Como liderar equipes em home office?

A pandemia mudou a rotina das pessoas de muitas maneiras, mas especialmente nos formatos de trabalho. E, inclusive, seu efeito sobre as práticas no ambiente corporativo ficarão ainda mais claras nos próximos anos, principalmente em relação à gestão das lideranças no home office.

Muitas empresas migraram rapidamente para o trabalho remoto, com custos indiretos menores e colaboradores mais felizes. Aliás, muitas, inclusive, estão considerando futuramente a adoção do modelo híbrido ou manter o trabalho remoto de forma integral.

Independente se for uma startup ou uma grande empresa, os formatos de trabalho híbrido e remoto trazem novos desafios e aprendizados para os gestores. Para manter a equipe produtiva e motivada, pode ser necessário adaptar os processos.

Como liderar equipes em home office?

Quando os gestores estão acostumados a ter a equipe ao seu lado e fazer reuniões presenciais, ter que administrar tudo de longe é um desafio. Por isso, confira as dicas abaixo para adaptar o estilo de gestão ao trabalho virtual.

1. Estruture as atividades em projetos

É preciso estruturar as demandas e as tarefas de forma clara e assertiva para evitar retrabalhos e garantir a produtividade. Inclusive, é importante lembrar que, no trabalho remoto, as pessoas não têm como ficar tirando dúvidas pontuais facilmente e, por isso, elas devem saber exatamente o que deve ser feito.

Para isso, agrupe as tarefas em projetos e defina claramente o que deve ser feito, a data que precisa ser entregue e o resultado esperado.  Nas atividades rotineiras, crie metas diárias de produtividade para cada colaborador da equipe de forma individual. E, se as pessoas entregarem o combinado dentro do prazo e com um bom nível de qualidade, o gestor não precisa se preocupar muito com o fato delas estarem ou não em suas mesas em uma determinada hora do dia, certo?

1. Use um sistema de gestão on-line

Um dos grandes desafios na hora de gerenciar os colaboradores em home office é mantê-los informados e atualizados sobre o status das demandas. E, isso é ainda mais importante quando há interdependências entres as atividades dos membros da sua equipe. A dica, portanto, é usar um sistema de gerenciamento de tarefas on-line.

Eles são baseados no modelo de gestão Kanban e podem ser acessados tanto do computador quanto do celular. E, além de facilitar a visualização das atividades por todos os membros da equipe, estes sistemas auxiliam o gestor a mensurar os avanços e conquistas da equipe.

1. Aprimore a comunicação interpessoal

A comunicação interpessoal vai além das palavras e a não verbal é tão importante quanto a verbal na hora de passar a mensagem correta. Pois, por exemplo, o tom de voz, a expressão facial, a postura corporal, dizem mais que as palavras na maioria das vezes.

Por isso, a comunicação interpessoal se torna um dos grandes desafios na hora de gerenciar funcionários em home office. Por mais avançada que seja a tecnologia, não é possível se comunicar virtualmente tão bem quanto presencialmente. Além disso, no ambiente virtual não é possível confiar na capacidade de reconhecer o humor das pessoas conforme a linguagem corporal, nem saber se a pessoa acordou ou não de mau humor.

1. Respeite a vida das pessoas

O gestor precisa ter consciência que quando o profissional está trabalhando em casa, ele tem uma rotina diferente da que tinha na empresa. Além disso, normalmente o profissional que procura o home office, está buscando ter mais tempo para se dedicar as outras áreas da sua vida. Por exemplo, pode priorizar levar os seus filhos para a escola diariamente ou ir à academia no horário do almoço. E, isso não significa que ela irá trabalhar menos.

Por isso, é importante que o gestor esteja ciente dos horários, preferências e necessidades dos seus colaboradores em home office e procurar se adaptar da melhor forma possível. Por exemplo, no escritório é possível simplesmente olhar para o colega e saber se ele está ocupado antes de interrompê-lo para pedir uma informação.

1. Concentre-se no resultado

No modelo home office, o gestor precisa se concentrar no resultado do trabalho entregue, e não no período que é trabalhado, pois, desde que o profissional entregue o resultado combinado, não importa se ele decidiu tirar uma tarde para resolver problemas pessoais. O importante é ele ter a disciplina para compensar essas horas ausentes e entregar o resultado.

Portanto, ao gerenciar colaboradores em home office, o gestor precisa focar nos resultados e aprender a não se preocupar excessivamente com o processo e tempo. É preciso confiar nas pessoas e analisar os resultados obtidos.

1. Faça atualizações regulares

Não confirme o provérbio Búlgaro “fora da vista, fora da mente” deixando os colaboradores em home office fora da zona de influência. O gestor precisa dedicar a mesma quantidade de atenção aos colaboradores remotos quanto às pessoas com quem lida todos os dias presencialmente.

Por isso, é importante ser consistente e disciplinado para analisar e aprovar todas as entregas feitas pelos profissionais que estão trabalhando em casa. E, mais do que isso, é importante criar o hábito de fazer reuniões rápidas regularmente para atualizar o status das tarefas e não deixar de dar feedbacks sobre os desempenhos.

Para aperfeiçoar-se mais ainda como gestor, CLIQUE AQUI para conhecer o MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas. Ele foi desenhado para atender à demanda do mercado por um curso de especialização que contemple, simultaneamente, uma sólida formação em gestão de pessoas e o desenvolvimento de soft skills. Por meio dele, o participante estará apto a ocupar posições de liderança e contribuir para o desempenho organizacional, desenhando e implementando políticas e práticas de gestão de pessoas alinhadas aos objetivos estratégicos da organização.