Estudos sobre liderança feminina e ambiente de trabalho são premiados internacionalmente

Dois artigos de professores da Escola de Administração de Empresas de São Paulo foram escolhidos como "best paper" do ano pelos periódicos em que foram publicados e premiados Academy of Management (AOM), em Boston (EUA). Paulo Arvate e Gisele Galilea receberam o prêmio concedido pela revista The Leadership Quarterly pelo trabalho “The Queen Bee: a myth? The effect of top-level female leadership on subordinate females”, desenvolvido em conjunto com a mestranda Isabela Todescat. Já Rafael Alcadipani foi reconhecido pelo Journal of Management Studies pelo artigo “I shot the sheriff: irony, sarcasm and the changing nature of workplace resistance”, escrito em parceria com John Hassard (University of Manchester) e Gazi Islam (Grenoble Ecole de Management).

O estudo “The Queen Bee” investiga o efeito da liderança feminina sobre as diferenças de gênero em organizações públicas e privadas. O impacto foi mensurado em um quase-experimento envolvendo eleições para prefeitos, valendo-se de uma amostra de 8,3 milhões de organizações distribuídas em 5.600 municípios brasileiros. Os resultados apontam que quando os municípios em que uma mulher foi eleita líder (grupo de tratamento) são comparados com os municípios em que um homem foi eleito líder (grupo de controle), houve um aumento no número de gestoras de nível superior e médio em organizações públicas.

Já no trabalho “I Shot the Sheriff”, Alcadipani aborda a disseminação do conceito de Lean Management. A pesquisa sugere a proliferação de sistemas de coerção e questionou se Lean é uma abreviação de redução de custos e novas formas de dominação, embora frequentemente adote em seus discursos uma abordagem de “relações humanas”. O estudo argumenta ainda que as manifestações distintas de dominação emergentes durante o programa Lean estimularam formas particulares de reação dos trabalhadores, que são explicadas através de ilustrações de trabalhos de campo.

A reunião anual da Academy of Management (AOM) aconteceu em Boston entre 9 e 13 de agosto.