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O que é valor agregado e como ele pode aumentar suas vendas

Marketing e Vendas

Experiência do cliente na jornada de compra e diferencial que agrega valor aos produtos e serviços ofertados são dois pontos muito importantes para as empresas ultimamente. O perfil dos consumidores mudou e está cada vez mais exigente, então você sabe como aplicar esses conceitos na sua empresa? E, como eles podem aumentar as vendas? 

De maneira geral, podemos definir o valor agregado como um benefício além da finalidade do produto ou serviço adquirido pelo consumidor. A qualidade do item comercializado, a cortesia no atendimento ou qualquer outro item físico associado pode ser traduzido pelo cliente como algo positivo, algo que contribui para sua fidelização e, consequentemente, que impulsiona os resultados. 


Entenda melhor o que é o valor agregado

O valor agregado de um produto pode ser determinado pela diferença entre o preço deste produto e o custo de produção. Assim como, essa regra também é usada na definição do preço de um serviço oferecido aos consumidores. 

Vale lembrar que o preço é determinado a partir do valor pelo qual os consumidores estão dispostos a pagar, baseado no valor percebido. Dessa forma, ao acrescentar valor a um produto, é possível aumentar o seu preço. 

Uma empresa de software, por exemplo, que oferece ao cliente um ano de suporte gratuito, está oferecendo um recurso de valor agregado aos seus consumidores. É importante, portanto, que as empresas consigam descobrir o que os clientes realmente valorizam relacionados ao produto ofertado.  


Como aumentar o valor agregado dos seus produtos?

Para aumentar o valor agregado de serviços ou produtos, há uma série de medidas que podem ser tomadas, bem como pontos para se ter atenção: 

1. Estude as tendências

O investimento em valor agregado aos produtos deve estar acompanhado de estudos relacionados às tendências do setor no qual a empresa faz parte, analisando o que está sendo e o que poderá ser usado. 

O comportamento dos consumidores está mudando muito rápido e, por isso, há a importância de acompanhar as tendências, vendo quando elas surgem e quanto tempo poderão durar. 

2. Busque sempre inovação

Uma vez que já é feito o estudo das tendências e o acompanhamento dos comportamentos dos consumidores nas empresas, é importante começar a buscar a inovação internamente com base nele. Ou seja, experimentar algo novo no produto ou serviço - uma mudança pequena, mas que agregue valor. 

3. Estabeleça um canal de feedback

Complementando o tópico anterior, para identificar quais inovações são bem aceitas ou não pelos clientes, é importante desenvolver um canal de feedback. Por meio dele, o consumidor pode dar algum tipo de retorno à empresa, avaliando as mudanças. 

Vale lembrar que é essencial avaliar e mensurar essas críticas para futuras tomadas de decisões relacionadas à inovação. 

4. Entenda as razões do cliente

Entender os motivos que levam um consumidor a adquirir seu produto ou serviço é a melhor forma de atender este cliente e ainda criar um valor agregado. Para isso, é preciso realizar um estudo de comportamento deste usuário. 

5. Fidelize o usuário

Um cliente que consegue satisfazer sua necessidade e ainda é apresentado a outros benefícios que nem sabia ser possível, certamente é um consumidor mais satisfeito com aquela marca. Ou seja, ele usufruiu de um valor agregado e isso o fará voltar a utilizar aquele produto ou serviço, além de recomendar para amigos e conhecidos. 

6. Invista em parcerias

A parceria entre empresas contribui, e muito, para a construção do valor agregado, pois pode oferecer vantagens ao cliente que ele desconhecia. Além disso, a empresa que for procurar também estará interessada no seu produto ou serviço como valor agregado para o cliente dele.


Por fim, outra maneira de agregar valor à marca é por meio de uma boa gestão financeira. Quando a contabilidade da empresa está organizada, é possível focar no que a organização realmente deseja oferecer aos clientes. 

Por meio da inteligência empresarial e uma boa gestão, as empresas conseguem desenvolver estratégias mais assertivas. Com elas, é possível agregar valor aos produtos/serviços e dominar o mercado de maneira saudável. 

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