O que é um dashboard de vendas e como montar o seu

Marketing e Vendas

Diante de um cenário econômico cada vez mais complexo, é essencial que os gestores de venda tenham acesso a todas as informações possíveis sobre a área comercial da empresa.

É preciso ter acesso a dados que incluem desde o número de ligações que o vendedor interno fez, bem como à quantidade de propostas com ticket abaixo da meta. Os dados das empresas mostram muito sobre onde o negócio está, bem como se está percorrendo o caminho planejado.

Junto a isso, para percorrer qualquer rota que não seja conhecida ainda, o gestor de vendas precisa de um mapa e uma bússola. Nesse momento, o dashboard de vendas é a bússola que mantém a empresa no caminho do crescimento.

O que é um dashboard de vendas?

O termo, com origem na língua inglesa, pode ser traduzido como “painel de controle”. No contexto empresarial, ele é um painel com dados importantes para a empresa. Portanto, é possível compreender que um dashboard de vendas é um painel que apresenta os dados da área comercial.

O dashboard de vendas funciona como uma espécie de relatório visual. Ele é atualizado de forma contínua, conforme novas informações são incluídas, como o fechamento de uma venda. Com isso, a equipe acompanha o próprio progresso enquanto trabalha.

A proposta do dashboard é exibir as informações de forma que elas possam ser consultadas facilmente. Ou seja, deve bastar uma passada de olhos para compreender como está a área de vendas.

Por que usar um dashboard de vendas?

As vantagens do uso da ferramenta de vendas são inúmeras, entre as principais que podemos destacar, estão as seguintes:

• Acesso fácil às informações

O dashboard fornece fácil visualização das informações, tanto para os vendedores quanto para os gestores. Com isso, ambos podem fazer uma leitura rápida do cenário e ficam alinhados, além da área de vendas ganhar transparência.

• Decisões embasadas

Com os dados compartilhados, o gestor de vendas pode tomar decisões com base em números confiáveis. Ou seja, ele consegue corrigir o direcionamento de forma certeira.

• Automatização do trabalho manual

Ao adotar um dashboard automatizado, a equipe comercial só precisa  inserir os dados atualizados. Os cálculos e a organização das informações são feitos de maneira automática. Isso reduz chances de erros e também poupa tempo da equipe comercial.

• Motivação da equipe

Ao ter acesso aos dados de todo o time, ajuda os profissionais a entenderem como o trabalho de cada um contribui para que a meta seja batida. Por consequência, isso promove a integração e a motivação dos profissionais.

Como montar o seu dashboard de vendas?

A criação de um dashboard de vendas depende de algumas particularidades. No entanto, há elementos que precisam estar presentes, independente do setor de atuação, perfil de cliente ou tamanho da equipe.

• Defina seu objetivo

O primeiro passo é definir o objetivo da criação do dashboard. A partir disso, é possível definir quais são as informações principais que serão incluídas neste instrumento, bem como as métricas que precisam ser calculadas e os aspectos do processo que serão avaliados.

Então, se o foco é o desempenho do time, é importante investigar como está o atendimento, avaliando qual a taxa de conversão e outros indicadores relacionados à equipe. No entanto, se o objetivo é extrair informações sobre os clientes, o foco deve ser no ticket médio, no lifetime value (LTV) e nas demais medidas que estão relacionadas ao público.

• Estabeleça qual seu público-alvo

Cada negócio vende para diferentes públicos e, por consequência, com necessidades variadas. Sendo assim, é importante personalizar o dashboard de acordo com as métricas que necessita para conquistar um bom desempenho.

Ao listar as informações sobre o público, é possível mensurar alguns indicadores de interesse desses indivíduos com o time. Com isso, o funil de vendas deve ser aplicado de acordo com o avanço dos clientes na jornada de compras.

• Escolha o tipo de dashboard

Com o objetivo de conseguir visualizar as informações que realmente importam, é essencial fazer uma boa escolha do dashboard. Se a gestão deseja entender o desempenho dos vendedores, é preciso escolher o formato que foque em dados de performance.

Caso o foco seja o andamento das vendas e a visualização das métricas mais importantes para otimização dos resultados, é necessário ter acesso a informações estratégicas. Então, o tipo de dashboard terá que considerar esses pontos.

• Crie um esboço

Após passar pelos tópicos anteriores, chegou o momento de colocar a mão na massa. Para isso, é importante criar um esboço e avaliar se há fácil visualização, bem como se o desenho poderá ajudar na tomada de decisão. Ou seja, é importante avaliar se é necessário caprichar no layout para ter informações simples de observar.

Além do mais, a partir do momento que tiver com o esboço pronto, é possível compartilhar ele com a equipe e com mais gestores para analisar o resultado e propor melhorias. Com isso, é possível otimizar essa ferramenta e, após implementar os pontos relevantes, começar a utilizá-la.

Ficou claro como deve ser feito um dashboard de vendas? Se uma equipe está com dificuldades em fazer muitas negociações e efetuar o planejado, esse tipo de ferramenta pode proporcionar uma visão mais clara dos erros e acertos, além de permitir tomar decisões ágeis e acertadas.

Gostou do conteúdo? Está buscando desenvolver seu conhecimento relacionado a Vendas? CLIQUE AQUI para conhecer o MBA Executivo: Gestão com Ênfase Gestão Comercial e Vendas.

O MBA é estruturado com temas gerais de Gestão Empresarial e específicos sobre varejo, comércio e vendas, proporcionando ao aluno um conhecimento multidisciplinar.