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Como implementar práticas de gestão estratégica no seu departamento jurídico e por onde começar?

A graduação em Direito oferece uma gama de conhecimentos que pode levar os profissionais a ter uma carreira brilhante do ponto de vista técnico. No entanto, os cursos não apresentam tanto foco na gestão de negócios e todas as atividades e rotinas que envolvem os departamentos jurídicos. Com isso, as empresas têm o grande desafio de conseguir aliar a prática do Direito com a visão de negócios, buscando a integração do departamento jurídico como uma unidade colaborativa e de gestão estratégica.


Qual o papel dos departamentos jurídicos nas empresas? 

Os departamentos jurídicos foram vistos, por muito tempo, como “centrais de custos” e trabalhavam isoladamente do restante das empresas com profissionais eminentemente técnicos. Contudo, essa cultura vem cedendo espaço a um papel mais proativo por parte dos jurídicos internos, transformando-os em protagonistas no planejamento estratégico da empresa. 

Quaisquer melhorias na performance dos departamentos jurídicos podem ser rapidamente sentidas nas outras áreas da empresa, assim como um eventual decaimento do seu desempenho.  Por isso, eles não devem atuar como “ilhas” em uma organização, mas, como engrenagens que criam pontos de contato entre as diferentes áreas do negócio. 


Como implementar práticas de gestão estratégica?

Com isso, as empresas têm enfrentado o desafio de unir a prática do Direito com uma visão de negócios, integrando o departamento jurídico como uma unidade colaborativa e de gestão estratégica na estrutura geral da organização. Para isso, é importante adotar práticas de gestão estratégica, pois elas têm como objetivo geral, impulsionar a melhoria de rotinas e atividades realizadas pelo departamento com foco em qualidade, redução de custos e administração de riscos.  

As práticas de gestão estratégica devem ser adotadas segundo os pontos específicos a serem melhorados em cada empresa. Portanto, a escolha de cada uma delas deve levar em conta o tamanho da organização, o número de profissionais do departamento jurídico, o escopo do negócio, entre outras variáveis. Mas, de maneira geral, para iniciar sua implementação em forma de checklist, compilamos 5 práticas principais que não podem faltar nos departamentos jurídicos. 

  1. Seja fluente na linguagem dos negócios 

Os gestores jurídicos precisam ter “fluência na linguagem dos negócios”. Isso é essencial para a credibilidade do profissional como líder na empresa, além de ajudar a garantir a capacidade de tradução de conceitos jurídicos complexos em termos simples e com valor comercial para a organização. 

Muitas vezes, os profissionais do Direito têm dificuldades de participar das discussões com os departamentos financeiro ou contábil, em razão da falta de “fluência” em sua linguagem. Portanto, compreender termos específicos do negócio é uma necessidade e uma vantagem a qualquer profissional que se comunique bem.

Além disso, considerando que o Jurídico deve ser considerado uma “central de soluções” para a empresa participando proativamente na criação de valor, compreender o funcionamento do negócio e ter fluência no diálogo com suas áreas é um ponto de extrema atenção para gestores e suas equipes. A maior ou menor fluência na linguagem de negócios do departamento pode distanciar ou criar sinergia na organização. 

  1. Invista em comunicação e estabeleça networking

Além de ser “fluente na linguagem dos negócios”, os departamentos jurídicos eficientes precisam buscar por práticas de comunicação claras, objetivas e positivas. Desde a criação de comunicações internas, diálogos e reuniões, até a resolução de conflitos, o departamento jurídico precisa transmitir as mensagens de forma acessível e bem alinhadas ao estilo de comunicação interna da própria empresa. 

Esse tipo de comunicação prática e acessível a todos, independentemente da área de formação, contribui para que o departamento seja visto como um canal aberto e preocupado às necessidades da empresa. A linguagem jurídica rebuscada, as recomendações jurídicas inconclusivas sem engajamento com o negócio e a hesitação para a tomada de riscos devem ser substituídas por uma visão empresarial moderna. 

Além disso, fazer networking dentro da empresa é fundamental para o sucesso de qualquer departamento. Ter relacionamentos com colegas, entendendo suas dores e gargalos ajuda a conquistar credibilidade e fornecer as melhores recomendações jurídicas quando for necessário.  

  1. Capacite e motive a equipe 

Como acontece em qualquer outra área, uma gestão eficiente é fundamental para o sucesso do time. Para isso, é importante estabelecer métricas de performance e monitoramento das tarefas atribuídas a cada colaborador da equipe. O acompanhamento sob a forma de métricas colabora para a compreensão de quais demandas precisam de revisão contínua e repetitiva ou que não obedecem aos cronogramas e prazos previstos. 

Além disso, atribuir papéis e direcionar as pessoas para as atividades certas também são pontos chaves para o melhor desempenho do departamento. Dessa forma, é importante que o gestor estabeleça programas de capacitação e cursos, a fim de treinar os profissionais do Jurídico para que tenham um nível de expertise e conhecimento técnico adequado às suas tarefas. 

Outro ponto importante é que o gestor tenha um olhar sensível às necessidades dos colaboradores envolvidos, criando estímulos para que se sintam parte integrante da missão da empresa. Profissionais engajadas e com senso de importância para o contexto onde estão inseridos trabalham com mais afinco e determinação, beneficiando todo o departamento e a empresa.  

  1. Tenha foco em compliance e proteja a reputação do seu negócio

Um departamento jurídico focado em ética e compliance é essencial para gerar valor ao negócio. Isso porque, medidas de “conformidade” atuam na proteção da reputação da marca e do nome empresarial a longo prazo - esses danos reduzem a possibilidade de investimentos externos e a valorização dos serviços por parte dos consumidores. Dessa forma, um departamento jurídico atento às boas práticas de ética e governança corporativa é fundamental, pois além de assumir um caráter estratégico, atua preventivamente assegurando a longevidade da organização. 

Além disso, é papel do departamento jurídico orientar a empresa sobre decisões que possam destoar dos limites éticos e jurídicos aplicáveis, orientando posicionamentos de marca, discursos e práticas que possam ser rechaçadas por consumidores fidelizados. Inclusive, esse estilo de gestão alinhado à sustentabilidade do negócio e da marca é focado na redução dos riscos existentes, fortalecendo as relações de confiança e transparência com consumidores e parceiros de negócios.

  1. Monitore e revise as práticas de gestão periodicamente

Por fim, para assegurar o sucesso das práticas de gestão adotadas é imprescindível monitorá-las e revisá-las periodicamente. Algumas boas práticas podem ser substituídas ou incrementadas, conforme as necessidades do departamento e o próprio crescimento do negócio ao longo do tempo. 

Além disso, fortalecer o “ciclo de vida” das práticas adotadas é fundamental para mensurar seus resultados com precisão e extrair os indicadores certos. O acompanhamento das atividades executadas no departamento, seus custos internos e externos, o capital humano envolvido, entre outras métricas, também deve ser feito continuamente. 


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