Estudo sobre desinformação e democracia é apresentado na Alemanha

O diretor de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) Marco Aurélio Ruediger apresentou estudo e debateu redes sociais e política na Chancelaria e no Ministério de Relações Exteriores da Alemanha. No encontro, realizado de 17 a 23 de novembro, ele fez apresentação sobre práticas de desinformação e democracia no Brasil.

Ruediger participou do evento "Digitalização e Democracia: Desafios das redes sociais, big data e da desinformação para o parlamentarismo", a convite do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha como parte do Programa de Visitantes daquele país. O programa realiza missões temáticas com lideranças selecionadas de diversas partes do mundo.

Entre os presentes no encontro, realizado nas cidades de Berlim e Munique, esteve Markus Beckedahl, o fundador e editor-chefe do netzpolitik.org, que falou sobre a discussão política na sociedade em rede e os direitos civis na esfera digital. Beckedahl foi palestrante no evento Digitalização e Democracia realizado pela FGV DAPP, em parceria com a Embaixada da Alemanha e a Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio).

Além dele, também participaram representantes do The Weizenbaum Institute for the Networked Society, um instituto alemão voltado para estudos de internet, que levou pesquisadores para falar sobre estratégias de regulação das redes sociais e o professor Simon Hegelich, da Technical University of Munich (TUM), que abordou a conexão entre as ciências política e de dados.

A participação no evento cumpre um conjunto de agendas e ações que a FGV DAPP integra e tem o objetivo de analisar a influência da informação na era digital para a democracia. A Diretoria organizou dois eventos durante esse ano com o tema Digitalização e Democracia e, também, participou da missão de observação da OEA nas eleições do Panamá, no âmbito da Sala de Democracia Digital, que monitora o debate político online.