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Líder novo na empresa: como evitar ou atenuar conflitos com colaboradores?

Liderança e Pessoas

Uma cena comum no ambiente corporativo: o líder de determinada equipe é desligado e no seu lugar chega um novo profissional. Os colaboradores ficam apreensivos. 

O que será esperado da nova chefia? Como será o estilo de trabalho desse novo gestor? Como será a adaptação? E o mais importante: como os conflitos poderão ser evitados?


Quais os principais motivos dos conflitos?

Uma das principais causas que podem gerar os conflitos está relacionada com o desafio que o novo líder terá de ser legitimado pelos liderados. Caso o afastamento do antigo gestor, que era admirado pelos colaboradores, tenha sido um processo traumático, haverá mais resistência à nova liderança. 

Junto a isso, se o novo gestor adotar uma postura de “chefe”, com foco maior nas tarefas e pouca conexão com a equipe, a resistência também poderá provocar atritos tensos, além de relacionamentos tóxicos. 

Já se essa for a primeira gestão desse profissional, sua falta de segurança e o fato de não se ver como um gestor ainda, pode gerar mais insegurança no novo time. O excesso ou a falta de autoridade geram problemas na comunicação, nas entregas e nos relacionamentos. 

Além disso, a insegurança pode ocasionar falta de planejamento e dificuldade na capacidade de delegação desse líder. Por consequência, isso complica as relações e as entregas.

  • Novo líder não é vilão

Para o time de colaboradores que permanece na empresa e passa por todo esse processo, é preciso compreender o quanto a transição afetou o emocional. Junto a isso, deve ficar claro o quanto esse novo profissional não deve ser visto como “culpado” ou “vilão” que alterou tudo. 

Essa postura pode demonstrar imaturidade na compreensão de que mudanças fazem parte da vida. É importante ter flexibilidade e estar disponível para o novo, permitindo conhecer novos gestores e novos jeitos de gestão.


Quais as dicas de integração do líder novo na empresa?

Para que a integração do novo líder na empresa seja o menos traumática possível para os colaboradores, separamos cinco dicas práticas que podem ser adotadas tanto pela gestão de pessoas, quanto pelos colaboradores e outras lideranças da empresa. 

  1. Lembre-se de quando começou a trabalhar na empresa:

Essa dica é válida para todos que passarem pelo processo de integração com o novo líder. Então, volte um pouco atrás e pense em sua própria trajetória ao chegar na empresa, relembrando como foi o processo de integração. 

Os sentimentos de insegurança são comuns em todos os profissionais diante de um novo desafio. Logo é importante pensar no que poderia ser feito para acolher esse novo gestor, agindo com empatia. 

  1. Inclua o novo gestor na rotina da companhia:

Mudar o mindset é um processo que exige tempo e vivência. Então, é essencial proporcionar inputs sobre como os processos acontecem na prática na empresa. 

É importante que o novo gestor vá participando das responsabilidades desde a integração, avaliando o que acrescenta na adaptação à cultura da empresa. 

  1. Defina as entregas de cada mês:

É importante que desde os primeiros dias, o novo gestor já saiba quais são suas principais responsabilidades, bem quais serão suas metas para aquele primeiro mês. 

Tal atitude garante que tanto a companhia, quanto o gestor saibam para onde estão indo. Isso garante que as expectativas sejam reais e estejam alinhadas. 

  1. Deixe o novo líder fazer interpretações sobre a nova equipe:

O novo gestor deve fazer as interpretações, observações e leituras de forma imparcial sobre a equipe dele. Ou seja, outros colaboradores, líderes ou o próprio RH, não deve levar inputs sobre as pessoas.

É importante que o novo líder avalie e tire suas próprias conclusões, avaliando quem deve permanecer ou sair da sua equipe. 

  1. Equilíbrio emocional é essencial

A troca de uma liderança é um processo de mudança que exige muito equilíbrio emocional por todas as partes envolvidas. Esse não é um momento de pressão, pois líder e equipe precisam de interação e atenção para que seja criado um novo vínculo entre eles. 


Quais os principais conselhos para o novo líder?

Para que o novo líder seja visto com bons olhos pelo seu novo time, é importante que ele demonstre ter um interesse genuíno em conhecer cada um da sua equipe. É preciso buscar compreender os objetivos de cada profissional e o que esperam dele, além de deixar claro o que espera de cada um. 

É importante o exercício de uma liderança com propósito, empatia e transparência. Além disso, é essencial o desenvolvimento de interações com o time, seja em formato de reuniões individuais e/ou em grupo. 

Outro ponto importante é que o líder deve colaborar com o processo de adaptação. Ele precisa executar e responder às necessidades do presente e adaptar o que foi realizado anteriormente para gerar prosperidade no futuro.


Características dos novos líderes

O atual cenário envolve a contratação de profissionais que estão mais ligados ao uso de novas tecnologias de comunicação e das redes sociais – a Geração Y ou Millennial. Com isso, é importante que as empresas também estejam prontas para, por exemplo, remodelar seus conceitos para manter o engajamento com seus colaboradores.

Ainda que os novos conceitos possam ser sentidos como um “choque” aos padrões e valores, é importante as empresas abrirem espaço para novas possibilidades.


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