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O que é liderança situacional e quais são os seus pilares?

Liderança e Pessoas

Sem uma liderança eficiente, é muito difícil que uma equipe obtenha sucesso. Um bom líder deve inspirar pessoas, fazendo com que elas abracem suas causas e propósitos. Mais do que isso, é papel do líder ter uma gestão eficiente de pessoas, para que possa conduzir seu time na conquista dos resultados desejados pela empresa.

Nos últimos anos, o conceito de liderança passou por muitas mudanças. Anteriormente, o líder era visto como um profissional autocrático, que apenas cobrava resultados de seus subordinados. Atualmente, esse conceito mudou, e surgiu o conceito de liderança situacional.


Mas afinal, o que é liderança situacional?

A liderança situacional é baseada no conceito de que não há um modelo de liderança correto. Isso significa que o líder deve conseguir se adaptar constantemente às mudanças que são apresentadas. Essa teoria prega a flexibilidade que as lideranças devem ter para conseguir se adequar aos diferentes momentos que vão surgir no dia a dia de trabalho. 

Diante disso, na liderança situacional, os melhores líderes são aqueles profissionais que têm a capacidade de se reinventar de acordo com a atividade e especialmente, características da sua equipe. Nesse conceito, portanto, os líderes precisam buscar a atualização constante, para saber usar as ferramentas necessárias para atingir os melhores resultados.


Quais são os pilares que baseiam a liderança situacional?

O conceito de " liderança situacional" foi idealizado por Paul Hersey e Ken Blanchard em 1969 e é formada por 4 principais pilares, são eles:

  1. Direcionamento

O líder é o profissional responsável por dar o primeiro passo diante de uma situação. Ou seja, as rédeas estão com ele e será ele o responsável por direcionar a equipe para o caminho em que acredita ser o melhor.

Para que a equipe consiga se sentir segura e confiante, a liderança deve definir as estratégias que serão necessárias para conquistar os objetivos e corrigir possíveis erros pelo trajeto.

  1. Apoio

As necessidades da sua equipe, ou dos seus liderados, é um ponto essencial de atenção ao líder. É importante que ele incentive o aprendizado entre os colaboradores, buscando eliminar inseguranças e ansiedades, para que os profissionais consigam se desenvolver da melhor forma. 

Além disso, é papel do líder proporcionar oportunidades para que a equipe possa absorver as diferentes perspectivas. Por fim, vale lembrar que a liderança situacional atua junto à empresa, usando suas habilidades na conquista de maior eficiência no processo de metas. 

  1. Delegação

É fundamental que um líder saiba delegar demandas. Na liderança situacional, tal habilidade é muito importante para que o líder possa se distanciar das tarefas mais operacionais. 

Com isso, os liderados são responsáveis pela realização das atividades, enquanto o líder atua no desenvolvimento de novas estratégias com o objetivo de conquistar as metas da companhia. 

  1. Adaptação

Por último, mas não menos importante, é essencial que o líder tenha facilidade de adaptação - pilar no qual a teoria da liderança situacional é baseada. Tal habilidade é essencial pois, atualmente, as mudanças são constantes e os profissionais que têm o desejo de alcançar, ou permanecer no topo, precisam se adaptar às necessidades. 

O líder precisa, no dia a dia, conseguir encontrar novas soluções, estratégias eficientes e caminhos para lidar com os desafios. Portanto, além do desenvolvimento e busca por conhecimentos constantes, é importante ter uma mentalidade flexível no momento de assumir as responsabilidades. 


Quais os benefícios da liderança situacional?

Com os pilares da liderança situacional claros, fica mais fácil compreender todos os benefícios que ela traz à empresa e aos liderados. 

  1. A flexibilização das tarefas diárias

Como o líder situacional conduz a equipe de formas diferentes, conforme as necessidades da empresa, as tarefas a serem executadas se tornam mais flexíveis. Com isso, a liderança contribui para que o time se sinta mais motivado, pois há redução no risco de um trabalho repetitivo e monótono. 

  1. Maior confiança para delegar tarefas

Ao usar os métodos de liderança situacional, o gestor consegue passar mais confiança à equipe de liderados. A consequência disso é a maior facilidade em delegar tarefas, pois, quando os colaboradores sentem a confiança de seu líder, eles passam a ter maior motivação e autoconfiança. Essas duas características são essenciais para o aumento da produtividade da equipe. 

  1. Uma melhor comunicação

Como um dos pilares da liderança situacional é o apoio aos liderados, a comunicação entre a equipe e o líder melhora, ficando mais fácil. Essa melhoria pode ser observada na forma de resultados, pois, a partir do momento que a equipe percebe que é ouvida e se senta apoiada, os erros de operação são mais facilmente identificados. 

  1. Fortalecimento do clima organizacional

Ao contrário de antigamente, é essencial que o líder gerencie sua equipe sem autoritarismo e arrogância. Ele deve buscar entender o que motiva a equipe a decidir por determinadas atitudes, fazendo com o que o bem-estar esteja presente dentro do ambiente empresarial. 

  1. Torna a equipe mais resiliente

Como a liderança busca a melhoria a cada novo problema encontrado, se adaptando a cada situação, a equipe de liderados desse gestor consegue se tornar mais resiliente também diante de novas situações. 


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