Tecnologia em vendas: conheça quais ajudam a ganhar escala sem perder personalização

As tecnologias estão em constante evolução e as empresas estão se tornando cada vez mais dependentes das soluções digitais para administrar seus negócios com eficiência. Na área da gestão de vendas não é diferente, o uso das ferramentas corretas permite simplificar as vendas e maximizar os resultados.

Embora as vendas sejam orientadas pelos relacionamentos, a tecnologia pode ser usada para fortalecer essas relações com o público. Com elas, os processos se tornam mais claros e eficientes, sem deixar de estarem focados na experiência entregue ao consumidor. Portanto,o grande ponto está em descobrir como levar essas novas tendências para sua empresa. E isso passa diretamente por compreender quais tecnologias podem ajudá-lo a aumentar os resultados da área de vendas.

Por que não podemos esquecer da personalização?

No entanto, vale lembrar que o investimento em experiências personalizadas não é mais apenas uma questão de diferenciação no mercado, mas também de sobrevivência. Quando praticada com sucesso em escala — interações pessoais com todos ou com um grande segmento dos clientes, as empresas podem ter um aumento de 1% a 2% nas vendas totais, segundo um levantamento da McKinsey & Company.

A satisfação dos clientes é outro índice que aumenta quando uma personalização é feita, podendo atingir até 20%. Além disso, há aumentos de 10% a 15% nas taxas de conversão de vendas e de 20% a 30% no envolvimento dos colaboradores. Por fim, há ainda redução nos custos de marketing e vendas: entre 10% e 20%.

Quais tecnologias em vendas podem ser usadas para personalizar e escalar?

Para usufruir de todos os benefícios da personalização, a empresa precisará  investir em tecnologia para integrar todos os setores e garantir a proteção dos dados dos clientes. Veja quais tecnologias em vendas podem ajudar a personalizar o relacionamento com os clientes:

• CRM - Customer Relationship Management

Com um sistema CRM é possível registrar e gerenciar o perfil dos clientes. E, com isso, quanto mais informações forem coletadas, melhor será a personalização das ofertas e a experiência do público. Assim como, também é possível acessar dados, relatórios analíticos e fazer a gestão financeira. Com isso, é possível identificar rapidamente oportunidades inexploradas e revisar as metas de vendas. Ou seja, é possível aumentar significativamente as taxas de satisfação do cliente.

• LRM - Lead Relationship Management

O LRM é um dos sistemas para vendas complexas mais essenciais, pois fornece insights valiosos para ajudar a empresa a estruturar melhor as abordagens de venda. As organizações que o adotam conseguem crescer de forma sustentável e analisar os dados de maneira ainda mais assertiva, reduzindo as chances de erros.

Essa solução possui recursos com Inteligência Artificial (IA) para cruzamento de dados comerciais com o objetivo de encontrar leads com fit com a empresa. Isto é, o LRM facilita a busca por oportunidades concretas de fechamento de negócios.

• Big Data

O sucesso das empresas depende muito da capacidade em captar, gerenciar, proteger e analisar grandes volumes de dados de clientes, que fornecem suas informações pessoais, traços de comportamento e hábitos de compra. Com ferramentas de análise de Big Data, a prospecção pode ser gerenciada com mais facilidade. Análises e modelos de dados do cliente são utilizados pela solução para que potenciais clientes sejam encontrados.

Segmentar perfis de clientes, identificar aqueles mais compatíveis com sua persona, encontrar compradores e prever suas respostas a diferentes ações, também são atividades realizáveis com o analytics.

• Software de análise de vendas

Na era do Big Data, a análise de vendas se tornou uma parte importante de todo relatório de gestão. Em vez de reunir as análises manualmente por meio de planilhas, o software permite acessar os dados sistematicamente em um só lugar. Assim, fornece aos promotores de vendas, por exemplo, uma visão abrangente, dividindo as vendas em partes compreensíveis ao analisar em que pontos os vendedores, produtos e campanhas estão apresentando o melhor desempenho, bem como no que devem melhorar.

A ferramenta ajuda a rastrear, avaliar e aprimorar efetivamente o desempenho de atividades de vendas, prevendo tendências, resultados e encontrando informações relevantes.

• Atendimento onmichannel

Cada vez mais as pessoas esperam que as empresas facilitem a solução de problemas. Ser capaz de procurar uma resposta e resolver a pendência sem precisar de burocracia é o que o público quer. Nesse sentido, o serviço omnichannel íntegra texto, social media, email e mensagens instantâneas para fornecer uma experiência de marca unificada. Assim, o cliente alterna entre vários canais para desfrutar da qualidade do serviço.

Atualmente, a tecnologia para aumentar as vendas representa um diferencial para empresas que desejam reter clientes, fazer novos contratos e melhorar os resultados do negócio. Assim, é possível otimizar a sua estratégia e, ao mesmo tempo, fazer a sua marca se tornar mais competitiva no mercado.

Agora que a importância da tecnologia e da personalização para o aumento das vendas, aproveite e CLIQUE AQUI para conhecer a Pós-Graduação em Gestão Comercial e Vendas. O curso tem como objetivo capacitar o profissional a atuar de forma estratégica na área comercial de uma organização, fidelizando clientes em um mercado globalizado, dinâmico e exigente.