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Conheça as soft skills que são tendência no mercado de trabalho em 2022

Liderança e Pessoas

Com mais um ano de pandemia, o mercado de trabalho está se reestruturando e a adoção da tecnologia está cada vez maior. Com isso, podemos esperar que o mercado de trabalho deste ano seja tão tecnológico quanto o anterior. 

Entretanto, o que mais têm sido tendência nos últimos anos são as soft skills relacionadas às habilidades mais humanas dos profissionais. As tendências para o mercado de trabalho em 2022 auxiliam os profissionais a como se preparar para o ano que está começando, além de poder desenvolver as habilidades que vão permitir se destacar. 


Como será o mercado de trabalho em 2022?

A pandemia do Covid-19, as medidas de distanciamento social e a adoção do modelo de trabalho home office tornaram a tecnologia ainda mais importante nos últimos dois anos. E, não diferente no ano que está começando. 

Antes visto como um benefício, o home office conquistou a maioria dos colaboradores e também das empresas. Oferecendo mais produtividade e qualidade de vida, o modelo segue como tendência para este ano. 


Competências e soft skills mais valorizadas

Além da questão tecnológica, como falamos anteriormente, é preciso ficar atento às competências e às habilidades que estão em alta entre os profissionais: as soft skills. Elas seguem como uma tendência forte para esse ano. 

Cada vez mais os profissionais precisam contar com o pensamento estratégico, tomada de decisão, flexibilidade cognitiva, pensamento crítico, liderança, entre outros. O desenvolvimento de tais habilidades é essencial para a melhoria do trabalho em equipe, para a realização das demandas diárias e, claro, para a conquista de promoções. 

  1. Solução de problemas 

Uma das principais habilidades que serão buscadas pelos RH ao longo deste ano será a solução de problemas. Isso significa que as empresas estão em busca de profissionais que não tenham medo de encarar novos desafios e que, ao mesmo tempo, sejam capazes de buscar novas maneiras de solucionar os problemas que surgirem. 

Na área de TI, por exemplo, se um profissional encontra um defeito em uma linha de código, isso significa, para a empresa, que ele tem habilidades técnicas como testador de controle de qualidade. Mas, como ele irá trabalhar para resolver esse problema? Como esse profissional fará com que o resto da equipe compreenda o problema e, juntos, resolvam de forma inovadora? 

  1. Solução de conflitos

Inevitavelmente, onde há trabalho em equipe, há conflito. Entretanto, quando isso acontece, é importante que as lideranças estejam atentas para observar como a equipe se comporta. 

A presença de conflitos constantes pode acabar reduzindo a produtividade e, em alguns casos, gerar uma alta rotatividade, quando não tratada de maneira adequada pelas lideranças. 

Entretanto, em toda situação de conflito, há duas possibilidades: a equipe pode perder muito tempo discutindo ou se unirem e fazerem o possível para encontrar uma solução. Os profissionais que agem com foco na resolução do conflito apresentam habilidade sociais que podem os levar a cargos de liderança. Além disso, eles agem como moderadores enquanto permanecem racionais durante os momentos difíceis.

  1. Inteligência Emocional

Um profissional com inteligência emocional tem a capacidade de perceber, reagir e responder às suas emoções, bem como às de outras pessoas. Estando presente sempre nas tendências comportamentais, a inteligência emocional é essencial para manter as emoções estáveis ​​ao trabalhar com outras pessoas. 

Inclusive, há estudos que afirmam que a inteligência emocional alta está relacionada diretamente com a satisfação dos profissionais no trabalho. E, os recrutadores buscam cada vez mais por profissionais que possuem essa soft skill aliada a tomada de decisões. 

  1. Ética de trabalho

Como dito anteriormente, as emoções podem afetar o ambiente de trabalho e os colegas de equipe. Portanto, a partir do momento que o profissional consegue trazer uma mentalidade positiva para os momentos mais complexos, é possível que a energia se espalhe no ambiente. 

Os profissionais com uma ética de trabalho positiva permitem que as relações sejam mais leves e saudáveis, além de demonstrar que ele se dedica às demandas com afinco, mesmo em momentos mais conturbados. 

  1. Adaptabilidade

Para conquistar e manter qualquer sucesso, é preciso saber se adaptar. E, isso é uma verdade em qualquer indivíduo, empresa ou cenário. 

Os profissionais que se adaptam com facilidade às mudanças também as esperam e, com isso, não desanimam com facilidade e são altamente motivados. Inclusive, com isso, possuem muitas qualidade de liderança e conseguem crescer rapidamente nas organizações. 


Como podemos observar, se manter atualizado sobre sua área e o mercado de trabalho é uma das formas de se preparar para se destacar durante esse ou para conseguir uma oportunidade no mercado. Portanto, é essencial conhecer as tendências, demandas e exigências necessárias em sua área.


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