Compartilhe: linkedin facebook

A linguagem da liderança: mitos e verdades sobre a importância da voz no trabalho

Liderança e Pessoas

Uma comunicação eficiente é primordial em todas as relações, sejam elas pessoais ou profissionais. O ato de se comunicar bem, inclusive, depende de muitos fatores que envolvem a clareza da mensagem e a escolha da linguagem. 

Outro ponto importante é a voz. Ela é uma ferramenta de comunicação poderosa e uma aliada para os profissionais que ocupam cargos de liderança. A voz pode lhes dar o poder de engajar as equipes e transmitir segurança, acolhimento, inteligência e empatia. 


A importância de ter uma boa expressão verbal

O conhecimento técnico sobre as atividades executadas é muito importante, especialmente em funções mais operacionais. Entretanto, quanto mais degraus um profissional sobe em uma empresa, maior será a responsabilidade e a cobrança para o exercício da liderança e do bom relacionamento com outros profissionais. 

Portanto, ao desejar conquistar níveis estratégicos dentro de uma companhia, é importante ter uma boa expressão verbal. A comunicação assertiva faz a diferença na vida dos profissionais, pois diminui o percentual de falhas de comunicação e, consequentemente, de possíveis erros. 

Ao se comunicar com objetivo e com clareza, é possível defender melhor os argumentos e, até mesmo, convencer o interlocutor. Para que isso aconteça, é importante fazer uso de uma linguagem cuidadosa e estar aberto para se comunicar de forma sincera e empática com o ouvinte.

Em apresentações, entrevistas, negociações ou dinâmicas de motivação de equipe, uma boa expressão verbal tem o poder de enriquecer a mensagem transmitida e ainda reforçar o conhecimento.

Por fim, vale lembrar que é necessário que a estratégia gestual esteja de acordo com a mensagem a ser transmitida. A coerência entre o que está sendo dito e a emoção que está sendo irradiada estimulam o interesse dos ouvintes. 


Mitos e verdades sobre a importância da voz no trabalho

  • Líderes devem adaptar a voz conforme objetivo, demanda e situação

Verdadeiro. O tom é um comportamento da voz e demonstra muito mais que o humor do gestor, por exemplo. É por meio dele que a liderança transmite uma mensagem que tenha o objetivo de engajar, emocionar ou alertar as equipes.

  • Falar rápido é sinal de nervosismo

Verdadeiro. A agilidade para se comunicar com a equipe transmite um senso de urgência. Portanto, quanto mais urgente for o assunto a ser tratado, mais acelerada será a voz da liderança. Essa é uma maneira de enfatizar a mensagem e as providências definidas. 

  • Falar com calma e devagar transmite calma e tranquilidade

Verdadeiro. Quando o gestor quer promover uma reflexão, ele diminui a velocidade da fala. Inclusive, essa técnica é bastante usada em missas e cultos religiosos, ou em práticas de yoga e meditação, por exemplo.

  • A voz gravada nos áudios é a voz real que todos escutam

Verdadeiro. A voz que escutamos quando estamos falando é um misto da voz que é emitida pela via aérea, por via óssea e muscular. Portanto, para conhecer nossa própria voz, é importante ouvi-la em gravações.

  • Voz sem energia é prejudicial à liderança

Verdadeiro. A voz transmite clareza na mensagem que estamos passando, demonstrando nossa intenção. Com isso, a voz sem energia, com pausas preenchidas e a falta do olhar, fragilizam a forma como os colaboradores absorvem a mensagem.

  • Discurso ensaiado, que copia tons conhecidos, reforça a mensagem e a liderança

Mito. O tom de voz que é muito planejado e ensaiado, parecendo estar sendo lido, perde a naturalidade. Com isso, há menor engajamento dos ouvintes, bem como há o desvio de atenção.

  • "Ganhar no grito" é uma expressão que traduz a realidade

Mito. A voz áspera em tom alto, com alteração e disfonia, chama mais atenção do que o próprio conteúdo sendo dito.  Inclusive, pode acabar intimidando a equipe e, consequentemente, causar a perda de engajamento. 

  • Com a pandemia, os profissionais em home office passaram a falar mais alto

Verdadeiro. As pessoas têm a tendência de falar mais alto nos meios virtuais. Isso acontece porque há o objetivo de se fazer melhor entendidas, visto que nem sempre é possível recorrer ao auxílio de gestos e expressões corporais que ajudam a potencializar as mensagens. 

  • Maçã ajuda na saúde da voz

Verdadeiro. Maçã é considerada um adstringente natural, que ajuda a "limpar a voz". E, ainda, para que os líderes cuidem bem da sua voz é importante dormir bem e manter uma alimentação saudável, com o consumo de água. Inclusive, para os profissionais que trabalham com o ar-condicionado ligado, é importante o consumo de água sem esperar ter sede. 


Por fim, vale lembrar que é importante que o líder tenha consciência de qual é a sua voz. A partir disso, é preciso escolher a entonação mais adequada conforme a mensagem que pretende comunicar. Ou seja, a voz deve se adaptar conforme o ambiente. 

E, mais do que isso, vale destacar ainda que é preciso respirar enquanto fala para não demonstrar ansiedade e até mesmo prejudicar a voz. A voz da liderança é a voz que emociona, que engaja e que transmite segurança.


Gostou do conteúdo? Quer fazer um MBA e ser um profissional de destaque nas empresas? Então, CLIQUE AQUI e conheça nossos cursos!


Contato

Porto Alegre


  • Av. Praia de Belas, nº 1212, Torre Norte, 7º andar, sala 704
  • (51) 3230-4400
  • (51) 99110-6820
  • Segunda a Sexta, das 8h30 às 18h

Novo Hamburgo


  • Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal
  • (51) 99379-7562
  • Segunda a sexta, das 8h30 às 18h

Florianópolis


  • Rodovia SC 401, 4100 - Km4
  • (51) 3230-4400
  • (48) 98870-3902
  • Segunda a sexta, das 9h às 18h

Tour Virtual - Unidade Porto Alegre

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies. e a nossa Política de Privacidade.