Os 9 benefícios do marketing de conteúdo para o comercial

O marketing de conteúdo é capaz de gerar resultados incríveis. As empresas que estão investindo nessa estratégia recebem 4 vezes mais visitas ao site e geram 5 vezes mais leads. Mas, como será que o marketing de conteúdo impacta no comercial?

Afinal, o que é o marketing de conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing com foco no engajamento do público-alvo e do crescimento da rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso. Por meio do marketing de conteúdo, é possível atrair, envolver e gerar valor para as pessoas de forma a criar uma percepção positiva da marca e, assim, gerar mais negócios.

Conheça 9 benefícios do marketing de conteúdo para o comercial

1. Confiança

Quem trabalha na área comercial há muito tempo sabe que estabelecer uma relação de confiança com um cliente exige tempo e dedicação. Isso é natural, mas, se há investimento em marketing de conteúdo, o consumidor vai desenvolvendo essa relação de confiança aos poucos, enquanto percorre a jornada de compra.

Logo, ao estar em contato permanente com a sua marca, o consumidor se sente mais seguro no momento de fechar a negociação. Inclusive, há casos dele  dispensar os esforços da equipe comercial em convencê-lo.

2. Clientes prontos para a compra

Quando o cliente não está pronto para a compra, nada o fará se decidir, muito menos pressão da equipe comercial. É por isso que o marketing de conteúdo tem conquistado êxito nisso. Ele prepara o cliente para a compra, o mantendo consciente sobre seu problema ou necessidade.

Além disso, como o cliente já tem conhecimento sobre as soluções que a empresa oferece, não demanda tanta atenção da equipe comercial com esclarecimentos.

3. Ciclo de vendas menor

Quando a empresa possui uma estratégia de marketing de conteúdo bem formulada, os clientes passam de um estágio a outro do funil de vendas em menos tempo, chegando ao momento da compra mais rápido. Com o ciclo de vendas menor, é possível escalar a quantidade de clientes e ainda reduzir alguns custos.

4. Redução do custo de aquisição de clientes

Para que cada consumidor se torne cliente há esforço financeiro. E, seria irreal pensar que o marketing de conteúdo não gera nenhum tipo de despesa. Mas, como uma única peça de conteúdo pode ser usada para atrair ou nutrir vários leads ao mesmo tempo, esse custo se dilui. Com isso, quanto mais leads é possível atrair com o mesmo conteúdo, ou seja, com o mesmo esforço, menor é o custo por cliente convertido.

5. Engajamento

Uma pessoa não precisa ter comprado de determinada empresa para se sentir engajada com a marca. Ela precisa se identificar com a proposta de valor. Com isso, quando já existe empatia entre cliente e empresa e o desejo de adquirir um produto é somente a consolidação da relação.

6. Relacionamento

O marketing de conteúdo é uma estratégia que desperta o interesse e inicia um relacionamento entre uma audiência qualificada e uma marca. Portanto, quando falamos de relacionamento, é fundamental que ele seja saudável e agregue valor para que as pessoas se mantenham comprometidas.

Ao compartilhar conteúdo de valor com as pessoas, a empresa demonstra apreço por elas, valorização. E isso é indispensável para quem quer que o cliente chegue com a predisposição a comprar.

7. Menor esforço no pós-venda

Clientes satisfeitos usam menos o serviço de pós-venda. E, se o caminho percorrido na jornada do consumidor foi ótimo, a única ação da equipe comercial  é agradecer pela preferência. Caso haja alguma dúvida, sugestão ou até mesmo crítica, ela será pontual e de fácil solução, contribuindo para que a empresa direcione os esforços para gerar mais resultados em vez de corrigir falhas.

8. Mais vendas

Um cliente satisfeito na primeira compra e com as expectativas superadas vai voltar. E detalhe: não virá sozinho, o que é melhor ainda! Quem se sente feliz com uma compra recomenda para outras pessoas, fala bem da empresa em redes sociais e assim amplifica a reputação e autoridade da marca, atraindo mais vendas sem que a empresa precise fazer algo.

Além disso, conforme o cliente se sente mais seguro com a empresa, passa a gastar mais. Isso contribui para a elevação do ticket médio.

9. Maior fidelização

Por fim, podemos concluir que o marketing de conteúdo tem o poder de fidelizar clientes. Após a primeira compra, tudo o que a empresa precisa fazer é manter o consumidor bem informado, nutrido de conhecimento e informação de qualidade para que ele volte.

Os resultados serão visíveis nas vendas e nos custos de marketing, pois não será necessário fazer todo aquele esforço de novo para atrair, despertar confiança, converter, etc. O cliente sempre estará pronto para comprar de novo.

Quer aprofundar seu conhecimento em Marketing, como foco em gestão? Aproveite e CLIQUE AQUI para conhecer o MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Marketing e Mídias Digitais. Ele proporciona aos profissionais o desenvolvimento de competências como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisão, habilidades fundamentais para o gestor.