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Liderança e gestão de pessoas: como se relacionam?

Liderança e Pessoas

Em razão da existência de muitos departamentos dentro de uma empresa, gestão de pessoas e liderança acabam seguindo caminhos diferentes em relação ao desenvolvimento dos colaboradores. Entretanto, o ideal é que eles se complementem. Ou seja, que trabalhem em conjunto para que a cultura organizacional seja perpetuada.


Líderes x RH

Os líderes são profissionais que possuem cargos de supervisão e coordenação, onde alinham o perfil e técnicas para lidar com as pessoas que fazem parte da sua equipe. Entre as suas atribuições estão ser comprometido com projetos, agir de forma coletiva, assumir responsabilidades e dar feedbacks periódicos à equipe. 

Mais do que isso, devem ainda ter uma comunicação adequada, promover a integração entre os colaboradores, estar disposto a aprender e estimular um ambiente de equipe e crescimento mútuo. Por fim, é importante que saibam despertar a relação de confiança com os colaboradores, lhe confiando as atividades e lhe oportunizando o crescimento. 

Associado ao líder, o RH possui um foco maior na gestão de pessoas, tendo uma visão mais macro das equipes. A área trabalha com o recrutamento, contratação e treinamento das equipes, bem como no acompanhamento do desenvolvimento profissional de cada colaborador. 

O setor também é responsável por realizar pesquisas de clima, trabalhando a cultura organizacional e identificando gargalos e problemas que afetam o desempenho e a produtividade dos profissionais. 

Dessa forma, podemos compreender que o RH tem uma visão organizacional e macro da empresa, enquanto que o líder possui uma visão mais profunda do micro, atuando na motivação da equipe e trazendo insights para a área de recursos humanos. 

Ou seja, mesmo que em formatos diferentes, o foco dos dois é no desenvolvimento dos profissionais na organização.  No entanto, nem sempre os líderes e o RH conseguem se relacionar. Inclusive, esse é um grande desafio que as empresas enfrentam. 


Como se dá o relacionamento entre líderes e gestão de pessoas?

Na maior parte das empresas, o relacionamento entre os líderes das equipes e o RH é distante. Isso acontece em virtude da correria do dia a dia e porque ambos, mesmo tendo objetivos iguais, optam por usar técnicas diferentes com seus colaboradores. 

Cada um, líderes e RH, aplica o que acha melhor e necessário para o desenvolvimento dos colaboradores. Tal atitude gera desencontro de informações, além de desorganização, pois afeta diretamente os colaboradores. 

Ao perceberem a falta de alinhamento, os colaboradores podem ficar desmotivados com a empresa. Entretanto, essa situação pode ser revertida! E, inclusive, há muitas vantagens na boa relação entre líderes e RH, visto que um complementa o trabalho do outro.


Vantagens de uma boa relação entre ambos

  • Aumento na motivação, produtividade e engajamento da equipe

Os líderes devem atuar motivando e engajando as equipes no desenvolvimento de projetos e atuação com foco nos objetivos da empresa. No entanto, se eles receberem orientações estratégicas do RH sobre o perfil de cada colaborador, considerando cada personalidade, é possível aumentar a produtividade, a motivação e  o engajamento da equipe. 

  • Redução dos índices de rotatividade

Uma boa relação entre líderes e RH gera uma gestão de pessoas eficiente, com foco no profissionalismo. Isso reflete diretamente na qualidade do trabalho diário das equipes, tornando o ambiente, um local melhor de trabalhar. Dessa forma, os índices de rotatividade são reduzidos drasticamente. 

  • Melhoria nos processos de gestão

Os líderes estão mais próximos de cada profissional, convivendo mais e entendendo o que acontece com cada um no dia a dia. Então, quando há uma boa relação entre os líderes e o RH, estes podem informar de uma melhor forma o que pode, ou precisa, ser alterado na empresa. O líder fornece um feedback e junto com o RH tem o poder de tomar decisões mais assertivas.


Como unir liderança e gestão de pessoas?

  • Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho, processo aplicado para medir as competências dos colaboradores, pode e deve ter o auxílio dos líderes dos departamentos da empresa. Eles conhecem bem suas equipes e podem auxiliar no processo, para que ele seja mais eficaz e preciso. Essa avaliação une os objetivos em comum: recursos humanos e líderes.

Vale lembrar que, os próprios líderes também podem ser submetidos à avaliação de desempenho periodicamente. O processo visa desenvolver as competências dos líderes e gestores, melhorando a gestão da empresa.

  • Alinhamento de objetivos

Após a conclusão da avaliação de desempenho, o RH aplica os planos que cada colaborador deve seguir para desenvolver suas competências. Com a participação dos gestores nesse processo, as chances de assertividade desse plano são muito maiores. 

Isso acontece porque, com o trabalho de ambos, a criação de PDIs – Plano de Desenvolvimento Individual é mais personalizada. Além disso,  o colaborador percebe todo o esforço por trás daquele trabalho, desenvolvendo um sentimento de valorização dentro da organização.


Conclusão

Liderança e gestão de pessoas se complementam porque ambos têm como foco o desenvolvimento dos colaboradores. Entretanto, o RH atua de forma mais ampla, enquanto os líderes de maneira mais frequente e direta. 

Por fim, vale lembrar que o RH tem o papel de prestar suporte aos gestores, para que eles sejam boas lideranças para as equipes. Ou seja, é importante que também aconteça o desenvolvimento dos líderes.  

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