Os líderes da sua empresa participam do processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores?

Liderança e Pessoas

Liderar é, com certeza, uma das habilidades mais importantes no mercado de trabalho. E isso vale tanto para os profissionais quanto para as empresas.

O líder, por meio da empatia, consegue dialogar e esclarecer pontos que podem estar mal elucidados. Ele também transmite os valores e a missão da empresa aos colaboradores da sua equipe, e informa a todos sobre a importância que possuem para a empresa.

Essa interação favorece a motivação dos colaboradores e, consequentemente, sua produtividade. Com isso, já podemos ter uma boa ideia da importância da liderança para uma organização.

Mas, o ponto que gostaríamos de lhe questionar hoje é: os líderes da sua empresa participam do processo de recrutamento e seleção?

Na maioria das empresas, a contratação fica apenas nas mãos do RH, mas é muito importante que as lideranças se envolvam nesse processo de escolha das pessoas que trabalham em suas equipes.

A importância das lideranças nas organizações

Empresas que possuem e desenvolvem os líderes tendem a alcançar o sucesso. O líder tem um papel extremamente importante nos processos de qualquer organização, pois é ele que veste a camisa da empresa e se torna a própria organização para os demais colaboradores.

O líder, portanto, deve entender a empresa como um todo, como funcionam os seus setores e processos. Isso proporciona à empresa um constante feedback de como está o seu desenvolvimento dos objetivos e uma melhor qualidade no contato com seus colaboradores.

Como envolver os gestores nos processos seletivos?

1. Alinhar as informações

Para encontrar a forma correta de gerar engajamento dos gestores no processo seletivo, é necessário saber como a liderança se sente em relação a isso. Todos se sentem à vontade? Se não, por qual motivo?

O recomendável é que o RH realize um levantamento dessas informações com os gestores de todos os setores. Ele pode ser feito com o uso de questionários, com a realização de entrevista ou com uma reunião. Com essas informações, o RH vai saber onde deve concentrar as ações.

1. Reforçar a importância da participação

O RH é responsável por realizar a triagem de currículos, observando as qualificações, a experiência e o perfil comportamental dos candidatos. Porém, o gestor é decisivo, pois ele que faz os questionamentos pertinentes para analisar como esse candidato se comportaria atuando no cargo.

Afinal, o gestor saberá identificar se o candidato faz bom uso da persuasão para vender o produto que ele conhece tão bem ou se o candidato tem boa oralidade, por exemplo.

1. Melhorar o conhecimento da cultura organizacional

O gestor que participa do processo de seleção tem como diferencial o maior conhecimento sobre a identidade da organização. Isso facilita a percepção de possíveis pontos que precisam ser melhorados. A percepção geral é importante para uma maior eficiência nas estratégias e mais segurança nas decisões.

Além da relação com a assertividade na contratação de profissionais, o gestor que conhece bem a cultura da empresa se apropria das melhores práticas, tendendo a ter uma equipe mais focada e produtiva.

1. Possibilitar um melhor acompanhamento

O líder participativo consegue acompanhar o desenvolvimento de seus colaboradores, desde o início. Se, durante a seleção, o gestor identifica potencial no candidato, mas observa algo que pode ser trabalhado, ele pode acompanhar e buscar desenvolver a habilidade.

Grande parte dos gestores reconhecem que os talentos são o patrimônio da empresa e que não é fácil manter uma equipe de alta performance. Assim, para conseguir o melhor de cada colaborador, é necessário identificar os pontos de dificuldade e trabalhá-los, desenvolvendo as habilidades — e isso só é possível com acompanhamento.

1. Capacitar a liderança

Um dos motivos que afastam o gestor do processo de seleção é acreditar que não está preparado. Muitos acreditam que não estão capacitados para colaborar.

Promova um treinamento explanando sobre as etapas e a importância de cada uma delas, sobre a divisão do tempo e o momento para a abordagem que cada pessoa responsável pela triagem terá com os candidatos.

Também é necessário algum conhecimento teórico e prático para, por exemplo, elaborar uma entrevista mais técnica, uma dinâmica adequada e um feedback — inclusive para quem não teve o resultado esperado. O gestor precisa se sentir seguro, e isso pode acontecer por meio de treinamentos e oportunidades de capacitação.

1. Criar proximidade entre as equipes envolvidas

Ser próximo dos líderes e funcionários abre caminho para a troca de ideias e o compartilhamento de estratégias, além de ajudar no cumprimento das metas — o que torna o ambiente de trabalho melhor.

O RH precisa ser acolhedor e se manter aberto às ideias e às sugestões de todos da empresa. Após recebê-las, aconselha-se dar o retorno, um feedback. Isso mostra que todas as opiniões têm importância. Para estreitar os laços, uma boa opção é fazer visitas periódicas aos setores da empresa.

1. Firmar parceria

Uma empresa em que gestores e RH trabalham em conjunto, em sintonia, se fortalece com o passar do tempo. Com a parceria, as chances das contratações serem assertivas são maiores. Com ambos reunidos e dispostos para o alcance do mesmo objetivo, todos ganham.

Gostou do conteúdo? Quer fazer um MBA e ser um profissional de destaque nas empresas? Então, CLIQUE AQUI e conheça nossos cursos!