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Cultura organizacional e liderança: qual o papel do líder na cultura da empresa?

Liderança e Pessoas

Foi-se o tempo em que o papel da liderança estava relacionado a apenas dar ordens e analisar o potencial dos colaboradores. Todo profissional que atua como líder tem um papel essencial na sua empresa de atuação, inclusive quando o assunto é cultura organizacional. 

É do líder a responsabilidade em criar, manter e disseminar os valores e as características fundamentais da organização. Por isso, em empresas de sucesso, cultura organizacional e liderança andam unidas!


O que é a cultura organizacional?

O conceito de cultura organizacional pode ser compreendido como um conjunto que une valores, regras e ideias de uma empresa que são compartilhadas entre os colaboradores. A isso se somam a conduta ética e moral, que obriga a organização a caminhar conforme seus preceitos.

Formada por princípios baseados nos costumes e conhecimentos da sociedade, a cultura organizacional promove o engajamento e impacta a motivação dos colaboradores. 

Quando a cultura organizacional é bem difundida e fortalecida, é notável no ambiente de trabalho uma atmosfera mais agradável, focada na colaboração entre os times e na produtividade.

  • Quais os benefícios da cultura organizacional?

Deixar todos os colaboradores “alinhados” faz com que exista mais harmonia e união entre eles. Isso proporciona um ambiente de trabalho mais agradável e profissionais com desempenhos ainda melhores. 

Com os valores e as características do ambiente de trabalho bem definidos, os colaboradores se sentem mais conectados onde estão. Isso impacta diretamente na motivação, no engajamento e na entrega. A consequência são resultados cada vez melhores.


Então, qual o papel do líder nesse processo? 

Os líderes são os responsáveis por disseminar a cultura definida pela organização. Esses profissionais têm a responsabilidade e o poder de garantir que todos os aspectos (costumes, valores, práticas, etc) determinados pela empresa sejam implementados por e para todos os times. 

Ou seja, é de extrema importância fazer com que aconteça aquilo que a gestão espera. O líder é o responsável por analisar, acompanhar e se inteirar de tudo o que acontece no setor de sua responsabilidade. 

Caso isso não aconteça, a cultura organizacional da empresa pode ser comprometida, algo que nenhum gestor espera ou deseja. 

Portanto, fica sob responsabilidade das lideranças o apoio e o incentivo aos outros colaboradores no dia a dia. É importante o acompanhamento do desenvolvimento de projetos e do desempenho no atendimento ao cliente, entendimento das relações interpessoais dentro da organização, entre outras coisas.


Como construir uma cultura organizacional positiva a partir da liderança?

Os líderes têm o papel de criar iniciativas para construção de uma cultura positiva que facilite a gestão de pessoas, assim como os resultados esperados pela empresa. 

Afinal, a retenção de talentos de alta performance está diretamente ligada ao que uma empresa oferece a mais que seus concorrentes. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como materializar o conceito da cultura organizacional a partir do ponto de vista da liderança!

  • Prezar sempre pelo alinhamento de objetivos entre líderes e liderados

Por meio de uma comunicação eficiente e de feedbacks contínuos, o líder consegue se manter alinhado com os colaboradores. No entanto, para que esse alinhamento seja possível, os líderes devem se dispor a compartilhar, sabendo ouvir as opiniões e sugestões do time. 

  • Focar na difusão das regras organizacionais pela liderança

Toda organização possui regras e elas devem ser cumpridas para manter a ordem e a organização. Neste momento, é responsabilidade da liderança disseminar sobre o que pode ou não para que os colaboradores tenham plena ciência das normas.

As instruções normativas da organização devem ser transmitidas de forma clara e objetiva. Assim, todos seguirão um mesmo conceito, independentemente de fazerem parte de setores ou lideranças diferentes.

  • Trabalhar a liderança de forma efetiva

Uma liderança inteligente, proativa e determinada a conquistar resultados sabe o quanto precisa dos liderados. A força de trabalho é um dos grandes trunfos que um líder pode ter para trilhar uma jornada de sucesso.

Logo, quanto mais o líder mantiver os colaboradores como parceiros efetivos de trabalho, mais fácil será ter uma equipe de alta performance.


Quais são as estratégias para uma liderança de impacto?

Para que esse líder consiga exercer sua liderança com sucesso, trazendo os resultados que são esperados pela Gestão, é importante que ele siga algumas estratégias. 

  • Defina expectativas claras

Todo profissional tem melhor desempenho quando entende seu papel e suas responsabilidades, tendo, portanto, eles bem definidos pela liderança e compreendidos por todos. 

Um manual para colaboradores, por exemplo, pode fazer a diferença e garante que as pessoas tenham um local de fácil acesso para consultas. 

  • Seja modelo de comportamentos

Inevitavelmente, a cultura organizacional é baseada por políticas específicas que estabelecem o que é incentivado, desencorajado, aceitável ou proibido no trabalho. Logo, é fundamental que a liderança seja a primeira a seguir o exemplo. O líder precisa, portanto, exibir as mesmas ações que espera da equipe. 

  • Nunca deixe de trabalhar com o propósito

Todo colaborador deve entender como sua função afeta na busca dos resultados na empresa. Para isso, é importante que o líder comunique como o objetivo da organização se conecta ao trabalho específico de cada time, oferecendo clareza e oportunidade de conexão emocional. 

  • Ajude a desenvolver as habilidades necessárias

A maioria dos profissionais deseja melhorar suas habilidades e fazer a diferença. Então, é papel do líder fornecer as ferramentas, recursos e oportunidades que permitam ao profissional crescer e ganhar confiança em sua capacidade de atender às expectativas. 


E como o líder conduz isso tudo?

A cultura organizacional e a liderança devem caminhar juntas para que a primeira seja difundida com qualidade. Para isso, é importante que o líder desenvolva algumas competências para assumir essa posição, como saber lidar com problemas mais complexos.

O líder também deve estar atualizado nas tendências do mercado e ter a capacidade da escuta para que os colaboradores se sintam à vontade em demonstrar o que pensam e sentem.


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