Mestrandos participam de módulo internacional sobre Design Thinking Innovation na Espanha

Os alunos do Mestrado em Gestão Empresarial (MEX) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE) participaram mais uma vez do módulo internacional promovido pela ESADE Business School.  O curso, realizado de 15 a 19 de julho de 2019, na cidade de Barcelona, na Espanha, abordou o tema Design Thinking Innovation. Para acompanhar os alunos no módulo, foram designados o coordenador acadêmico e a supervisora acadêmica do MAP, professor Francisco Gaetani e, Roberta Guimarães, respectivamente.

O módulo, que está em sua quarta edição, teve como objetivo permitir aos mestrandos expandir suas perspectivas globais. Os participantes obtiveram um conhecimento mais profundo sobre a realidade da Catalunha (Espanha) e da União Europeia. Além disso, puderam refletir sobre os assuntos de forma estratégica a fim de criar soluções inovadoras em um contexto internacional.

A programação do curso englobou aulas com os professores da ESADE e visitas a importantes empresas e instituições instaladas na região. Os palestrantes falaram sobre a conjuntura econômica da União Europeia, assim como opiniões sobre o possível impacto do Brexit no futuro da comunidade. Reconhecida pela excelência na área de inovação e design thinking¸ a estadia na ESADE proporcionou aos alunos a oportunidade de ouvir profissionais e docentes sobre como desafiar paradigmas e ter em mente novos modelos de negócios e criatividade para manter a competitividade.

Para ilustrar a excelência da escola de negócios espanhola na área de inovação e criatividade, os alunos conheceram a ESADE Creapolis, um parque de criatividade, que abriga desde startups a empresas de médio porte. Além das palestras, os participantes também visitaram as seguintes empresas baseadas na cidade catalã: Hewlett Packard (HP), a companhia de tecnologia da informação multinacional americana, e a Desigual, uma das marcas espanholas mais populares e famosa por produzir roupas e acessórios conhecidos pelas suas cores distintamente brilhantes e padrões lúdicos. Outra visita importante que os mestrandos participaram foi ao Porto de Barcelona, um dos mais importantes da Europa e o quarto mais requisitado no setor turístico.

Para o coordenador do MAP, professor Francisco Gaetani, a experiência de passar uma semana no ESADE, em Barcelona, é uma oportunidade única. “A programação foi desenhada para o melhor aproveitamento possível, combinando, de forma leve e instigante, ensino e visitas técnicas. Fizemos contato com empresas e iniciativas que transformaram Barcelona em uma cidade global. Na verdade, as aulas são conferências de altíssimo nível que condensam o conhecimento de cursos inteiros, lecionadas por docentes de nível internacional. O networking é um plus”, destacou.

Ana Maria Paschoal Lima, mestranda da turma MEX Regular 2019, ressaltou que o curso na ESADE a fez pensar sobre novos rumos profissionais e acadêmicos na sua carreira. “O módulo internacional, em primeiro lugar, me mostrou o quanto a FGV é uma instituição alinhada com as demais escolas de excelência no exterior. A oportunidade de aprender com professores que têm a visão baseada em outra cultura e em outra forma de incentivar a inovação foi bastante intrigante. Isso vinculado às visitas técnicas em empresas em que todos os conceitos aprendidos são aplicados foi muito elucidativo.  A sensação é de que toda a teoria motiva a prática e de que toda a prática motiva novas teorias e novos pensamentos. Efetivamente voltei mais animada para estudar e buscar horizontes mais interessantes para a minha vida acadêmica e profissional”, explicou.

Para Carla Chaves Savelli, aluna do MAP Regular 2019, participar do módulo internacional da ESADE foi uma experiência enriquecedora. “Além do conhecimento teórico apresentado em sala de aula, uma semana de imersão internacional intensa em outro ambiente cultural possibilitou a amplificação do nosso repertório para inovar e criar soluções no ambiente de trabalho. Além disso, transformou não somente a visão sob o ponto de vista acadêmico e profissional, mas também no âmbito pessoal; muda a forma como entendemos e enxergamos o mundo, como profissionais e como cidadãos”, disse.

Com unidades em Madri (Espanha), Barcelona (Espanha) e Buenos Aires (Argentina), a ESADE Business School é considerada uma das melhores escolas de negócios do mundo e figura entre as 57 escolas no mundo que conquistaram a chamada tripla acreditação na área de negócios (EFMD - Equis, AACSB e AMBA).

Para saber mais sobre os Mestrados Profissionais da FGV EBAPE, acesse o site.