Como escolher o melhor MBA para você?

Um caminho para aumentar o salário, receber uma promoção, mudar de emprego — ou até de carreira , ampliar o networking ou simplesmente adquirir novos conhecimentos. Um MBA pode ser sinônimo de tudo isso. Mas com tantas opções no mercado, fica difícil  escolher qual é a melhor alternativa para os seus objetivos, não é mesmo?

Mas, afinal, o que é MBA?

A sigla MBA significa Master Business Administration. Trata-se de um curso de especialização destinado à área de gestão e administração. Os cursos de MBA são destinados aos profissionais que buscam se aprimorar e assumir um novo patamar em suas carreiras, ou até mudar de área de atuação.

Como é definido e reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) como uma forma de pós-graduação, é necessário possuir diploma de graduação ou tecnólogo para cursar um MBA. Devido às suas áreas de conhecimento mais voltadas para o campo da gestão, o MBA é comumente procurado por executivos, empresários e gestores.

MBA Presencial x Live X Online

A FGV possui diferentes modalidades de MBA para se adaptar às suas necessidades, disponibilidades e preferências de ensino em relação ao ambiente de aula, modalidade de avaliação e flexibilidade de horários. As modalidades são:  MBA Presencial,  MBA Live e  MBA Online.

• Como funciona o MBA Presencial?

As aulas acontecem em nossas salas de aula especialmente preparadas para gerar o máximo de interação entre professores e alunos, propiciando um networking de alto nível.

É a modalidade ideal para quem não abre mão de interagir com colegas e professores. Porém, tem um caráter menos flexível e exige uma maior disponibilidade de tempo em períodos determinados.

• Como funciona o MBA Live?

Criado a partir de um contexto onde a tecnologia tomou conta do dia a dia da sociedade, o MBA Live traz a sala de aula para dentro do computador e da rotina dos alunos, provando que não existem barreiras para a construção do conhecimento.

A modalidade Live utiliza a tecnologia digital de webconferência como instrumento facilitador da educação, proporcionando aos nossos alunos uma maior flexibilidade no acesso às aulas, independentemente de sua localização. Apesar das aulas acontecerem à distância, a metodologia é centrada na interação entre teoria e prática, possibilitando atividades que permitam a simulação de experiências reais e propiciam uma vivência desafiadora.

• Como funciona o MBA Online?

O MBA Executivo do FGV Online utiliza a tecnologia digital como instrumento facilitador da educação, aliada ao seminário presencial realizado em unidades da FGV ou em polos conveniados, além de atividades síncronas previamente agendadas com os alunos. Por meio de uma estratégia flexível de estudos, o aluno organiza sua programação, conciliando a vida pessoal e profissional com o cronograma do curso.

Por ser um curso a distância, a metodologia é calcada na interação, nos recursos e nas ferramentas proporcionadas pela internet. O aluno terá acesso a um ambiente virtual, o eClass FGV, uma plataforma prática e intuitiva com todo o conteúdo online e com recursos interativos que facilitarão a jornada de aprendizagem.

Qual o momento ideal para fazer um MBA?

Desde que possua graduação e atue – ou deseje atuar – em alguma área relacionada à administração ou gestão, você pode cursar um MBA. Porém, é normal que profissionais com ao menos três anos de experiência de mercado tirem um maior proveito do curso. Sua experiência profissional desse tempo de atuação permitirá colocar o conhecimento obtido em sala de aula em perspectiva, contribuindo para o debate com outros colegas e agregando conhecimento prático.

Outro momento ideal para cursar um MBA é aquele em que você está buscando uma realocação em sua carreira e precisa do conhecimento e ferramentas complementares para fazer isso. O curso de MBA também é indicado para profissionais que desejam ampliar sua rede de networking e aprimorar competências gerenciais como tomada de decisão e liderança.

O que um MBA agrega a sua carreira?

Uma das perguntas mais comuns a se fazer quando você está tomando a decisão de fazer um MBA é: o que isso agrega à minha carreira? Qual o retorno que terei pelo meu investimento, tanto financeiro quanto de tempo?

Comecemos pelo básico: MBAs são cursos focados no conhecimento orientado a resultados. Isso significa que você poderá aplicar o que aprender quase imediatamente no seu dia a dia de trabalho, otimizando os resultados da sua empresa. Não é nem necessário dizer que essa melhora nas entregas em tempo real é benéfica, tanto para os empreendedores donos dos próprios negócios, quanto para profissionais e executivos buscando ascender a cargos mais altos dentro de suas empresas.

Outra percepção que traz valor para sua carreira é a aprendizagem de competências essenciais que preparam você para cargos de gestão. Liderança, visão estratégica, tomada de decisões – essas são apenas algumas das habilidades exigidas de bons gestores e também são comumente trabalhadas em programas de MBA. Então, se você está se preparando para assumir um cargo de liderança em sua carreira, fazer um MBA pode ser a resposta certa para você.

Para quem busca se colocar melhor no mercado de trabalho, o MBA também pode ser uma excelente opção. Ter uma certificação de MBA em seu currículo, principalmente de instituições mais reconhecidas, torna você um candidato mais valorizado na disputa por melhores cargos. Uma pesquisa da Catho Educação de 2019 identificou que profissionais com MBA aumentam seu salário em até 53,7%.

Gostou do conteúdo? Quer fazer um MBA e ser um destaque profissional nas empresas? Então, CLIQUE AQUI e conheça nossos cursos!