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Liderança servidora: conheça a gestão baseada em virtudes que gera resultados incríveis

Liderança e Pessoas

O líder é uma figura essencial para as organizações, pois ele é o responsável por direcionar e inspirar um grupo de pessoas. No entanto, para exercer essa função, é preciso que esse profissional disponha da competência de liderança e, a partir disso, entenda seu perfil e o perfil da empresa.

Isso é importante pois não existe apenas um tipo de liderança nas organizações. Há diferentes modelos de gestão e cada um se apropria do formato de liderança que corresponde melhor à personalidade e à cultura da empresa.

Entre os tantos tipos de liderança, temos a servidora. Ela é aquela em que o líder equilibra a liderança e o serviço, valorizando as ideias e buscando por opiniões de outros profissionais do trabalho, além de estabelecer uma cultura de confiança e respeito.


Afinal, o que é liderança servidora?

O termo liderança servidora surgiu pela primeira vez no livro The Servant as Leader, de Robert K. Greenleaf, de 1970. Nele, Greenleaf apresenta a liderança servidora como uma alternativa para a gestão focada na autoridade. Ou seja, nessa perspectiva, o líder não impõe regras e serve à sua equipe.

Podemos compreender, portanto, que a liderança servidora é uma forma de gestão onde o líder se preocupa com as necessidades da sua equipe e dos demais profissionais da corporação antes das próprias necessidades.

As organizações que adotam esse modelo de liderança na sua cultura organizacional geralmente se preocupam com o ambiente e sabem como ele é um apoio no desenvolvimento dos colaboradores. O líder em si, portanto, trabalha na construção de uma cultura de aprendizagem, onde os colaboradores são encorajados a se desenvolver e se tornar mais importantes para a companhia.


Quais as principais características de uma liderança servidora?

O líder servidor se concentra nos profissionais. Mas, isso não significa que ele deixa de lado os resultados. Essa liderança compreende que, ao criar um relacionamento melhor com seus liderados, a empresa poderá conquistar melhores performances dos profissionais. 

Sendo assim, esse líder tem como principais características:

  • Capacitar e desenvolver pessoas: os liderados têm espaço para se capacitar e se desenvolver como pessoas. O líder reconhece os talentos e os pontos fortes de cada, entendendo que cada indivíduo é único;

  • Humildade: o líder servidor entende que, assim como ele tem algo para contribuir, os demais colaboradores também têm. Ou seja, ele reconhece os limites do seu próprio conhecimento;

  • Empatia: a partir dessa característica, o líder consegue compreender sentimentos, necessidades e motivações dos demais colaboradores. Com isso, é possível gerenciar melhor os liderados;

  • Direcionamento: além de indicar as expectativas da empresa, o líder servidor tem como características direcionar o colaborador sobre o que ele pode fazer para entregar o resultado almejado. 


Quais são as vantagens da liderança servidora?

Empresas mais atentas a pautas relacionadas à saúde mental, produtividade e gestão humanizada, costumam aplicar a liderança servidora justamente porque ela integra esses três pilares. Aliás, essa integração proporciona ótimos benefícios tanto para as empresas, quanto para os profissionais.

  • Aumenta a produtividade e os resultados da equipe

Como esse líder tem sensibilidade suficiente para compreender as dificuldades e os pontos fortes dos colaboradores, ele consegue direcionar os esforços de forma mais assertiva. Tal atitude torna o trabalho da equipe mais eficiente e produtivo, além da mesma se sentir mais motivada e engajada.

  • Promove a qualidade de vida no trabalho

O relacionamento do líder com a equipe deve ser saudável e agradável, baseado no respeito e na empatia. Com isso, os liderados podem se sentir confortáveis para se expressar, podendo compartilhar anseios, medos, alegrias e vitórias. Ou seja, não é preciso reter sentimentos e, com isso, há mais qualidade de vida no trabalho. 

  • Estimula a cultura de aprendizagem

Esse formato de liderança tem como característica oferecer práticas e ações voltadas para o desenvolvimento e capacitação dos colaboradores. Com isso, os liderados se sentem mais motivados a continuar crescendo e a participar mais ativamente da empresa. 

  • Melhora a relação com clientes e fornecedores 

A liderança servidora tem sua essência baseada na frase “gentileza gera gentileza”. Com isso, a proposta é que os colaboradores sejam recebidos pelo seus gestores de forma gentil e amigável, onde o líder se propõe a ajudar que o colaborador cumpra suas metas. Essa gentileza, consequentemente, se estenderá aos clientes e fornecedores, promovendo também mais valor à imagem da empresa.

  • Proporciona um clima organizacional mais agradável

Um ambiente baseado no respeito, empatia e gentileza melhora o clima organizacional e preserva a saúde mental dos colaboradores. Com isso, é possível desenvolver uma cultura que prospera o valor de uma marca.

  • Fomenta o alto nível de satisfação dos colaboradores

Conviver em um ambiente acolhedor e desafiador é essencial para o bem-estar e desenvolvimento profissional dos profissionais. Isso gera valor e propósito, além de os tornar mais satisfeitos, reduzindo também o índice de turnover.


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