Avaliação do projeto Água para Todos é apresentada em seminário sobre políticas públicas

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) participou, nos dias 23 e 24 de outubro, do 3º Seminário do Núcleo de Políticas Públicas: Análise e Avaliação (NUPPAA), que teve como tema “capacidades estatais e inovação“. O evento, que aconteceu no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, reuniu atores públicos e privados com atuação em análise e avaliação de políticas públicas, incluindo professores, pesquisadores, gestores públicos governamentais, do terceiro setor, estudantes de pós-graduação e profissionais que realizam pós-doutorado.

As pesquisadoras da FGV DAPP, Beatriz Meirelles e Paula Audibert, apresentaram o trabalho “O Programa Água Para Todos na visão do seu público-alvo”, que compõe a avaliação da efetividade do Água Para Todos realizada para o Ministério da Integração Nacional, no Grupo de Trabalho de Avaliação de Políticas Públicas. O trabalho tratou da pesquisa qualitativa de campo, realizada com beneficiários e não-beneficiários do Programa, que tinha como objetivo analisar o papel e o impacto na vida das famílias, buscando relacionar os resultados das entrevistas com os critérios de avaliação de mérito do Água Para Todos.

Os resultados apontaram que o Programa tem contribuído para uma significativa mudança na vida das famílias. Tem sido eficaz na sua atuação ao garantir o acesso e maior regularidade no provimento de água para as populações rurais, além de ter contribuído de forma indireta na qualidade de vida das famílias não-beneficiárias, evidenciando a sua efetividade. No encerramento do 3º Seminário NUPPAA, foi discutida a importância de se realizarem análises e avaliações de políticas e programas que incorporem outras possibilidades de metodologias, não se restringindo apenas a aspectos econômicos.