digital, multiplicando os perfis e conexões, mantendo a personalidade única e a condição humana.


6. Metaverse e a expansão do universo

Ferramentas de Inteligência Artificial e realidade aumentada estão derrubando as fronteiras entre o mundo físico e digital e proporcionando uma nova experiência imersiva. O conceito de metaverse promove a interação de diversas pessoas em um ambiente virtual com experiências em 3D que se confundem com a realidade.


7. Conveniência em primeiro lugar

As novas tecnologias estão transformando o jeito de comprar e adquirir produtos e serviços. A experiência de compra em redes sociais, os meios de pagamentos sem fricção, a inteligência que prevê o comportamento do consumidor a partir do uso de dados, os serviços on-demand são apenas alguns exemplos dessa revolução que estamos vivendo.


8. Comércio ubíquo

Já imaginou que, num futuro breve, em vez de comprar, por exemplo, peças de brinquedo para montar para seu filho você poderá imprimir os itens com sua impressora 3D? Ou seja, criar seu próprio produto e consumir à sua maneira, eliminando uma série de etapas em sua jornada de compra.


9. Consumo consciente

Assim como falamos de propósito, o consumo atrelado a valores e ética é uma tendência global que começa a ter impacto no Brasil. Empresas estão cada vez mais preocupadas em reduzir a emissão de carbono em suas operações, promover hábitos sustentáveis em sua rede produtiva e de distribuição e oferecer ao consumidor vantagens associadas a condutas corretas e responsáveis.


10. A desmaterialização do dinheiro

A relação com o dinheiro e os meios de pagamento estão passando por uma grande transformação. O avanço das carteiras digitais, criptomoedas e pagamentos em tempo real são um sinal da evolução constante da indústria de pagamentos, turbinada por soluções disruptivas oferecidas por fintechs e bancos digitais.


O que você achou das tendências para as empresas? Para acompanhar todas elas é preciso que os gestores das empresas estejam constantemente atualizados e em desenvolvimento. Então, aproveite e CLIQUE AQUI para conhecer o MBA em Gestão Empresarial no formato presencial/híbrido. Ele aborda conceitos e práticas essenciais para a preparação de profissionais atuantes em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo. MBA líder na formação de gestores, o curso forma executivos para área de gestão, desenvolvendo visão estratégica, capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de administração, habilidade pessoal em comunicação, planejamento e liderança.


Contato

Porto Alegre


  • Av. Praia de Belas, nº 1212, Torre Norte, 7º andar, sala 704
  • (51) 3230-4400
  • (51) 99110-6820
  • Segunda a Sexta, das 8h30 às 18h

Novo Hamburgo


  • Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal
  • (51) 99379-7562
  • Segunda a sexta, das 8h30 às 18h

Florianópolis


  • Rodovia SC 401, 4100 - Km4
  • (51) 3230-4400
  • (48) 98870-3902
  • Segunda a sexta, das 9h às 18h

Tour Virtual - Unidade Porto Alegre

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies. e a nossa Política de Privacidade.