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Gestão por Competência: entenda o que é, como funciona e passo a passo de como implementar!

Liderança e Pessoas

A gestão por competências é um modelo que está se difundindo bastante nos últimos anos. Ele é muito usado por organizações que incentivam o desenvolvimento de habilidades comportamentais e técnicas nos colaboradores, com o objetivo de otimizar a performance tanto coletiva quanto individual no trabalho. 

Por meio desse modelo de gestão, a companhia passa a ter maior consciência sobre o perfil de cada colaborador. Com isso, é possível extrair o potencial máximo de cada um, sem perder de vista os objetivos estratégicos da empresa.


O que é gestão por competência?

Em um primeiro momento, para podermos compreender melhor o que é, de fato, a gestão por competência, é preciso entender e definir o que são as competências. 

As competências são um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes observadas em cada profissional. Esse combo determina se esse profissional está apto para exercer as funções às quais foi designado. 

Vale lembrar que os conhecimentos estão relacionados aos saberes teóricos, enquanto as habilidades tratam da capacidade do profissional de colocar a teoria em prática. Já as atitudes são o aspecto comportamental de cada indivíduo. 

Dessa forma, podemos definir que a gestão por competência é um método que busca gerenciar os talentos da empresa conforme o perfil de cada colaborador, considerando os três fatores citados anteriormente.

Por meio da gestão por competência, a intenção é conseguir desenvolver os profissionais do ponto de vista técnico e comportamental. Além disso, busca também explorar de forma inteligente o que eles têm de melhor a oferecer para o crescimento da empresa.


Como funciona a Gestão por Competência?

A gestão por competência atua de modo a atingir o equilíbrio entre as necessidades e objetivos da organização aliado ao que os colaboradores são capazes de oferecer. Esse modelo, portanto, qualifica a gestão de pessoas e possibilita que a empresa use os talentos que tem à disposição da melhor maneira possível. 

Além da rotina dos colaboradores já presentes, a gestão por competência é uma excelente aliada dos processos de recrutamento e seleção. Por meio dela, a empresa já tem conhecimento sobre qual o perfil de profissionais buscar para preencher as vagas anunciadas. 

Por meio da gestão por competência, a empresa consegue criar um ambiente favorável para o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores, permitindo que aconteça o desenvolvimento ao lado da empresa. 


Como fazer a implantação de gestão por competências na sua empresa?

Agora que está mais claro sobre como funciona a gestão por competências nas empresas, separamos um passo a passo sobre como fazer a implementação da metodologia. 

  1. Mapeie as competências essenciais para o seu negócio

O primeiro passo é mapear quais são as competências que os gestores consideram indispensáveis para o sucesso do negócio. Para isso, é preciso ter conhecimentos sobre as atividades fins e todos os processos organizacionais. 

Portanto, se a empresa trabalha com vendas B2B de softwares, quais são as competências essenciais que os colaboradores precisam ter? A partir disso, é essencial o uso de avaliações de desempenho com o objetivo de mapear as competências que os colaboradores já possuem e quais precisam ser desenvolvidas.

  1. Identifique os gaps de competência na empresa

Após a realização do mapeamento, é importante identificar os gaps de competências que impedem a empresa de realizar seus objetivos. Ou seja, é necessário verificar se as competências que os gestores esperam na prática de seus colaboradores são observadas.

Então, seguindo o exemplo anterior, se a empresa comercializa software de gestão para outras empresas mas não possui uma estrutura de suporte técnico bem alinhada, há uma lacuna de competências que precisam ser trabalhadas.

  1. Solucione os gaps identificados

O terceiro passo do processo consiste em traçar um plano de ações para solucionar os gaps identificados. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio da criação de programas de treinamento, incentivos à qualificação profissional dos colaboradores e ainda o recrutamento de novos funcionários

Uma técnica muito usada para auxiliar os colaboradores no desenvolvimento de suas competências é o PDI - Plano de Desenvolvimento Individual. Ele é um acordo entre o superior e o colaborador subordinado sobre quais competências é preciso desenvolver e como. Além disso, são pontuadas ações práticas e as datas de realização de cada uma delas. 

  1. Monitore o desempenho das competências

Por último, é importante fazer o acompanhamento do nível das competências. Para isso, podem ser utilizados indicadores de desempenho, que proporcionam um panorama claro e objetivo sobre o que pode ser melhorado, além de fornecer dados concretos aos gestores para orientar nas tomadas de decisão.

Uma das maneiras de acompanhar o desempenho dos colaboradores é por meio de relatórios gerenciais. Neles são apresentados dados referentes a metas batidas, atividades realizadas, entre outros.


A gestão por competências é uma eficiente forma de gerenciar equipes e empresas. No entanto, existem diversas outras questões que devem ser levadas em conta ao administrar um negócio. 

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