BeReal para marcas: a marca da sua empresa deveria estar presente no app da ‘vida real’?

Marketing e Vendas

O universo do marketing e das mídias sociais passa por transformações cada vez mais rápidas. Novas redes sociais surgem e desaparecem de forma que muitas empresas sequer chegam a se adaptar a elas.

No entanto, é importante estar por dentro das tendências de mídia social. A novidade é o BeReal, uma nova plataforma que está liderando os rankings da área e conquistando boa parte da Geração Z e os Millennials.

O que é o BeReal?

O aplicativo vai na contramão de redes sociais como o Instagram e o TikTok, que são cercados de filtros e anúncios, e onde tudo é bem calculado e planejado antes de ser publicado para atingir a maior audiência e engajamento possível.

De acordo com a própria descrição da plataforma, o BeReal busca ser “uma maneira nova e única de descobrir quem seus amigos realmente são em sua vida cotidiana”. E essa proposta chega na hora certa!

Os usuários do Instagram estão criticando cada vez mais a plataforma, em virtude da prioridade aos conteúdos recomendados em vez das publicações das pessoas que estão seguindo.

A reclamação está muito relacionada ao fato de as redes sociais serem cada vez menos sobre “conexões” e comunidades, para se tornarem plataformas de conteúdo. Isso causa a sensação de não haver um espaço na internet para simplesmente se conectar com usuários e seguir pessoas.

Como o BeReal funciona?

A plataforma tem como principal funcionalidade a sugestão de fazer um único post por dia. E o momento de publicar o post é definido pelo próprio aplicativo. Ou seja, todos são notificados pelo BeReal, em algum momento diferente, para capturar e compartilhar a foto na hora, em tempo real.

Não há possibilidade de publicar vídeos, nem é possível incluir filtros nas fotos. É publicada apenas a vida real, naquele momento, em uma única foto.

No entanto, é preciso que o usuário aja rápido pois, depois de receber a notificação, ele só tem dois minutos para tirar sua foto, tanto pela câmera principal quanto pela frontal.

Então, não há um bom tempo para pensar muito no que será postado, nem planejar um cenário específico para aquela publicação. A proposta é justamente mostrar o que está sendo feito naquele momento específico.

Além dessa proposta de foto instantânea, outro objetivo do BeReal é que o usuário não tenha muitos seguidores ou apenas “confira o que os amigos estão fazendo”.

Para garantir que todos irão publicar na plataforma, ela só permite que acompanhe e interaja com os amigos no aplicativo se estiver com suas postagens em dia. Então, se você não posta, também não consegue interagir com outras pessoas.

Qual o impacto do BeReal nas outras redes sociais?

Justamente pela busca da Geração Z por menos filtros e menos conteúdo produzido, o BeReal tem apresentado um rápido crescimento. Ele passou de 2 milhões de usuários diários ativos em janeiro de 2022 a 10 milhões de usuários em agosto do mesmo ano.

E qual o impacto nas outras redes sociais? O Snapchat, por exemplo, já lançou um recurso de câmera dupla, permitindo fotografar dos dois lados ao mesmo tempo - recurso similar ao oferecido pelo BeReal.

Já a Meta, responsável pelo Facebook e pelo Instagram, por sua vez, está testando também novos recursos para o Instagram se inspirando no BeReal.

O conteúdo no estilo mais “de vida real” é cada vez mais atrativo aos usuários ao ponto de atingir gigantes da mídia social, como o Instagram, e fazer plataformas como BeReal crescerem exponencialmente.

Então, é importante, neste momento, que os profissionais de Marketing e marcas pensem em maneiras de acompanhar essa tendência. Como as marcas podem participar de um conteúdo não editado e não publicitário?

Como as marcas estão usando o BeReal para interagir com clientes?

Diferente do que muitos profissionais podem pensar, há espaço para Marketing no BeReal em virtude das características da plataforma. Inclusive, algumas marcas já estão testando diferentes abordagens na plataforma para entender o ambiente e as possibilidades que ele oferece.

A Chipotle, rede de restaurantes de gastronomia mexicana, faz parte do número crescente de marcas que passaram a utilizar o BeReal. A rede entrou no aplicativo em abril de 2022 e usa a plataforma compartilhando códigos promocionais exclusivos e reutilizáveis para um número limitado de pessoas.

O BeReal, portanto, pode ser usado para compartilhar cupons, informações ou lançamentos exclusivos. Isso, inclusive, é uma forma inteligente de interagir com o público no BeReal, pois não é possível prever quando a plataforma vai enviar as notificações diárias.

Aliás, é importante destacar que o BeReal não permite fazer publicidade formal atualmente com investimentos, mas há outras maneiras de usar a plataforma. É possível, por exemplo, que as empresas criem conteúdo real, sem máscaras. As marcas podem se inspirar no conceito da plataforma para mostrar a sua vida sem filtros, convidando os clientes para ver os “bastidores” da operação e conhecer as pessoas reais por trás da empresa, por exemplo.

Gostou do conteúdo? Está buscando desenvolver seu conhecimento relacionado à Marketing? CLIQUE AQUI para conhecer o MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Marketing e Mídias Digitais.

O MBA é estruturado com temas gerais de Gestão Empresarial e específicos de marketing e mídias digitais, proporcionando ao aluno um conhecimento multidisciplinar.