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O que é o Marketing 5.0 (segundo Philip Kotler) e qual é a sua importância?

Marketing e Vendas

O marketing acompanha as tendências de comportamentos dos consumidores para se manter relevante. Então, se vivemos na era digital, a tecnologia precisa estar no centro das estratégias de negócio, certo? Mas isso contribui para uma sociedade melhor? Esse é o questionamento que permeia o Marketing 5.0!

O conceito, criado pelo autor Philip Kotler, traz a tecnologia para o centro das estratégias, permitindo uma visão ampliada de negócios. Aliás, o termo é a sequência da história que nasce lá no Marketing 1.0 e evolui conforme os consumidores e as tecnologias se transformam.

O termo surgiu no livro “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade”, lançado no início de 2021, criado por Kotler junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. Aliás, vale lembrar que em 2016, Kotler já havia lançado o livro “Marketing 4.0: Do tradicional ao digital” com Iwan Setiawan.


Mas, afinal, o que é marketing 5.0? 

O Marketing 5.0 é um estágio da evolução do marketing onde a tecnologia favorece a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Ou seja, se precisamos ter a tecnologia no centro das nossas vidas, então ela deve contribuir para o bem da humanidade de maneira geral.

O conceito é explicado no livro “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade”, escrito por Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. Aliás, a obra teve sua primeira edição publicada em inglês em janeiro de 2021, tendo grande influência da pandemia de coronavírus. 

Diante do contexto da pandemia, aliás, os negócios precisaram acelerar sua digitalização e muitos setores da economia foram afetados. Além disso, os consumidores mudaram seus comportamentos. No campo tecnológico, surgiram novos termos e ferramentas. 


Qual é a importância do Marketing 5.0?

O Marketing 5.0 tem o objetivo de oferecer uma orientação para as empresas após um grande movimento de digitalização e de um período de extrema instabilidade. Ou seja, as pessoas e as empresas têm as tecnologias em mãos, mas não sabem o que fazer direito. 

Philip Kotler, então, traz o conceito direcionado que é preciso usar essas tecnologias para o bem da humanidade. A pandemia não foi apenas um momento de digitalização, mas também de reflexão sobre o papel das empresas no mundo. 

No Marketing 3.0, Kotler já havia levantado a necessidade de as empresas se posicionarem diante dos problemas do mundo. No Marketing 5.0 o autor reforça essa questão, mas de maneira interseccionada com o poder da tecnologia.

Isso significa que chegou o momento de as empresas pensarem em como usar as novas tecnologias para impulsionar o marketing, as vendas e as receitas, mas de maneira alinhada aos comportamentos e expectativas dos consumidores. E o que os clientes buscam? Empresas comprometidas com a sociedade e o planeta.

Sendo assim, da mesma maneira como aconteceu nos outros estágios, o Marketing 5.0 é importante para que as marcas se alinhem às mudanças de tecnologia e comportamento do consumidor, e se mantenham relevantes no mercado.


Quais são os componentes do Marketing 5.0?

De acordo com Kotler, as tecnologias estão permitindo que o marketing seja direcionado por dados, preditivo, contextual, aumentado e ágil. 

  • Marketing baseado em dados

Por algum tempo, as ações e campanhas de marketing eram feitas tendo como base apenas a criatividade dos profissionais e observações superficiais do comportamento e preferências do público. Mas, esse formato de trabalho se tornou obsoleto e deixou de apresentar os resultados esperados.

Com o marketing 5.0, as ações são baseadas em dados. Esse processo, portanto, consiste na coleta e na análise de informações sobre público-alvo e clientes. Esses dados podem ser extraídos de fontes internas e externas, como engajamento e comentários nas redes sociais, sistemas de atendimento ao cliente e informações comportamentais, demográficas, geográficas, que contribuem para a segmentação dos clientes.

O objetivo é a construção de um ecossistema que permita e facilite a tomada de decisões, que passam a ser baseadas em informações reais, e não apenas suposições.


  • Marketing preditivo

O marketing preditivo tem o objetivo de possibilitar a construção de análises que ajudem a prever os resultados das ações antes mesmo que elas sejam lançadas. Com isso, as empresas visualizam, antecipadamente, como pode ser a resposta do mercado frente às ações. 

Para isso, são avaliados alguns pontos, como campanhas e propostas já realizadas, dados coletados e o momento no qual a estratégia é lançada. 

O marketing preditivo atua também em três frentes, que são a gestão de:

  • Cliente: prevendo a fidelização do público e novas oportunidades;

  • Produto: possibilidade de um novo produto obter o sucesso esperado;

  • Marca: avalia quais abordagens aumentam a probabilidade das campanhas criadas alcançarem êxito.


  • Marketing contextual

Visto como o principal elemento da versão 5.0, o propósito do marketing contextual é reconhecer e aprender com o cliente, criando condições para a criação de interações personalizadas.

A Inteligência Artificial é uma das formas de atingir esse objetivo. A solução permite a extração de dados e informações e a aplicação de fatores do marketing contextual, que são os gatilhos e as respostas. O primeiro está relacionado a situações que ajudem a identificar os melhores momentos de impactar o público, enquanto o segundo se refere ao planejamento, teste e aplicação das ações de marketing, baseados nos gatilhos identificados anteriormente.  


  • Marketing aumentado 

Considerando o uso da tecnologia como ferramenta para aprimorar a produtividade dos profissionais, o marketing aumentado tem como objetivo o uso soluções digitais que têm comportamentos e ações similares e baseadas nas humanas. Entre os exemplos estão os chatbot com Inteligência Artificial e as assistentes virtuais.

A aplicação do marketing aumentado segue o principal objetivo do marketing 5.0: melhorar e estreitar o relacionamento com os clientes usando recursos tecnológicos. Então, o uso desses recursos contribuem para a captação de informações mais detalhadas e precisas sobre o público.


  • Marketing ágil

Também chamado de Agile Marketing, esse é uma metodologia ágil de gestão de projetos que tem o objetivo formar equipes descentralizadas, autônomas e multifuncionais. Os times que atuam nesse formato se adaptam melhor às mudanças e entregam mais valor em menos tempo.

Inclusive, a tendência é que as equipes sejam cada dia mais formadas por talentos interdisciplinares. Essa condição permite que profissionais de diferentes áreas colaborem com experiências, habilidades e conhecimentos para a entrega de melhores resultados.


Como trazer o marketing 5.0 para o seu negócio?

Após conhecer melhor esse conceito, surge a dúvida: como aplicar o marketing 5.0 no seu negócio? Sobre isso, Kotler orienta:

“No marketing 5.0, queremos reconhecer as novas ferramentas digitais que os profissionais de marketing usarão cada vez mais: Inteligência artificial (IA) e algoritmos; automação de marketing; robótica; sensores e Internet das Coisas; realidade virtual e aumentada; processamento de linguagem natural (Siri, Alexa); chatbots; neuromarketing e ciência cerebral.”


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