Os talentos realmente se encaixam em todos os cargos?
Nas empresas há diferentes colaboradores, com soft e hard skills variadas entre si: alguns se comunicam melhor, enquanto outros mantêm a concentração por períodos de tempos maiores, por exemplo. No entanto, há um perfil que se destaca e chama a atenção: é o colaborador "talento".
Esse profissional possui alto potencial e geralmente têm três características claras. A primeira é o "learning agility", que pode ser traduzida como a velocidade de aprendizado. É uma habilidade que envolve um conjunto de comportamentos e competências que tornam esse profissional mais propenso a aprender suas demandas rapidamente.
Em seguida, temos as habilidades sociais. Ou seja, esse profissional sabe trabalhar em equipe e tem boa capacidade em se relacionar com outras pessoas. Por último, temos a motivação, que pode ser considerada um impulso motivacional para realizar ações. Ela é uma via de mão dupla que depende do funcionário e da empresa, pois, ao mesmo tempo que, esse colaborador não fica parado diante das adversidades, é papel das organizações criar um cenário motivador.
Mas o colaborador “talento” se encaixa em todos os cargos?
Em uma equipe, é necessário ter diversidade. É preciso ter perfis mais criativos e operacionais para o bom funcionamento e desempenho de maneira geral de uma empresa. Sendo assim, o colaborador “talento” tende a ocupar cargos mais criativos e pode se sentir desmotivado em atividades mais repetitivas.
Dessa forma, é importante que as empresas saibam manter todos os colaboradores em uma zona de "flow". Ou seja, uma zona intermediária entre a ansiedade e o tédio. Com isso, o crescimento de habilidades e desafios é equilibrado, garantindo o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, sem deixá-las caírem na mesmice ou ficarem ansiosas.
Como as empresas podem estimular a melhor performance de seus colaboradores?
O ideal é que as funções mais críticas e estratégicas sejam mapeadas, garantido a existência de colaboradores “talento” nessas posições. Assim como, também é importante mapear os atuais colaboradores 'talento' existentes na empresa, para traçar planos de ação proativos.
Caso um colaborador tenha potencial, mas não esteja performando bem, poderá surgir um problema com a liderança, demandas ou equipe. Dessa forma, os dados irão ajudar a entender onde mais esse profissional poderá exercer esse potencial.
Além disso, confira mais dicas para melhorar o desempenho da equipe:
Aposte na cultura do feedback
Os feedbacks têm como objetivo informar aos colaboradores como eles estão se saindo e, ao mesmo tempo, os ajudar a melhorar comportamentos e desenvolver bons resultados. Para isso, é essencial fornecer pareceres que sejam construtivos e que elevem a produtividade.
O feedback deve ser frequente, respeitoso e não ter como objetivo uma lição de moral ou bronca. É importante que o gestor reconheça as conquistas e os aprendizados de todos.
Vale destacar que os feedbacks negativos que sejam relacionados a um profissional em específico sempre devem ser feitos de forma privada. Isso evita qualquer tipo de constrangimento ou situação de desconforto para o colaborador.
Outro ponto interessante é que o gestor também deve estar aberto para receber feedbacks da equipe, pois essa prática demonstra que a opinião deles também é importante. Além disso, as críticas são vistas como uma forma de construir e melhorar o relacionamento entre todos, independente do nível hierárquico ocupado.
Deixe claro quais são as metas da empresa
Outra dica importante para melhorar o desempenho da equipe e garantir bons resultados é compartilhar as metas e os objetivos da empresa. Ao saber onde a organização deseja chegar, os colaboradores conseguem assimilar de forma mais fácil as informações e os motivos para realizar o trabalho.
Além disso, as metas precisam ser desafiadoras, superáveis e viáveis. É fundamental que o gestor incentive a equipe a encarar as dificuldades que surgirem no caminho e a superar os desafios. Para que isso ocorra da melhor forma possível, é importante investir em um bom planejamento.
Crie programas de incentivo
O bom desempenho dos colaboradores está ligado diretamente ao potencial da empresa. E, para promover mudanças é preciso motivar e inspirar os funcionários. Ou seja, reconhecer e recompensar a equipe sempre que um trabalho é bem executado é fundamental.
É papel das lideranças estimular os profissionais por meio de um programa de incentivo. É possível, por exemplo, proporcionar benefícios como comissões por metas alcançadas - lembrando que a gratificação não precisa ser financeira.
Seja um bom exemplo para os seus colaboradores
Se um gestor ou líder espera que os colaboradores tenham atitudes proativas, contribuam para a empresa, invistam na formação e participem de forma ativa das atividades, é imprescindível que estes comportamentos comecem pelas próprias lideranças. Um líder deve ser uma figura exemplar.
As equipes que têm o apoio de um bom gestor, se espelham no exemplo e nas realizações, usando a figura do gestor como referência para a execução das próprias tarefas. Dessa forma, ser um bom exemplo é fundamental para alcançar bons resultados e visualizar uma mudança de comportamento na equipe.
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