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Como elaborar um programa de treinamento de liderança para gestores?

Liderança e Pessoas

A performance de um líder é decisiva para o desenvolvimento do seu time e, por consequência, para os resultados da empresa. Esse profissional é o responsável direto na missão de guiar a equipe rumo aos objetivos da companhia. 

Além de um simples “cobrador de metas”, as empresas buscam por líderes que conseguem desenvolver o potencial dos colaboradores e estimulá-los. Nem sempre, porém, eles sabem como fazer isso. É aí que entra a equipe de RH com um programa de desenvolvimento de liderança.


O que é um treinamento de liderança para gestores?

O treinamento de liderança para gestores é a transmissão de conhecimento teórico e/ou prático voltado para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades gerenciais. Ou seja, uma capacitação que deve considerar características específicas para o cargo de gestores, como gestão de pessoas, gerenciamento de conflitos, organização, comunicação, inteligência emocional e liderança. 

Além, é claro, de instruir esse novo gestor a como delegar, solucionar questões técnicas e práticas na rotina do setor. Esse treinamento independe da área desse profissional, podendo ele ser um gestor de vendas, financeiro, atendimento ao cliente, entre outros. 


Por que é importante investir em treinamento de liderança?

Um gestor mal treinado pode prejudicar e desmotivar mesmo os melhores profissionais. Junto a isso, os resultados da companhia, por consequência, também são afetados. 

De acordo com uma pesquisa da consultoria BambooHR, divulgada pelo site da revista Época Negócios, 44% dos entrevistados atribuíram aos “chefes tóxicos” o motivo dos pedidos de demissão.

O treinamento de lideranças atua exatamente nesses pontos, tendo como objetivo capacitar, atualizar e preparar novos e antigos líderes. A capacitação é recomendada para todas as funções e cargos, mas é ainda mais necessária aos gestores, visto que eles atuam como motivadores e representantes da cultura e dos objetivos da empresa.

Ao preparar esses profissionais da maneira adequada, há impactos diretamente nos resultados das ações, no engajamento da equipe, na taxa de rotatividade, na retenção de talentos, no clima organizacional, entre outros. A consequência é o impacto também na satisfação e no sucesso do cliente. 


Mas como capacitar um gestor?

A capacitação das lideranças pode ocorrer por meio da contratação de um especialista, ou pela aquisição de um treinamento de liderança para gestores. Há, ainda, a alternativa de o RH elaborar ou ministrar essa capacitação internamente.

No entanto, a escolha da melhor alternativa depende do orçamento disponível, da disponibilidade da empresa e da presença de um profissional para desenvolver e treinar os gestores. 

Logo, se a última alternativa for a mais viável para a empresa, separamos seis dicas para montar um programa de liderança eficiente, tanto para quem vai assumir a posição pela primeira vez ou para quem já está há anos na gestão. 

  1. Defina as qualidades do líder da sua empresa

É importante fazer um levantamento das características que são importantes para o profissional que assume a liderança. Então, é importante que o RH leve em consideração fatores como a dinâmica das equipes, funções, departamentos e até mesmo as lacunas das gestões atuais. Com isso, é possível definir as habilidades ideais para o líder de cada setor. 

Além disso, é preciso alinhar as qualidades com os objetivos estratégicos da empresa. Se a companhia deseja assumir uma cultura de inovação, é preciso treinar os líderes a despertar esse espírito em suas equipes, por exemplo.

  1. Identifique os profissionais mais aptos

A escolha dos líderes não deve considerar apenas quem se destaca na função atual, como o melhor vendedor, atendente mais simpático e etc. Um bom desempenho não é sinônimo de boa gestão. 

Então, é preciso ampliar a busca pelos futuros líderes, considerando o perfil comportamental e os anseios dos profissionais. Profissionais que não desejam ser gestores, não são as pessoas mais indicadas para esta posição. 

  1. Desenvolva as soft skills dos líderes

É sempre válido lembrar que um bom líder não domina somente as questões técnicas do setor, ele precisa saber lidar e inspirar as pessoas ao seu redor. Para isso é importante investir no desenvolvimento de habilidades sociais no programa de liderança, garantindo que o gestor esteja apto a extrair o melhor de seus colaboradores. 

  1. Promova um treinamento contínuo

Uma ação isolada não irá gerar resultados excelentes. É preciso o desenvolvimento e a promoção de um treinamento contínuo, que seja constantemente aprimorado, para que a empresa colha os benefícios de um bom programa de liderança. 

  1. Engaje os líderes

Imagina a seguinte situação: a empresa investe em um longo período em um profissional, ele se torna um excelente líder e logo em seguida sai da empresa. Para que isso não aconteça, é fundamental saber engajar os colaboradores e, especialmente, as lideranças, para que os talentos não escorram pelas mãos. 

  1. Colha feedbacks dos treinamentos e monitore os resultados

Treinamento realizado. Agora é o momento de entender como foi a experiência dos gestores, compreendendo se o método utilizado foi aprovado e o que é possível melhorar para as próximas oportunidades. 

Com o feedback dos treinamentos, a empresa consegue identificar itens que precisam ser aprimorados nas próximas capacitações. Além disso, é importante monitorar os resultados e analisar os pontos abordados em cada módulo para verificar se eles foram, de fato, efetivos.


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