Confiança do Comércio aumenta em agosto, mas melhora depende de mercado de trabalho e consumidores

Índice de Confiança do Comércio (ICOM) do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) subiu 3,2 pontos em agosto, ao passar de 95,5 para 98,7 pontos. Esse foi o terceiro resultado positivo consecutivo. O índice em médias móveis trimestrais subiu 2,4 pontos depois de cinco quedas seguidas.

“A alta da confiança em agosto foi decorrente de uma significativa melhora da percepção dos empresários com o ritmo de vendas. Apesar disso, ainda não foi suficiente para superar o patamar do final do ano passado. O resultado sugere continuidade na recuperação do setor, ainda em ritmo lento, mas um pouco melhor do que foi registrado no primeiro semestre do ano. Melhoras mais expressivas ainda dependem da recuperação mais consistente do mercado de trabalho e da confiança dos consumidores”, avalia Rodolpho Tobler, Coordenador da Sondagem do Comércio do FGV IBRE.

Em agosto, a confiança subiu em 10 dos 13 segmentos. A melhora do índice foi influenciada devido a uma melhora expressiva do Índice de Situação Atual (ISA-COM), enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) acomodou em agosto. O ISA-COM subiu 7,1 pontos ao passar de 88,6 pontos para 95,7 pontos, maior valor desde dezembro de 2018 (97,4 pontos). O IE-COM recuou 0,8 ponto depois de subir nos últimos dois meses, registrando 101,8 pontos.

O segundo resultado expressivo do ISA-COM em agosto também se reflete no Indicador de Desconforto do Varejo Ampliado (composto pela média das parcelas padronizadas, demanda insuficiente, acesso ao crédito bancário e custo financeiro como limitações a melhoria dos negócios). A quarta queda seguida do indicador (em médias móveis trimestrais) mostra que os empresários têm encontrado menos limitações no ambiente de negócios, porém o indicador ainda se mantém em patamar moderadamente elevado, ficando acima de 100 pontos desde abril de 2014 (99,7 pontos).

O estudo completo está disponível no site.