Por que fazer uma pós-graduação? 7 motivos que vão te ajudar a entender

Os profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho não podem parar de estudar. O curso superior, atualmente, é considerado a primeira etapa de formação. Quem quer crescer na carreira, portanto, deve buscar por mais qualificações.

Nesse momento, a pós-graduação é uma excelente opção para os profissionais recém formados e no início da carreira. No entanto, mesmo sabendo disso, muitos ainda se questionam sobre os motivos de fazer ou não uma pós-graduação.

Consideramos que a resposta é simples. A pós-graduação é uma maneira de se manter atualizado e estar mais preparado para participar dos processos seletivos das melhores oportunidades de emprego.

Mas, ainda trouxemos mais 7 motivos que vão te ajudar a entender. Confira!

1. Valoriza o currículo

Os recrutadores, cada vez que têm uma oportunidade de trabalho, recebem inúmeros currículos de profissionais se candidatando - a competitividade está alta no mercado de trabalho. Com isso, apenas os candidatos melhor qualificados são selecionados para as próximas etapas.

Portanto, ter um curso de pós-graduação destaca o currículo, proporcionando uma vantagem competitiva. Inclusive, há oportunidades que os profissionais que só possuem a graduação como formação são descartados nas etapas iniciais.

1. Traz novas oportunidades

Além de valorizar o currículo, a pós-graduação proporciona novas oportunidades aos profissionais. A partir do momento que um candidato tem conhecimento especializado em determinado segmento, ele tem chances de agregar mais valor à empresa.

Com isso, ao ter a qualificação, o profissional está apto a concorrer em oportunidades que sejam de cargos e salários melhores do que os oferecidos a quem tem apenas a graduação.

1. Permite fazer networking

Outro ponto importante das aulas de pós-graduação é o contato mais próximo com colegas e professores. Eles são, normalmente, profissionais da mesma área de atuação e, com isso, é possível fazer networking - rede de relacionamento profissional, que pode ajudar os profissionais a crescer na carreira.

Por meio da vivência em sala de aula, há troca de conhecimentos e de experiências, além de possíveis indicações para oportunidades de trabalho. Mais do que isso, o networking pode, também, criar parcerias profissionais futuras.

No entanto, vale destacar que, para construir essa rede de contatos, é essencial não se isolar nas aulas. É preciso manter contato com outros alunos, compartilhar sobre as experiências e projetos, além de conhecer as expectativas e a rotina dos colegas.

1.  Possibilita se atualizar

Independente da área de atuação, é importante se manter atualizado. O mercado de trabalho é dinâmico e os profissionais mais valorizados são os que estão a par das tendências do segmento, especialmente as relacionadas aos avanços tecnológicos.

Mas, como fazer isso? Acompanhar fóruns, revistas e sites voltados ao segmento profissional, bem como participar de simpósios, workshops e palestras - além da participação em um curso de pós-graduação.

A grade curricular da pós-graduação apresenta temas atualizados da área. Isso auxilia o profissional a ficar por dentro das novidades e, com isso, ter conhecimentos para se destacar no mercado de trabalho.

1.  Amplia os conhecimentos e aperfeiçoa habilidades

Como falamos nos diferentes tópicos até então, a pós-graduação permite que os profissionais ampliem seus conhecimentos. Ou seja, é uma chance de o profissional poder estudar uma segmento mais específico dentro da sua área de atuação. Isso, consequentemente, aperfeiçoa as habilidades profissionais e também pessoais.

Com esses conhecimentos, é possível subir um degrau na carreira, visto que na graduação o aluno tem contato com conhecimentos mais gerais. Nas aulas da pós-graduação, há oportunidades de acompanhar temas mais aprofundados, por exemplo.

Inclusive, nas aulas de pós-graduação há apresentação de estudos de caso, mostrando erros e acertos. Isso ajuda o profissional a ter conhecimentos sobre como lidar com determinadas situações no dia a dia.

1.  Aumenta as chances de ser promovido

Profissionais que buscam o aperfeiçoamento contínuo e se dedicam às pós-graduação são bem-vistos pelos gestores. Isso acontece porque a busca por conhecimento demonstra preocupação com a própria carreira. Ou seja, que esses profissionais não são acomodados por  já estarem empregados.

Além disso, ao investir na pós-graduação, o colaborador também mostra que poderá fazer mais pela empresa. Ele está realizando um investimento em um curso para ampliar seus conhecimentos e melhorar suas competências.

Dessa forma, caso surjam oportunidades para cargos mais altos, esse profissional será lembrado e tem mais chances de ser promovido.

1.  Ajuda na recolocação profissional

Em razão da concorrência no mercado, há profissionais que não conseguem se desenvolver na área da graduação. Ainda, há outros que avançam, mas não estão satisfeitos com o segmento escolhido. Nesse momento, surge a dúvida: fazer uma segunda graduação ou uma pós-graduação?

A nossa sugestão é optar por uma pós-graduação, escolhendo um curso que seja tendência para dar a volta por cima e se recolocar no mercado de trabalho. Desse modo, o profissional irá aprender sobre um novo ramo, podendo fazer networking e mudar de área.

O curso de pós-graduação pode ser o "empurrãozinho", inclusive, para que o profissional consiga até empreender. Ou seja, tirar uma ideia do papel, ter a própria empresa e gerenciar uma equipe.

Gostou do conteúdo? Clique AQUI e conheça as opções disponíveis de pós-graduação presencial da Decision FGV. Os programas são desenvolvidos pelos professores e pesquisadores das Escolas da Fundação Getúlio Vargas e aliam a tradição e a vanguarda acadêmica da FGV às mais novas práticas do mercado, preparando os profissionais para os desafios do mundo contemporâneo.