Os líderes da sua empresa participam do processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores?
Liderar é, com certeza, uma das habilidades mais importantes no mercado de trabalho. E isso vale tanto para os profissionais quanto para as empresas.
O líder, por meio da empatia, consegue dialogar e esclarecer pontos que podem estar mal elucidados. Ele também transmite os valores e a missão da empresa aos colaboradores da sua equipe, e informa a todos sobre a importância que possuem para a empresa.
Essa interação favorece a motivação dos colaboradores e, consequentemente, sua produtividade. Com isso, já podemos ter uma boa ideia da importância da liderança para uma organização.
Mas, o ponto que gostaríamos de lhe questionar hoje é: os líderes da sua empresa participam do processo de recrutamento e seleção?
Na maioria das empresas, a contratação fica apenas nas mãos do RH, mas é muito importante que as lideranças se envolvam nesse processo de escolha das pessoas que trabalham em suas equipes.
A importância das lideranças nas organizações
Empresas que possuem e desenvolvem os líderes tendem a alcançar o sucesso. O líder tem um papel extremamente importante nos processos de qualquer organização, pois é ele que veste a camisa da empresa e se torna a própria organização para os demais colaboradores.
O líder, portanto, deve entender a empresa como um todo, como funcionam os seus setores e processos. Isso proporciona à empresa um constante feedback de como está o seu desenvolvimento dos objetivos e uma melhor qualidade no contato com seus colaboradores.
Como envolver os gestores nos processos seletivos?
Alinhar as informações
Para encontrar a forma correta de gerar engajamento dos gestores no processo seletivo, é necessário saber como a liderança se sente em relação a isso. Todos se sentem à vontade? Se não, por qual motivo?
O recomendável é que o RH realize um levantamento dessas informações com os gestores de todos os setores. Ele pode ser feito com o uso de questionários, com a realização de entrevista ou com uma reunião. Com essas informações, o RH vai saber onde deve concentrar as ações.
Reforçar a importância da participação
O RH é responsável por realizar a triagem de currículos, observando as qualificações, a experiência e o perfil comportamental dos candidatos. Porém, o gestor é decisivo, pois ele que faz os questionamentos pertinentes para analisar como esse candidato se comportaria atuando no cargo.
Afinal, o gestor saberá identificar se o candidato faz bom uso da persuasão para vender o produto que ele conhece tão bem ou se o candidato tem boa oralidade, por exemplo.
Melhorar o conhecimento da cultura organizacional
O gestor que participa do processo de seleção tem como diferencial o maior conhecimento sobre a identidade da organização. Isso facilita a percepção de possíveis pontos que precisam ser melhorados. A percepção geral é importante para uma maior eficiência nas estratégias e mais segurança nas decisões.
Além da relação com a assertividade na contratação de profissionais, o gestor que conhece bem a cultura da empresa se apropria das melhores práticas, tendendo a ter uma equipe mais focada e produtiva.
Possibilitar um melhor acompanhamento
O líder participativo consegue acompanhar o desenvolvimento de seus colaboradores, desde o início. Se, durante a seleção, o gestor identifica potencial no candidato, mas observa algo que pode ser trabalhado, ele pode acompanhar e buscar desenvolver a habilidade.
Grande parte dos gestores reconhecem que os talentos são o patrimônio da empresa e que não é fácil manter uma equipe de alta performance. Assim, para conseguir o melhor de cada colaborador, é necessário identificar os pontos de dificuldade e trabalhá-los, desenvolvendo as habilidades — e isso só é possível com acompanhamento.
Capacitar a liderança
Um dos motivos que afastam o gestor do processo de seleção é acreditar que não está preparado. Muitos acreditam que não estão capacitados para colaborar.
Promova um treinamento explanando sobre as etapas e a importância de cada uma delas, sobre a divisão do tempo e o momento para a abordagem que cada pessoa responsável pela triagem terá com os candidatos.
Também é necessário algum conhecimento teórico e prático para, por exemplo, elaborar uma entrevista mais técnica, uma dinâmica adequada e um feedback — inclusive para quem não teve o resultado esperado. O gestor precisa se sentir seguro, e isso pode acontecer por meio de treinamentos e oportunidades de capacitação.
Criar proximidade entre as equipes envolvidas
Ser próximo dos líderes e funcionários abre caminho para a troca de ideias e o compartilhamento de estratégias, além de ajudar no cumprimento das metas — o que torna o ambiente de trabalho melhor.
O RH precisa ser acolhedor e se manter aberto às ideias e às sugestões de todos da empresa. Após recebê-las, aconselha-se dar o retorno, um feedback. Isso mostra que todas as opiniões têm importância. Para estreitar os laços, uma boa opção é fazer visitas periódicas aos setores da empresa.
Firmar parceria
Uma empresa em que gestores e RH trabalham em conjunto, em sintonia, se fortalece com o passar do tempo. Com a parceria, as chances das contratações serem assertivas são maiores. Com ambos reunidos e dispostos para o alcance do mesmo objetivo, todos ganham.
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