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Marketing 360 graus: o que é, vantagens e como fazer

Marketing e Vendas

Em plena era digital, é essencial que as empresas busquem por alternativas que as mantenham mais próximas e conectadas aos seus consumidores. Aliás, é fundamental também acompanhar o impacto das tecnologias no comportamento do consumidor. 

O marketing 360º tem como objetivo articular todos os pontos de contato com a persona - a representação do cliente ideal. Por meio dele, são planejadas as formas de abrir um diálogo com o cliente, criando uma aproximação com ele que tem por objetivo valorizar a marca e potencializar os resultados. 

Portanto, para esclarecer melhor sobre o funcionamento da comunicação integrada e global, desenvolvemos este artigo sobre Marketing 360º. Entenda o que é, quais são as vantagens e como implementar uma estratégia com ele. 


Afinal, o que é marketing 360 graus?

O marketing 360º pode ser compreendido como uma estratégia global e ampla, onde os investimentos de marketing não são focados em apenas um meio de comunicação. Ou seja, há um conjunto de ações, que são integradas em uma única campanha, mas articuladas em diferentes canais - todos relevantes ao público-alvo da empresa. 

Um planejamento 360º envolve um olhar direcionado para toda a jornada do cliente.  É preciso analisar desde o momento da busca até a compra, contendo diferentes dispositivos e pontos de contato com o cliente. 

Podemos compreender, portanto, que o objetivo do marketing 360º é levar a mensagem da marca ao cliente, independente de onde quer que ele esteja. De maneira integrada, o marketing 360º busca utilizar uma linguagem única, independente do meio de comunicação escolhido, transmitindo, portanto, uma percepção igual por meio de diferentes canais. 


Por onde começar com o marketing 360°?

Como dito anteriormente, a estratégia de marketing 360º começa antes do momento de decisão pela compra e continua depois que ela foi realizada. A estratégia integrada e global tem como objetivo acompanhar o cliente em toda sua jornada de compra. 

Para que a estratégia seja feita de forma efetiva, o primeiro passo é entender quem é o cliente: quais são suas dúvidas? Como é possível o ajudar a fazer suas escolhas? Quais canais de comunicação ele costuma usar para se comunicar?

Para isso, é necessário desenvolver uma persona - personagem semi fictício que representa um cliente ideal. Ela é desenvolvida a partir da análise do perfil dos clientes que já são atendidos, bem como dos que a empresa gostaria de atender. 

O principal diferencial da persona, com relação ao público-alvo, é que ela vai além de dados demográficos, como local onde mora, estado civil, idade e sexo. A persona também abrange sonhos, desafios, hobbies e metas profissionais. 

A partir dessa definição, é possível ter uma melhor ideia sobre como abordar de forma efetiva o público e quais são os melhores canais para estabelecer uma relação com ele, o acompanhando por toda sua jornada de compra. 

Os principais canais que devem ser analisados nesse momento são chats online para atendimento, automação de e-mail marketing, anúncios pagos por cliques, mídias sociais, website, SEO (Search Engine Optimization, otimização para mecanismos de busca), anúncios patrocinados no Google e desenvolvimento de conteúdo para blog e e-book. 


Quais são as principais vantagens de uma abordagem 360 graus?

Uma comunicação integrada e com visão 360º permite a integração de público-alvo e empresa, por meio do compartilhamento de informações de maneira homogênea. Isso garante resultados para as ações online e offline. Além disso, são percebidos inúmeros benefícios: 

  • Destaque entre a concorrência

A coerência em diferentes meios de comunicação garante à empresa maior credibilidade, o que se torna um diferencial para a marca. Com um mercado cada vez mais acirrado e competitivo, ter o poder de se distinguir da concorrência é uma grande vantagem conquistada no detalhe. 

  • Fidelização de clientes

Ao se comunicar de forma integrada, a marca demonstra ter um posicionamento estruturado. Isso oferece segurança ao cliente, que não vê a necessidade de ir em busca de concorrentes. Ou seja, a fidelização dos consumidores é um dos principais benefícios do marketing 360º. 

Inclusive, vale lembrar, que segundo Philip Kotler, conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. Portanto, o esforço na retenção de clientes é, antes de tudo, um investimento que irá garantir aumento das vendas e redução das despesas.

  • Valorização da marca

Como o marketing 360º abrange diferentes canais de contato com o consumidor, ele é muito efetivo para o fortalecimento de marca. Pois, vale lembrar que, o valor de uma marca é determinado a partir da forma como os clientes a percebem e pela maneira como essa percepção é reforçada, por meio de novas oportunidades de contato. 

  • Melhora do relacionamento com o cliente

A presença em diferentes canais permite que o diálogo com o consumidor seja mais aberto, gerando um relacionamento mais verdadeiro e próximo entre empresa e cliente. Tal relação permite a melhora na experiência do cliente, consequentemente, pois é criado um vínculo mais duradouro e forte. 


A estratégia de marketing 360º é uma premissa básica para a comunicação de diferentes marcas, independente do tamanho. Desde gigantes, como a Coca-Cola — que investe em campanhas multicanal há algum tempo — a negócios locais, como pequenos estabelecimentos comerciais. 

Ao unir a segurança das mídias tradicionais com o potencial do online e das redes sociais, é possível ter interações mais positivas, que, consequentemente, geram o aumento significativo das vendas e do valor da marca.

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