Pesquisadora apresenta estudo sobre mapas 3D na FGV
Mapas físicos com cenas em 3D Digitais e entregues por meio da tecnologia da Web imersiva. É assim que os estudantes entrarão em contato com mapas? De que forma estudantes e pesquisadores entrarão em contato com as informações no futuro? Quem responderá essas perguntas será a professora Karina Echavarria, da University of Brighton. Ela participará de um debate na segunda-feira, dia 23 de setembro, na Sede FGV (Praia de Botafogo, 190, auditório 317. Botafogo, Rio de Janeiro/RJ). O evento será realizado em inglês.
No encontro, promovido pela Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) e pela Escola de Matemática Aplicada (FGV EMap), Karina Echavarria apresentará sua pesquisa que aborda o modo como comunidades locais podem se conectar significativamente ao patrimônio cultural local por meio de experiências criativas e digitais. O estudo da docente da University of Brighton contempla, ainda, o uso de abordagens baseadas em narrativas, dado o potencial das histórias para iluminar diferentes pontos de vista e interpretações do patrimônio cultural.
Ao lado das professoras Asla Medeiros e Sá, da FGV EMAp, Vivian Fonseca, do FGV CPDOC, Karina Echavarria mostrará um projeto elaborado nas cidades de Brighton e Hove, no Reino Unido. Nesse trabalho, a pesquisadora propôs o conceito de mapas de realidade aumentada (AR) − mapas físicos com cenas 3D digitais e entregues por meio da tecnologia da Web imersiva − testado com 32 crianças nas escolas primárias locais.
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