Compartilhe: linkedin facebook

Inteligência de Marketing: saiba o que é, seus benefícios e como aplicar

Marketing e Vendas

A transformação digital começou a passos lentos no Brasil, com empresas tendo processos burocráticos e dificuldades para a realização da digitalização, além do argumento de “falta de tempo”. No entanto, a pandemia e o isolamento social aceleraram a entrada no mundo online. 

Durante os períodos mais críticos de isolamento social, mais de uma loja virtual foi criada por minuto, apresentando um crescimento de 40% somente em 2020. Para que os negócios pudessem continuar funcionando, se aperfeiçoando e alavancando vendas, eles tinham uma característica em comum e fundamental: inteligência de marketing. 


Mas, afinal, o que é inteligência de marketing?

Podemos definir a inteligência de marketing como um conjunto de processos e técnicas de uso dos dados que tem por objetivo a otimização das estratégias para obter melhores resultados na área de marketing.

A inteligência de marketing atua estruturando as informações para que elas possam embasar as decisões de marketing. Com isso, os negócios correm menos riscos, aproveitam melhor as oportunidades do mercado, conhecem melhor o consumidor e, com isso, tornam-se mais competitivos.

Para ter resultados efetivos, é importante que a equipe tenha acesso a um sistema de inteligência de marketing, que tenha ferramentas e estratégias de coleta, tratamento e análise de dados. É importante também contar com uma equipe capacitada em inteligência de dados, que seja capaz de extrair informação e conhecimento.


Qual é a sua importância?

A intuição dos profissionais exerce grande influência sobre suas escolhas, mas decisões corporativas não podem ser tomadas tendo somente a mente como guia. O feeling dos profissionais não apresenta parâmetros objetivos como indicadores de performance ou análise de informações baseadas em evidências.

Sendo assim, podemos compreender que, por meio da filosofia data-driven que a inteligência de marketing proporciona, as decisões tornam-se mais tangíveis. A consequência disso é a conquista de resultados esperados e o crescimento do negócio.


Quais os benefícios de implementar a Inteligência de Marketing?

Unindo a inteligência de marketing a ferramentas que apoiam a realização do trabalho, é possível oferecer diversas vantagens para a empresa, para as equipes e para o cliente:

  • Conhecer melhor o consumidor

Por meio do acompanhamento dos usuários e de pesquisas de mercado, é possível conhecer o público-alvo da empresa e, a partir disso, direcionar as estratégias de marketing e comunicação diretamente a eles. 

  • Antecipar oportunidades e ameaças do mercado

Por meio de análises de macroambiente e microambiente, é possível entender melhor a realidade em torno do negócio. Ou seja, a análise permite compreender não apenas o contexto, mas também ter ideias de tendências para o futuro, por meio de análises preditivas. 

  • Diferenciar-se da concorrência

Ao analisar o setor de atuação, a empresa consegue compreender as dinâmicas do mercado. Com isso, é possível identificar estratégias dos concorrentes e perceber se há uma potencial ameaça.

  • Melhorar os resultados das estratégias

O objetivo principal da inteligência de marketing é melhorar as estratégias, proporcionando uma comunicação melhor e alinhada com os interesses e as necessidades do consumidor. Com isso, as estratégias conseguem alcançar os objetivos de marketing e do negócio.

  • Melhorar a experiência do consumidor

Ao conhecer melhor o consumidor e melhorar as estratégias, é possível também melhorar sua experiência junto à marca. Ou seja, a empresa consegue criar melhores soluções para as necessidades dos clientes e também se comunicar melhor com eles.

  • Otimizar o ROI

Ao otimizar as estratégias, o marketing, consequentemente, tende a alcançar mais resultados com os mesmos investimentos. Ou seja, é possível aumentar o retorno sobre os investimentos. Dessa forma, podemos compreender que, os benefícios da inteligência de marketing ainda são perceptíveis na questão financeira. 


Como aplicar a Inteligência de Marketing? 

O primeiro passo para aplicar a inteligência de marketing nas empresas é criar o planejamento da marca. O que isso significa? É preciso compreender quem é sua marca. Ou seja, é preciso responder às seguintes questões:

  • Quais os seus propósitos? 

  • Qual a missão, visão e valores? 

  • Quem é a marca?

  • Por que ela nasceu?

  • Como ela se comunica?

  • Qual história ela quer contar?

Dentro desse planejamento, é preciso definir também quais os objetivos do negócio. É importante que a equipe compreenda quais indicadores de performance são importantes de serem analisados, bem como quais os prazos para conquistar as metas. 

A partir disso, chegou a hora de definir quem é seu público e como você quer se comunicar com ele. Portanto, defina a persona da sua empresa e decida por quais canais irá acontecer a comunicação, como redes sociais, e-mail marketing, landing pages, blog, etc.

Nesses canais, é preciso criar conteúdos para cada etapa do processo de forma que converse com o consumidor. Para isso será preciso realizar muitos testes - nos e-mails, nas redes sociais e no site. Só assim é possível compreender o que funciona ou não com cada segmentação.

Da mesma forma que foram realizados testes, é preciso analisar os retornos conquistados. Aliás, essa parte é o ponto chave da inteligência de marketing. É preciso saber interpretar as informações e agir a partir desses insights.

Por fim, vale destacar que os dados não se transformam em inteligência sozinhos. Eles devem ser processados para serem informações, o que, por sua vez, precisam de interpretação para se tornar conhecimento.


Gostou do conteúdo? Está buscando desenvolver seu conhecimento relacionado à Marketing? CLIQUE AQUI para conhecer o MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Marketing e Mídias Digitais. 

O MBA é estruturado com temas gerais de Gestão Empresarial e específicos de marketing e mídias digitais, proporcionando ao aluno um conhecimento multidisciplinar.


Contato

Porto Alegre


  • Av. Praia de Belas, nº 1212, Torre Norte, 7º andar, sala 704
  • (51) 3230-4400
  • (51) 99110-6820
  • Segunda a Sexta, das 8h30 às 18h

Novo Hamburgo


  • Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal
  • (51) 99379-7562
  • Segunda a sexta, das 8h30 às 18h

Florianópolis


  • Rodovia SC 401, 4100 - Km4
  • (51) 3230-4400
  • (48) 98870-3902
  • Segunda a sexta, das 9h às 18h

Tour Virtual - Unidade Porto Alegre

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies. e a nossa Política de Privacidade.