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Os 10 maiores erros de Marketing Digital que sua empresa pode cometer

Marketing e Vendas

O marketing digital é essencial para as empresas que querem se posicionar online tenham sucesso e isso não é uma novidade. Há alguns anos, a área já ocupava uma posição de destaque, mas, no Brasil, apresentava um crescimento mais devagar do que em outros países. 

Entretanto, essa realidade mudou, e muito, com a pandemia. Nos três primeiros meses após o primeiro caso de Covid-19 no país, o comércio e o uso de ferramentas de marketing digital cresceram o equivalente aos últimos 10 anos. 

Com isso, muitos erros são cometidos pelas empresas e pelos empresários que estão trabalhando com marketing digital. E são, justamente, esses erros que listamos a seguir. Ao conhecer eles, é possível saber como os evitar e ainda saber como aproveitar o máximo do marketing digital para a empresa. 

  1. Não planejar a estratégia de Marketing Digital

É cada vez mais fácil encontrar informações sobre como fazer marketing digital nas empresas. Entretanto, o ponto essencial é o planejamento da estratégia. Ele é fundamental para que as ações estejam alinhadas e busquem atingir o objetivo maior da empresa. 

Inclusive, é o próprio planejamento que exige o desenvolvimento de objetivos bem definidos para a organização. Portanto, antes de sair executando qualquer ação, é importante avaliar o mercado no qual se está inserido e traçar estratégias para chegar no resultado desejado. 

  1.  Não definir sua persona 

Toda estratégia de marketing digital precisa ter seu público bem definido e pode ser feito a partir da criação da persona da marca - ou seja, de um avatar ou de uma personalização do público-alvo que a empresa deseja atingir. 

A persona é essencial para que as metas da empresa sejam estruturadas conforme os resultados que a companhia deseja alcançar. A persona fornece informações para que, por exemplo, seja possível selecionar melhor os filtros na hora da criação das campanhas de Google Ads e Facebook Ads.  

  1. Não ficar atento a sua concorrência

Assim como planejar suas ações, monitorar seus concorrentes é muito importante para ter uma ideia do que outras empresas em sua área estão fazendo. 

Hoje em dia, temos ferramentas que nos permitem fazer uma auditoria profunda dos sites dos nossos concorrentes. O que nos dá uma ideia sobre que tipo de estratégias eles estão usando. Além da possibilidade de incorporar ou não estratégias ao nosso planejamento.

Melhor ainda, através desta análise, podemos também identificar os pontos fracos nas estratégias de marketing digital. Que os concorrentes estão adotando, e atacá-los em nossa estratégia, para criar um diferencial.

  1. Não investir no site da empresa

O site da empresa é o local no qual o cliente terá acesso a todas as informações relacionadas à empresa, de maneira fixa e aprofundada. Aliás, o site deve ser compreendido como um dos principais meios de trabalho, pois é nele que são publicados conteúdos complexos e chamadas para ações e para retenção de clientes. 

  1. Esquecer do marketing de conteúdo e inbound marketing

O marketing de conteúdo e o inbound marketing são ferramentas que trabalham a imagem das marcas e ainda facilitam as vendas para a equipe comercial. Por meio deles, o cliente conhece a empresa e ainda tira dúvidas sobre seus produtos/serviços. 

É importante, portanto, produzir conteúdos de qualidade, como vídeos e artigos, onde sejam trabalhadas informações relacionadas à utilidade e o uso dos produtos. Os conteúdos podem ser usados para que a empresa se torne uma referência no tema, na sua área de atuação. 

  1. Não usar o Email Marketing ao seu favor

Uma das estratégias que fazem parte do Inbound Marketing é o uso de e-mail marketing para estreitar a relação com os clientes. Mas, é importante lembrar que ele não pode ser usado para encher a caixa de e-mail dos clientes, pois, com isso, ele se transforma em spam. 

É preciso aproveitar o banco de dados e promover os conteúdos de forma estratégica. Ou seja, é importante criar uma estratégia de e-mail, desenvolvendo conteúdos diferenciados e menos automáticos, com o propósito de manter os clientes fiéis à marca. 

  1. Se esquecer da jornada do consumidor

A jornada do consumidor é essencial para entender o fluxo pelo qual o cliente passa por meio da estratégia de marketing digital. Ele é composto por três etapas: 

  • Conhecimento – momento que o consumidor percebe que tem um problema e passa a buscar informações para resolvê-lo;

  • Consideração – etapa em que o consumidor já entendeu o problema e já possui algumas informações sobre os melhores caminhos para poder resolvê-lo;

  • Decisão – é o momento onde o consumidor identifica qual é a melhor solução para o seu problema e decide resolver o seu problema.

Se a empresa não compreende estes três estágios, não consegue gerar conteúdo que satisfaça às necessidades do público que pretende atingir. 

  1. SEO – Não investir nos mecanismos de busca

O ranqueamento do blog corporativo é essencial para que os conteúdos da empresa sejam encontrados de forma orgânica pelos clientes. Para isso, é preciso investir em otimização e focar em palavras-chaves também - aliás, é muito importante ter cuidado na hora de as inserir nos conteúdos. O ideal é que isso seja feito de maneira útil e natural para o leitor. 

  1. Não acompanhar os resultados

Acima citamos uma boa quantidade de ações que precisam ser feitas para que o marketing digital seja efetivo. São bastante, certo? E como saber se elas são de fato efetivas? Por meio dos acompanhamento dos resultados. 

Aliás, não o realizar é mais um dos erros comuns de quem trabalha com marketing digital. No entanto, se o gestor ou profissional da área quer saber se o investimento está, de fato, valendo a pena, é preciso acompanhar os resultados. 

  1.  Acompanhar os resultados e não usá-los para melhorar

Se o erro anterior não for cometido, é importante, então, também não cometer o erro de não usar os resultados alcançados. Ou seja, tão importante quanto acompanhar os resultados é usar os insights alcançados para melhorar a estratégia. 

Portanto, caso a estratégia esteja dando certo, mas não cumprindo 100% com o objetivo desejado, é possível identificar o problema por meio da análise dos resultados e agir para poder consertar. Caso a situação seja ao contrário e o planejado está entregando melhor do que o esperado, é possível investir ainda mais no que está dando certo e alcançar metas maiores e mais ousadas. 


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