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Crescimento do e-commerce pós-pandemia: desafios e perspectivas

Marketing e Vendas

Os últimos dois anos acabaram sendo marcados por conta da pandemia do Covid 19 e  a maioria das empresas ainda está se reerguendo. Mas, a venda de produtos no formato online, o e-commerce, está entre uma das poucas áreas que permaneceu em crescimento durante a pandemia. 

Com o objetivo de planejar estrategicamente os próximos passos do setor, é importante analisar o que se passou neste período entre as lojas virtuais. Assim como, analisar o futuro deste mercado e os principais desafios para o futuro.


O que mudou no e-commerce no pós-pandemia?

Sem dúvida uma série de fatores combinados influenciaram diretamente no setor da pandemia em geral. Entre elas estava a medida de distanciamento social, onde as pessoas começaram a procurar formas alternativas de consumir todos os tipos de itens. Em muitos lugares os próprios estabelecimentos passaram a trabalhar por delivery, além de garantir um site exclusivo para facilitar o processo.

Assim, até mesmo grandes lojas do varejo, conhecidas por entregar uma experiência de pessoas se deslocando até o local, passaram a agir como negócios 100% online. Claro, muitas vezes isto ocorria não só pelo horário reduzido de atendimento ao público, mas também pela expressa proibição de sequer abrir o estabelecimento.

Segundo dados da ABComm, houve um aumento de mais de 50% dos e-commerces em 2020. Além disso, índices do MCC-ENET mostram que o aumento até agosto deste ano ainda se mantém na casa dos 20%. Mostrando claramente uma tendência do mercado por aderir a este novo sistema de compra e venda.

Isto também é um trunfo derivado da experiência do usuário, que não só consegue encontrar uma variedade maior de produtos no mercado, mas também consegue pesquisar preços em várias lojas e fornecedores em pouquíssimo tempo. Algo que antes iria demorar horas e muitos passos para ser feito, é possível de se realizar em alguns minutos dentro da sua própria casa.

Além disso, a alta concorrência também traz preços atrativos para os clientes. Isto sem ter que garantir a comissão do vendedor que atende o cliente na loja. Então, é possível ver que o e-commerce no pós-pandemia ainda é de crescer e abrir oportunidade para vários outros empreendedores.


Quais são os novos desafios do e-commerce?

Claro, esta mudança no mercado acabou por desafiar quem já estava situado com um certo conforto, mas principalmente para quem deseja começar. Ter uma loja virtual ainda é uma das melhores ideias para quem nunca empreendeu, primeiramente por ser fácil de implementar e ter um baixo custo.

Entretanto, é justo dizer que existem vários investimentos a serem feitos de qualquer maneira. Mas nada muito fora dos modelos de empreendedorismo mais clássicos. Sendo assim, para alcançar o sucesso é importante dar atenção a três temas principais que estão se tornando um desafio:

  1. Frete

Quando seu cliente compra um produto, ele espera realmente recebê-lo. Entretanto, muitas pessoas não possuem ideia de como fazer um trabalho de logística bem elaborado.

Depender de instituições como os Correios já tem se provado uma péssima ideia. Primeiramente por seu alto valor de frete, e em segundo lugar pelos prazos absurdos.

Por isso, muitas vezes a melhor saída é se aliar a empresas exclusivas do ramo das transportadoras. Sem contar que marketplaces como o da Amazon e Mercado Livres estão com uma estrutura própria realmente eficaz, fazendo entregas em menos de 24 horas.

  1. LGPD

Hoje, é praticamente impossível manter um site de maneira segura e eficaz através dos meios convencionais. Trabalhar com os dados dos seus acessos, seja por meio de cadastros ou mesmo por meio de cookies, precisa ser feito de uma maneira bastante criteriosa.

Muitas pessoas ao menos precisam aprender a criar páginas de termo de uso e também garantir a aceitação voluntária do leitor da página para capturar os dados. No caso dos e-commerces o desafio é maior, porque é exigido que você capture informações das pessoas que estão fazendo compras. Por isso, é crucial que você aprenda a se adequar a esta nova norma e evite as pesadas multas que possam cair sobre o seu negócio digital.

  1. Concorrência

Outro grande desafio do e-commerce pós-pandemia está diretamente ligado ao fato das enormes concorrências que se formaram no mercado. Hoje é praticamente impossível não dar de cara com um modelo de negócio idêntico ao seu.

Mas, a boa notícia é que ainda existe espaço para todos que realmente querem trabalhar e se atualizar de maneira constante. Entretanto, é justo dizer que existem sim limitações que vão tornar as coisas mais difíceis ao longo prazo.

Principalmente se levarmos em consideração que muitos ainda vão começar a empreender, e alguns com muito mais recursos que você. O tempo neste caso é mais do que uma questão de dinheiro, e sim sobrevivência.

Ter uma infraestrutura de sites eficaz, garantir uma melhor experiência de usuário e entregar melhores condições do que seus concorrentes, são sem dúvidas ações necessárias para o e-commerce no pós-pandemia.


Como você pode ver, todos estes são pontos importantes para se levar em consideração ao iniciar qualquer trabalho novo na área. Entretanto, a tendência e perspectiva de crescimento no médio e longo prazo, mostram que você ainda tem uma grande chance de se posicionar. Por isso, vale realmente a pena se esforçar e garantir seu espaço enquanto ainda há tempo viável.

Contudo, para isso, o profissional precisa ter um diferencial para se destacar diante da concorrência. É preciso o estudo e o aperfeiçoamento contínuo. Aproveite e CLIQUE AQUI para conhecer o MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Ele desenvolve a capacidade empreendedora e empresarial, apurando a percepção de oportunidades de negócios. Define objetivos de negócios, traçar e implementar estratégias que proporcionem resultados significativos e aumentem o valor das empresas, além de alavancar a força competitiva das empresas por meio da liderança e do trabalho em equipe.


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