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Entenda o que é inbound marketing e a importância dele para sua empresa!

De uma maneira ou outra, o marketing sempre se baseou em interrupções. As empresas tiravam a atenção das pessoas de suas tarefas diárias para mostrar como o produto X ou o serviço Y seria vantajoso em suas vidas. Inclusive, não eram raros os casos em que a qualidade das soluções vendidas deixava a desejar, e o consumidor pouco poderia fazer para se valer dos seus direitos. Mas os tempos mudaram.

A transformação digital e as mudanças radicais no comportamento do consumidor, mudaram as regras do jogo para sempre. Diante disso, as empresas precisaram criar formas de conquistar e manter seus clientes, e o Inbound Marketing foi a melhor delas.

O Inbound Marketing tem o objetivo de atrair e conquistar de forma ativa o público-alvo e os leads qualificados, seja em buscadores, como o Google, seja nas redes sociais. Não se trata de realizar ações para o público em geral, como o velho marketing fazia. O Inbound Marketing foca os seus esforços em atrair as pessoas certas. Faz todo o sentido, não?


O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é um conjunto de técnicas que envolve a criação e o compartilhamento de materiais específicos para um determinado público, que será impactado de acordo com o que se busca na Internet. Com isso, um dos pilares do Inbound Marketing é o marketing de conteúdo, que trabalha a produção e a distribuição de diversos tipos de materiais de qualidade — como postagens em blogs e em redes sociais, vídeos etc. — para trazer as pessoas certas às empresas.

Dessa forma, os consumidores se comunicam com a empresa, que vai entender as suas necessidades, ajudá-los e encantá-los, fazendo com que sigam comprando e indicando o produto a terceiros. Para que isso aconteça, é preciso alinhar o material produzido com os interesses do público-alvo, o que fará com que a empresa atraia o tráfego de entrada necessário para, então, converter em leads, fechar negócios e conquistar a fidelidade do cliente. 

Ou seja, o Inbound Marketing pode ser considerado o melhor caminho para transformar estranhos em clientes e promover um negócio. Isso porque a sua metodologia é adaptada à atual situação de mercado e aos hábitos de compra dos consumidores. Afinal, as pessoas não adquirem mais produtos ou serviços sem fazer uma boa pesquisa online antes.


Quais são os benefícios do Inbound Marketing?

Valores mais baixos e alcance mais certeiro são apenas duas das principais vantagens que o Inbound Marketing pode trazer para às empresas. Entenda melhor:

  • Você chega ao público que precisa

Quando um conteúdo é produzido de forma adequada e divulgado nos canais certos, conta com mais chances de chegar às pessoas que vão se interessar por comprar. Ou seja, produzir conteúdo de qualidade e postá-los na frequência certa é uma forma de atrair mais leads, que vão ter boas chances de se converter em novos clientes. 

Além disso, como a análise da persona costuma estar relacionada ao trabalho no Inbound Marketing, a tendência é que esses conteúdos sejam relevantes para quem está do outro lado, aumentando as chances de sucesso da sua estratégia.

  • Aumenta a visibilidade da marca

Antes de o Marketing ser digital, havia mais limites para conhecer novas marcas e produtos — principalmente geográficos. Mas o mundo mudou, e a forma de chegar ao público, então, nem se fala. Com o Inbound Marketing, o alcance da sua empresa aumenta consideravelmente, podendo atingir consumidores que nem estão no mesmo país.

Ao apostar em produção de conteúdo online, a empresa tem a chance de ganhar uma visibilidade sem limites e fortalecer o seu negócio em relação à concorrência. Ainda, quando o conteúdo é compartilhado por fãs da marca, consegue alcançar ainda mais gente. E como os conteúdos focam temas relevantes para a audiência, a chance de isso acontecer é muito maior.

  • Aproxima-se dos clientes

Existe situação mais desagradável do que uma pessoa entrar em uma loja física e ser abordada por um vendedor incansável tentando convencê-la a comprar um produto? Com a Internet e o Marketing de Conteúdo, são as pessoas que chegam até as marcas por meio de materiais que vão selecionando em suas leituras virtuais. E, usando as estratégias de Inbound, é possível conquistar o público postagem a postagem. 

  • Constrói alinhamento entre Marketing e Vendas

Com o Inbound Marketing, é possível construir um fluxo de conteúdo em postagens, envios de e-mail marketing e e-books, por exemplo. Isso permite deixar os leads no estágio perfeito para a aquisição do produto ou serviço em questão. Afinal, um dos princípios do Inbound é justamente educar a persona, mostrando como as soluções do seu negócio podem ser ideais para o consumidor.

  • Passa a ter um ciclo de vendas mais curto

A jornada de um cliente começa na atração, quando alguém chega ao site ou rede social interessado em algum conteúdo. Assim, o tempo que leva para que ele passe de lead a consumidor corresponde ao ciclo. Quanto mais longo, mais caro isso se torna para a empresa. 

Com essa estratégia, a apresentação de um problema (e posteriormente a solução) se torna mais rápida. O Inbound consegue reduzir esse tempo, pois trabalha com conteúdo focados nas diversas fases de um funil de vendas. Isso ainda permite um maior número de vendas e economia ao longo de todo o processo, aproveitando melhor os recursos disponíveis para a sua equipe.

  • Consegue medir os resultados com agilidade

Quando você posta um texto novo no blog, pode ver o tráfego em tempo real, assim como mensurar o sucesso das postagens em redes sociais, os números de compartilhamentos de links, entre outros indicadores. Essa agilidade permite mudar a estratégia sempre que sentir que a resposta não é a ideal. 

Portanto, o segredo, nesse caso, é olhar com frequência os resultados para compreender melhor o público e as possíveis mudanças. O Inbound é mutável, e a boa notícia é que as equipes podem acompanhar e alterar as estratégias em tempo real. No longo prazo, isso representa uma economia de recursos com aquelas táticas que não oferecem o retorno esperado.

  • Cresce em ticket médio

Com os conteúdos publicados, é possível educar o seu público e mostrar a ele a diferença entre produtos e serviços de qualidade e outros que só têm uma oferta mais barata. A consequência? Eles podem comprar mais e em quantidades maiores, fazendo com que o investimento em Inbound Marketing seja ainda mais vantajoso.


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