Compartilhe: linkedin facebook

O que podemos aprender sobre carreira com a ida de Marcos Mion para a Globo?

A ida de Marcos Mion para a TV Globo foi um dos assuntos mais comentados nas últimas semanas na internet. Demonstrando imensa felicidade em suas redes sociais, Mion irá apresentar o “Caldeirão” a partir do dia 4 de setembro – data anterior à estreia de Luciano Huck no “Domingão”. 

Além disso, o profissional ainda irá encabeçar alguns projetos no Multishow, em 2022, que estão em desenvolvimento, incluindo um programa semanal, transmissões de festivais e um reality show. Mas, em meio a essa comemoração e divulgação da transição de emissora, vale o pensamento sobre o que podemos aprender com Mion no que tange à carreira. 

  • Paciência – uma carreira não é construída do dia para a noite

A carreira de Marcos Mion não começou agora – já são 22 anos como comunicador, até conseguir conquistar um dos horários mais nobres da Globo. Inclusive, ele começou sua trajetória como ator, na própria Globo, com a série "Sandy e Junior", em 1999. No entanto, ele não tinha ido aos Estúdios Globo até agosto de 2021, porque as gravações do programa aconteciam em Campinas (SP).

No mesmo ano, ele começou a atuar como VJ da MTV, apresentando os programas "Supernova", "Uá Uá MTV" e o "Piores Clipes do Mundo", o que lhe fez ganhar notoriedade como apresentador. Por meados de 2002, ele teve uma passagem pela Band, mas acabou voltando para a MTV tempos depois, onde esteve até 2009. Nesse ano, Mion assinou contrato com a Record e assumiu o comando dos "Legendários". Depois, na mesma emissora, também apresentou o "Ídolos", "A Casa" e em 2018, ficou à frente da apresentação de "A Fazenda".

Ou seja, com toda essa carreira do Mion, podemos concluir que, depois de todos esses anos de experiência, o profissional encontra-se muito mais preparado para assumir suas funções na Globo. E, portanto, não devemos ter pressa para crescer. É preciso aprender a aproveitar a trajetória e compreender que toda experiência é válida para se tornar um líder e ter uma carreira mais consistente no futuro.

  • Entrega de resultados consistentes

Somente Record, Mion ficou por mais de 10 anos e destacou-se muito pelos resultados que alcançou em "A Fazenda 2020". Inclusive, ele foi um dos grandes responsáveis por trazer o TikTok como um dos quatro principais patrocinadores do programa, em razão da sua credibilidade diante dos anunciantes e por ter muitos seguidores na plataforma.

Inclusive, com isso, é possível notar que Mion participa de todas as etapas do projeto, não atuando somente como apresentador, mas sim um intraempreendedor. Ele buscou resultados para todo o programa - "Estou em contato direto com a equipe do TikTok, participando e dando ideias. Tenho certeza de que vai chegar um momento em que vão se perguntar 'é TikTok ou é Fazenda?' ou é 'Fazenda ou TikTok?' de tão grande a imersão nessa experiência. E eu me divirto, e não é pouco, fazendo os meus tiktoks", comentou Mion, em uma coletiva de imprensa, antes do início de "A Fazenda 2020".

Mais do que isso, Mion também agradou muito o público na internet – gerando, aliás, muitos pedidos para que Boninho o considerasse para o comando de um dos reality shows da Globo (no caso, o "No Limite"). O comunicador só não pôde fazer isso porque a quebra de contrato com a Record não o permitia estar em outra emissora nos três meses seguintes (e o programa iria começar nesse intervalo).

Com todo esse histórico, é possível compreender com Mion que, ao fazermos o nosso melhor, as pessoas ao nosso redor veem nossos esforços, e, mais do que isso, ao sair de uma oportunidade, devemos tentar deixar sempre as portas abertas – visto o caso de não ter quebrado o contrato com a Record. Ao dar o seu máximo, novas oportunidades aparecem, pois as pessoas indicam umas às outras. Ou seja, fique atento ao networking!

  • Comunicação com diferentes públicos

Mion é um profissional atento, não podemos negar. Ele entende o que o público da internet quer ver na TV, e o que a TV consegue proporcionar para a internet. Ele é exatamente o que a Globo busca nesse momento: um profissional que seja atual e que consiga conversar de uma maneira mais atualizada, menos robotizada, especialmente com a geração Z.

Para conseguir fazer isso com sucesso, Mion se identifica como "gente como a gente" e mostra suas vulnerabilidades nas mídias sociais e sua empolgação. Ele age como se tivesse no primeiro emprego, e emprega toda sua energia na conquista de um sonho. 

Mion também consegue se comunicar com o público mais tradicional, mostrando a família, a esposa e a relação próxima e o amor por seu filho autista. Inclusive, para a geração Y, Mion desperta um sentimento de nostalgia e de querer rever quadros que faziam sucesso na emissora. 

Sendo assim, da mesma forma que Mion, os profissionais devem aproveitar as mídias sociais para expor os projetos em que estão envolvidos, bastidores desses projetos, e buscar se conectar de modo mais genuíno com a audiência. É possível contar histórias que os torne mais próximos do público, marcas e contratantes. Claro que, vale ressaltar que, tudo isso deve ser feito de forma ética, respeitando o compliance (caso em que Mion demorou um pouco para expor sua contratação na Globo, por exemplo), bem como de maneira natural.

Junto a tudo que já foi citado, Mion ainda mostra que tem uma identidade única: o sotaque paulistano, um jeito mais "zuêro" e a inquietude são levadas em consideração na construção de seus projetos. Com isso, o apresentador pode trazer os seguintes questionamentos: qual é a nossa identidade visual? Quais são as nossas características marcantes, que todos admiram? Quais são nossos talentos?

Gostou do conteúdo? Quer fazer um MBA e ser um destaque profissional nas empresas? Então, CLIQUE AQUI e conheça nossos cursos!


Contato

Porto Alegre


  • Av. Praia de Belas, nº 1212, Torre Norte, 7º andar, sala 704
  • (51) 3230-4400
  • (51) 99110-6820
  • Segunda a Sexta, das 8h30 às 18h

Novo Hamburgo


  • Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal
  • (51) 99379-7562
  • Segunda a sexta, das 8h30 às 18h

Florianópolis


  • Rodovia SC 401, 4100 - Km4
  • (51) 3230-4400
  • (48) 98870-3902
  • Segunda a sexta, das 9h às 18h

Tour Virtual - Unidade Porto Alegre

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies. e a nossa Política de Privacidade.